Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Entenda a greve e o lockout da NFL

Como prometido, eu vou hoje explicar tudo sobre a greve que está rolando na NFL. Peço desculpas pela demora, infelizmente eu tinha um projeto de faculdade importante para o final de semana e só agora eu tenho tempo pra escrever com calma. Mas espero que vocês entendam. Já aviso que o post está bem grande, mas está também subdividido. Espero que vocês tenham paciência de ler, caso se interessem. É uma questão muito difícil, complexa e ramificada. Se não tiverem paciência, podem tentar se localizar pelas perguntas ou palavras chave em negrito para ler um tema específico. Me digam depois o que acharam, e boa leitura. Se tiverem dúvidas, comentários ou qualquer coisa, podem deixar nos comentários no fim do post ou mandar um email pra gente em tmwarning@hotmail.com

Eu falei aqui recentemente sobre o que é o CBA que estava causando tanta comoção na NFL. Falei também que ele iria expirar em breve e que se a NFL e a NFLPA não chegassem a um acordo para um novo CBA, poderíamos ter uma greve e um lockout. Também falei algumas vezes aqui e no nosso twitter que ambas as partes tinham acertado, por duas vezes, prorrogar as negociações, primeiro em um dia e depois em uma semana. Acontece que a data limite era essa sexta feira que passou, e nenhum acordo foi fixado, as negociações pararam e temos oficialmente uma greve na NFL. Como a situação é muito complicada, eu vou aproveitar e explicar direitinho o que aconteceu, o que está acontecendo e o que deve ou pode acontecer.

Primeiro de tudo, o que aconteceu foi que nenhum acordo foi fixado até a data limite - sexta feira - e que portanto o CBA antigo oficialmente expirou. Nos últimos 15 dias, negociações aconteceram dia e noite entre ambas as partes, a NFL e a NFLPA, que como vocês podem ler no link ali de cima é uma união dos jogadores. Mas no fim, nenhum acordo foi fixado. A primeira pergunta é: porque não se chegou a um acordo? Na prática, foi por todos os motivos que eu falei no post sobre a CBA dali de cima, as divergências continuavam acerca de teto salarial, salário dos calouros, extensão da temporada regular, etc. Tirando o último desses itens, a gente pode olhar pra situação de outra forma, onde a questão na mesa passa a ser: como distribuir os 9 bilhões anuais de receita que a NFL recebe. Pra uma questão que já é difícil, ela ainda ganhou um agravante, que foi a questão da informação. A NFL afirma que foi afetada pela crise e que portanto é necessário conter certos gastos (Um argumento bem parecido com o da NBA), reduzindo coisas como teto salarial, salário de calouros e mais 95% dos problemas que estavam na mesa. A NFLPA teria pedido à NFL dados detalhados das finanças da NFL e dos times da Liga nos últimos 10 anos como forma de sustentar o seu argumento. E aqui vem a complicação, em quem acreditar? A NFL afirma que deu vários dados diversos para a NFLPA, inclusive alguns dados que não são disponibilizados nem para as franquias. Já a NFLPA afirma que não recebeu dados o suficiente e que a NFL fazia seus argumentos com base em um simples 'Confiem na gente'. Como nenhum dos lados quis ceder - nem a NFL disponibilizar mais dados nem a NFLPA se contentar com menos - esse foi um entrave fundamental nas negociações, porque ela trava tudo que deriva dessas finanças - ou seja, 99% das negociações que estavam na pauta.

Uma vez que, por tudo isso que aconteceu, a gente começa a entrar na parte mais complexa do assunto. O que aconteceu uma vez que não foi possível chegar a um novo acordo ao final da data limite? Primeiro de tudo, a NFLPA entrou com um pedido de dissolução. Ou seja, a NFLPA entrou com um pedido na justiça para deixar de existir como existia antes. Ao pedir essa dissolução, a NFLPA não mais funciona como uma união que representa os jogadores nas negociações desse CBA. Os jogadores, portanto, não estão mais sendo representados por ninguém além deles próprios. A primeira vista parece loucura que a NFLPA tenha feito isso, afinal ela parece perder força nas negociações já que não existe uma união para falar em nome dos jogadores. Mas na verdade essa dissociação tem alguns pontos interessantes.

Primeiro de tudo, ela não é definitiva. A NFLPA ainda existe, apenas como uma associação de trocas, mas essa dissociação pode ser revertida muito facilmente e a NFLPA, em questão de horas, pode voltar a existir pronta para negociar um acordo com a NFL. Portanto, não existe um enfraquecimento da sua posição, afinal ela pode retomar as negociações assim que a NFL estiver disposta a ceder algumas coisas. E segundo e mais importante, agora que os jogadores não são mais representados por uma união, eles estão livres pra tomarem atitudes como indivíduos na Justiça. E era exatamente esse o objetivo da dissociação. Imediatamente após o pedido ser aceito, dez jogadores entraram na justiça de Minnesota com uma ação antitruste contra a NFL. Esse pedido prevê que a Liga deve, entre outras coisas, pagar ao queixoso três vezes os prejuízos totais que lhes incorra por causa de um eventual lockout. Antes de falar mais sobre o que é um lockout, vou terminar de esclarecer essa questão. Entre os jogadores que entraram na justiça estão Tom Brady, Peyton Manning e Drew Brees. Como são jogadores que ganham salários ou franchise tanders muito altos, caso a Liga perca ela pode ser obrigada a pagar alguma coisa em torno das centenas de milhões de patacas.

Eu não vou entrar no detalhes sobre as ações movidas pelos jogadores, envolve muita coisa desnecessária pra entender a ação, por isso vou direto ao ponto. Os jogadores clamam que a NFL está prejudicando suas carreiras com suas práticas de truste, porque um lockout iria impedir que os jogadores trabalhassem aos preços de mercado, já que ela é tem o monopólio do futebol americano. A razão dessas ações - e portanto da dissolução da NFLPA - é impedir justamente que aconteça esse lockout.

Mas afinal, o que é esse lockout? Entender o lockout é necessário para entender o que está acontecendo nesse exato momento na NFL. Uma vez que não existe um CBA, e portanto as negociações foram interrompidas, a NFL tem o direito de decretar esse lockout - o que ela fez na madrugada de sexta para sábado. Uma vez decretado o lockout, os jogadores estão oficialmente separados da Liga, eles não podem ter nenhum tipo de contato com nenhum time, mesmo que ainda estejam sob contrato. Isso inclui que os jogadores façam treinos táticos, físicos e jogos, mas também impede que os jogadores sequer usem as dependências dos times para treinar, se tratar, etc. Isso no momento não tem grande importância, mas conforme formos nos aproximando das datas que os times começam a chamar seus jogadores para entrar em forma, fazer treinos físicos e os OTA - Obrigatory Teams Activities, ou atividades obrigatórias do time - a coisa complica porque os jogadores e os times não podem ter esse contato, e portanto essas atividades vão ser canceladas. Mas como é um cancelamento 'forçado', os jogadores naturalmente não vão receber o salário relativo à esse período (O salário de um jogador não engloba apenas as 17 semanas da temporada regular, e sim todo o período de atividades de um time), o que por si só já é muito ruim para eles, mas também eles não podem usar as instalações nem para entrar em forma e tampouco para cuidar de lesões, o que é ainda mais sério. Conforme a coisa for avançando, se esse lockout começar a comer cada vez mais o período de treinos e tudo mais, mais salário será descontado. Também é importante destacar que uma vez que está tudo parado, não são só os jogadores que deixam de receber salário: todos os ajudantes, coordenadores e funcionários também não vão trabalhar e não vão receber dinheiro nesse período.

E é exatamente isso que a ação que aqueles 10 jogadores moveram - vocês podem ter certeza que três dos maiores salários da NFL estarem entre os 10 não é uma coincidência, foi uma jogada anteriormente planejada com a NFLPA - estão querendo evitar. Entre as muitas coisas que a ação pede, a que deve ser mais rapidamente julgada é justamente um pedido para evitar o lockout, e portanto o jogador pode treinar normalmente, se tratar, e tudo mais junto ao clube enquanto espera um CBA novo ser assinado a tempo da coisa ficar mais séria.

Em resumo, o que aconteceu foi exatamente isso: A dissolução da NFLPA, o lockout e as ações movidas pelos jogadores como forma de evitar esse lockout. Cada um está tentando tirar as armas de barganha do outro: A NFL quer o lockout para forçar os jogadores a negociar para que possam treinar e ganhar seu salário, e os jogadores estão tentando ganhar na Justiça que a NFL fique impossibilitada de usar esse recurso.

Uma vez que tudo isso aconteceu ao longo do final de semana, a gente precisa entender também em que pé está a situação agora. De certa forma, ambos os lados estão esperando. A NFL está freqüentemente dizendo que quer retomar as negociações e para isso pede que a dissolução da NFLPA seja revertida, inclusive entrando com uma ação na Justiça. Mas a NFL também não está disposta a ceder terreno, ela apenas quer que as negociações sejam retomadas de onde pararam. Já a NFLPA disse que não vai retomar as negociações, que ela quer garantias antes que possam voltar a conversar. Como nenhum dos dois está disposto a ceder, ainda que possam retomar a negociação caso bem entendam, agora a batalha foi transferida para a Justiça.

Antes de mais nada, quero esclarecer que essa entrada na Justiça não precisa ir até o seu amargo final para que a solução seja resolvida. Uma ação completa de ambos os lados demoraria tempo demais e seria de certa forma prejudicial para os dois lados, e ambos estão cientes disso. Uma possibilidade, ainda que remota, é de agora que a NFLPA tomou um passo maior, que os donos dos times da NFL - e portanto a NFL em si -  decidam que não vale a pena esperar o resultado das ações, o risco de perder muito dinheiro tanto na Justiça como com um possível problema com a temporada, e que portanto é preferível ceder em algum ponto nas negociações. Se for assim, o problema pode se resolver em algumas semanas, não precisando esperar um processo judiciário que pode demorar um mês, três meses, seis meses.

Enquanto eu acho essa situação muito improvável, o fato também é que nenhuma das duas partes realmente pretende levar o assunto até o final na Justiça. Quando digo até o final é uma ação completa, com recurso, etc, que pode demorar meses e comprometer a temporada desse ano da NFL. A primeira audiência do processo está marcada para o dia 6 de Abril e possivelmente não será necessário mais do que um passo para resolver a situação. Como eu disse, ninguém realmente pretende que esse lockout e as audiências se estendam por um tempo que prejudicaria ambos os lados. O andamento da situação provavelmente vai caminhar de acordo com quem ganhar a primeira batalha. Se o Juiz David Doty declarar que não deve haver um lockout - ou seja, der um parecer favorável aos jogadores - a NFL perde sua maior arma, o lockout, e aí teria que escolher entre levar em frente uma ação judicial contra a NFLPA, que vai consumir tempo e dinheiro demais, ou então começar a ceder nas negociações, já que sua posição fica enfraquecida. Por outro lado, se o Juiz Doty der o parecer favorável à NFL e reverter a dissolução da NFLPA, dessa vez quem perde sua maior arma são os jogadores, e aí eles vão ter que começar a ceder aos interesses da NFL porque estarão num lockout indeterminado com a NFLPA ainda existente, incapaz de mover mais ações individuais.

Diz-se que o parecer provavelmente será favorável aos jogadores. O Juiz Doty é um juiz que desde os anos 90 trabalha em questões trabalhistas ligadas à NFL e que geralmente da o parecer favorável aos jogadores. No entanto, as vezes a Liga também ganha, e portanto não é nada garantido. Além disso, o juiz na ação de Brady foi trocado, não sendo mais Doty e sim o Juiz Nelson, e portanto isso pode causar uma pequena reviravolta nos eventos.

Por fim, resta falar de como serão as coisas daqui para a frente. A Free Agency não pode começar de forma alguma, já que os clubes e os jogadores não podem mais se relacionar, e portanto isso fica congelado. Caso até 28 de abril, noite do Draft, não tenhamos um CBA, o Draft ocorrerá normalmente, mas está virando alvo de controvérsia: A NFLPA está pentelhando todos os jogadores do Draft para não comparecerem ao Draft e nem darem entrevistas para os parceiros da NFL, como a ESPN, como forma de pressionar a Liga. Mas mesmo que tenha sucesso e ninguém apareça no Draft, o Draft prosseguirá normalmente. O problema é que, primeiro, os jogadores não vão conseguir assinar Free Agents, e ai a estratégia de alguns times de draftar jogadores para completar as posições carentes do time fica comprometida, porque você estaria draftando sem ter a chance de ver quais posições você conseguiria melhorar via Free Agency. Segundo porque a transição da NCAA para a NFL é dificílima, e os jogadores precisam do máximo de treino que puderem antes da temporada começar. Eles estão praticamente perdidos uma vez que entram no mundo da NFL, e precisam de orientação, aprender os modelos do time, pegar o ritmo de jogo, etc, e para um novato cada minuto é importante. Por isso, caso o lockout ainda esteja vigorando, os calouros vão ter seu aprendizado seriamente comprometido por não poderem interagir com seus times, vão simplesmente ter sido draftados e ficar sentados esperando que o CBA saia para assinar um contrato e começar a treinar. É uma situação bem difícil e eu - e muita gente - espera que o CBA possa sair até lá para que isso não aconteça. Mas nada de diferente deve acontecer até o dia 6 de Abril. A partir daí, vamos ver que rumos a situação vai tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário