Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 31 de março de 2011

O que ficar de olho na MLB - Parte I (AL)

Depois de uma ausência forçada do blog, agora voltei pra fazer mais posts, e o de hoje infelizmente não é o que eu tinha planejado.

Hoje é o dia de abertura da temporada 2011 da MLB, e teremos cinco jogos menores ao longo do dia até culminar no jogo mais importante, o San Francisco Giants, atual campeão, recebendo o Los Angeles Dodgers, que vai ser transmitido pela ESPN hoje 9h da noite.

Infelizmente, eu queria trazer hoje, pra comemorar esse dia, o primeiro de uma série de especiais que a gente tava planejando, mas acontece que nosso estagiário entrou em semana de provas na faculdade e por isso vai ter que ficar pra semana que vem, mas prometo que assim que der eu trago. Por isso, o assunto do dia ainda vai ser MLB, mas o especial fica pra semana que vem, vou simplesmente falar dos principais times da temporada hoje e amanha, hoje da AL e amanha da NL.

1. O Boston Red Sox quer ser campeão
Já que o Red Sox é o time do coração meu, do Celo e do nosso estagiário, e talvez não por coincidência era o assunto do especial que estava programado pra hoje (A gente nunca foi o blog mais não viesado do mundo dos esportes americanos, mesmo), então nada mais justo do que começar por eles.

O Boston era um time fortíssimo ano passado, foi vítima de lesões em simplesmente todo mundo (O Boston não conseguiu jogar nenhum jogo temporada passada sem que um jogador da rotação titular ou do lineup estivesse machucado. E olha que tem 162 jogos!) e também foi vítima de um formato cruel de playoffs - O Boston foi o terceiro melhor time da AL e teve o segundo melhor ataque de toda a MLB, mas os dois times melhores que ele na AL foram Rays e Yankees, da sua divisão, então o Boston acabou de fora dos playoffs. Mas pelo visto eles não ficaram satisfeitos e fizeram o que seu arquirival Yankees costuma fazer na offseason, que é fazer um rapa e levar pra casa vários jogadores importantes e caros pra melhorar seu elenco. O Boston já era um time fortíssimo ano passado mesmo com todas as lesões, e agora adicionou um dos melhores rebatedores da MLB, Adrian Gonzalez, e um dos melhores outfielders, Carl Crawford. Tudo bem, perderam o Adrian Beltre, mas se o lineup ficar saudável esse é disparado o melhor lineup da Liga! Eu veria jogos do  Red Sox mesmo se torcesse para o Pirates só pra ver o show de bolinhas voando que vai ser!

O Red Sox é meu favorito à World Series, mas pra isso além das lesões eles precisam resolver seu problema com os arremessadores. A rotação titular do Boston sabe ser espetacular quando quer, mas as vezes ela é muito inconstante. Se ela conseguir jogar o que pode, o Boston tem grandes jogadores e precisa apenas que o seu Bullpen contribua em 2011. O Bullpen foi uma tremenda decepção em 2010 e perdeu jogos demais para os meias vermelhas, ninguém conseguiu resolver nada e o time poderia ganhar se contasse com um Rafael Soriano de reliever, por exemplo. Mas o Jonathan Papelbon teve tempo de se recuperar das lesões, o Daniel Bard tem potencial pra crescer muito e digamos que o ataque que esse time tem deve dar uma boa ajuda pros arremessadores. O melhor time da MLB, pelo menos no papel.

2. O tempo para o Yankees está se esgotando
Primeiro preciso deixar claro o seguinte: O tempo do Yankees, como franquia, nunca vai se esgotar. O Yankees é o maior mercado da MLB, tem muito dinheiro e não tem medo de gastar milhões pra ser campeão. Quando uma geração esgota, ela vai lá e compra tudo de novo, sempre mantendo seus times pelo menos competitivos. Pode ter um periodo de entresafra, geralmente tem, mas é um time que sempre pode se reerguer graças às regras da MLB, principalmente a ausência de teto salarial.

Mas a verdade é que para o elenco do Yankees atual, o tempo está esgotando. O time apresenta estrelas jovens como Robinson Cano e Nick Swisher, mas seus principais jogadores não são nada jovens, e os pilares do time por tantos anos, o maior pegador de NY, Derek Jeter, e um dos maiores jogadores da história, Alex Rodriguez, embora ainda capazes de jogar em alto nível, estão claramente no final de suas carreiras, ambos com mais de 35 anos, e a rotação titular do time ainda contava com vovôs como AJ Burnett e Mariano Rivera. O Yankees ainda é um time ameaçador, A-Rod ainda é capaz de mandar bolas voando antes que voce diga "Home Run", Cano tem tudo pra ser o MVP dessa temporada, mas o time está com seus principais jogadores perto do final das suas carreiras e na descendente. A cada ano que passa, o lineup do Yankees fica mais velho e o titulo parece mais longe.

Quem tem a missão de reviver os Yankees quando eles parecem estar ficando menos perigosos são os jovens pitchers Manny Banuelos e principalmente Ivan Nova. Os dois são muito jovens, jogaram muito bem no Spring Training e parece que vão ganhar um papel maior na rotação já que boa parte dela está velha ou em má fase. Ivan Nova em especial parece ter tudo pra jogar muito bem, e o Yankees bem que poderia usar essa energia pra reviver um time que, lentamente, vai deixando seus melhores anos pra trás.

3. O Rangers sentiu o gostinho e agora quer mais
Ano passado, a verdade é que nada era favorável pro Rangers ir para a World Series, os arremessadores não estavam sendo confiáveis, o Josh Hamilton estava voltando de lesão e iam enfrentar pela frente o Rays, melhor time da AL. Mas eles ganharam do Tampa Bay Rays com atuações memoráveis do Cliff Lee, deram uma surra que fez o Yankees começar a sentir o peso da idade e fizeram uma das finais mais improváveis dos últimos anos com o Giants, quando foram simplesmente massacrados. O problema para o Rangers é que seu principal jogador nos playoffs e o maior responsável pela ída do time à World Series junto com o Josh Hamilton, Cliff Lee, saiu do time como Free Agent e foi pra Philadelphia.

No entanto, o Rangers parece estar de volta pra tentar de novo. E o principal motivo do otimismo no Texas é a chegada do Adrian Beltre. Com a chegada do Adrian Gonzalez em Boston pra jogar na 1B, o Kevin Youkilis foi jogar na terceira e o Beltre ficou sem espaço no time, daí o Boston não renovou com o Free Agent, que se mandou para o Texas. Mas o Beltre é um tremendo jogador, muito rápido, ótimo rebatedor e que vai fazer uma dupla de meter medo com o Josh Hamilton. Se o Hamilton conseguir ficar longe de seus problemas com álcool e drogas (momento Charlie Sheen) e voltar a jogar aquele baseball, então o Rangers fica com um ataque muito bom e com boas chances de ganhar a AL West.

Pra voltar à World Series, por outro lado, é um problema ainda maior, porque o time ainda sente a falta de um pitcher confiável pra entregar um jogo decisivo nas mãos dele. É torcer para alguém chegar via troca essa temporada (Com certeza a maior prioridade do time) ou então alguém de dentro do elenco elevar seu jogo e ocupar a vaga. Pelo menos o Rookie of The Year da AL em 2010, Naftali Feliz, resolve o problema de Closer do time pelos próximos 12 anos.

4. Um time que pode surpreender se saudável: Minnesota Twins
Ano passado, o Twins teve uma ótima campanha, que continuou mesmo ao perder o Justin Morneau, melhor jogador do time, para lesões, e impulsionou o time aos playoffs. No entanto, o time sentiu falta demais do Morneau nos playoffs e tomou uma surra homérica do Yankees. O Joe Mauer, segundo principal jogador do time, também estava baleado pelas lesões, e o Twins nunca teve a menor chance contra o Yankees. Esse ano, no entanto, a esperança é que tanto Morneau como Mauer possam ficar saudáveis. Se saudável, Morneau é pra disputar o MVP da AL. E na divisão que jogam, tem tudo para alcançar a pós temporada novamente.

O time também vai ter que torcer para o Francisco Liriano elevar seu jogo. Ele é novo e muito talentoso, mas as vezes é inconstante e nem sempre confiável para um jogo importante. O Carl Pavano é um bom pitcher mas está velho e com um bigode horrível, ta na hora do Twins buscar um substituto. Mas quando se tem dois rebatedores do nível de Morneau e Mauer, é porque você tem pelo menos uma segurança no ataque. E esses dois vão ser importantes, o Twins foi um time muito mediano na Liga temporada passada em Home Runs, esses dois vão ter que colocar a responsabilidade nas costas e explorar os roubos de base. Eles chegaram cinco vezes nos últimos oito anos nos playoffs, e cinco vezes perderam na primeira rodada. O que esperar desse time essa temporada?

5. O Rays não é mais o mesmo de antes
Eu sou um fã de carteirinha do Rays, torci muito pra eles na AL depois que o Red Sox foi eliminado, mas o time foi surrado sem piedade pelo Cliff Lee nos playoffs. Antes disso, era o melhor time da MLB, um time com ótima rotação, um bullpen confiável e rebatedores perigosos e com características muito variadas e completementares. Acontece que o Rays tomou três golpes duríssimos essa offseason: O time perdeu Carlos Peña, Carl Crawford e Rafael Soriano, tudo de uma vez. O time perdeu seu melhor jogador de bullpen, seu melhor outfielder e um dos seus principais jogadores de segurança. Pior que isso só se o time perdesse junto o Evan Longoria, o irmão da Eva Longoria (mentira). O time perdeu seus principais jogadores, e viu o Boston Red Sox ficar ainda mais forte. Nada bom, Rays, nada bom...


Bom, esses são os cinco principais times da AL, em teoria. Pode ser que apareça alguma zebra e surpreenda todo mundo. Em quem vocês apostam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário