Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O fim do lockout!!

Não, você não leu errado, o lockout da NFL realmente acabou!! Depois de malditos 136 dias, muita conversa, muitos processos e pouca definição, a água bateu na bunda da galera e ambas as partes aceleraram o processo, e finalmente conseguimos o que queriamos: A volta da NFL!

Eu falei quando voltei de viagem que esse lockout era uma simples questão de ganância, sobre como dividir a enorme quantidade de dinheiro que a Liga faz todo ano entre jogadores e times, que a relação entre ambos os lados não era de todo ruim e que quando a temporada ameaçasse ter problemas, ambos os times iam se apressar pra colocar as coisas a limpo. Dito e feito, conforme fomos nos aproximando da pré-temporada ambos os lados voltaram a negociar, esqueceram os problemas na Justiça, abriram mão de algumas coisas e montaram um CBA que agradou a ambos os lados. Tivemos uma ameaça de problema quinta feira, quando os jogadores decidiram avaliar com mais calma alguns detalhes que eles consideraram que foram apressados pela Liga, mas no final chegaram todos a um acordo e hoje tivemos a votação do novo CBA, que foi aprovado por unanimidade. Tanto o DeMaurice Smith como o Roger Goodell já declararam que o novo CBA é pra valer e que o lockout oficialmente acabou. O novo CBA terá duração de 10 anos e nenhum dos lados poderá quebrar o acordo unilateralmente.

Minha ideia hoje é deixar um pouco as análises do Draft em hold - paramos na NFC South - pra explicar o que acontece daqui pra frente. Um texto mais curto e light, e amanha a gente retoma o Draft e se prepara para a porralouquice que vai ser essa Offseason, ainda que curta.

No momento, o CBA foi votado e aprovado por ambas as partes, e as duas chegaram amigavelmente a um acordo, de forma que é extremamente improvável que tenhamos algum tipo de reviravolta. A NFLPA já entrou com o processo para ser refeita como sindicato (Lembram de quando ela se desfez?) e o novo CBA já deve ser oficializado. Mas como o lockout foi oficialmente levantado e ela está se refazendo, isso quer dizer que a partir de amanhã os jogadores já vão poder interagir com os times e comparecer às dependências dos seus times.

Ainda amanhã, os times já vão poder assinar seus calouros e reassinar os seus jogadores que vão virar Free Agents, e ainda pior, dispensar os seus jogadores que não quiserem. Pelo novo CBA, o teto salarial vai sofrer uma redução substancial, e alguns times vão ter que cortar jogadores para se manterem abaixo dele, então eles podem começar a ser dispensados a partir de amanhã. Também amanhã os times já vão poder discutir trocas entre si e conversar com Free Agents de outros times e calouros que não foram draftados, ainda que não possam assinar com nenhum deles e nem oficializar as trocas. Atualização: Foi confirmado agora a noite que os times já estão autorizados a assinarem com jogadores não draftados, e a maior parte dos times já está indo atrás e fazendo negócios. O resto das restrições - trocas e Free Agents de outros times - continua.

Provavelmente também serão os dias em que os times vão aproveitar para realizar testes físicos com seus jogadores e ver qual deles precisam de um treinamento especializado, caso por exemplo do Peyton Manning, que se recupera de um problema no pescoço. Na quarta feira começaram os training camps, 10 times já marcaram os primeiros treinos para quarta feira, outros 10 para quinta, 10 para sexta e os 2 restantes para o final de semana.

Na quinta feira, começa o período de Waivers (quando os jogadores dispensados passam 24 horas na Waiver e qualquer time pode chamá-lo de lá, e aí entre os que chamaram o time com o pior record tem preferência. Também é quinta feira que começa o período de dispensas, e isso vai ser muito importante porque o novo teto salarial está abaixo do antigo e com os contratos feitos pelo antigo CBA vigentes, muitos times vão ser obrigados a realizarem dispensas para ficarem abaixo do novo teto ou terem espaço suficiente pra assinarem calouros ou Free Agents.

E sexta feira, enfim, a Free Agency vai ser liberada de forma definitiva. A partir das 7h da noite de sexta, os times vão poder assinar Free Agents, realizar trocas e coisas do tipo. Vai ser quando a loucura vai começar de vez, porque os times vão ter apenas uma semana pra assinarem e trocarem todo mundo antes que começe a pré-temporada (Supondo que ela comece dia 7 mesmo), então o volume de movimentações de jogadores nessa semana vai ser ridiculo, e eu vou ter que me desdobrar pra conseguir cobrir tudo isso. Mas enfim, a gente consegue. O que realmente importa é que, de uma vez por todas, a NFL está de volta. Nosso segundo semestre está salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário