Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 26 de março de 2011

Do céu ao inferno

Quem rompeu o ligamento foi o David West, mas quem vai chorar vai ser o GM Dell Demps


Novamente pedindo desculpas pela falta de movimentação aqui e no nosso twitter, dias corridos recentemente, mas prometemos que quando chegarem os playoffs a gente acelera as coisas aqui pra cobrir o melhor possível.

No começo da temporada 2011 da NBA, nenhum time estava tão quente como o Hornets. O time começou com uma boa seqüência, ganhou mais atenção ainda quando continuou essa seqüência derrotando o Heat, e foi o último time da Liga a perder um jogo. Chris Paul estava jogando muito bem, a defesa do time estava sufocante e parecia que o time recém-montado estava dando certo com até um técnico novo, Monty Williams. O time estava invicto, jogando bem, o Chris Paul estava feliz e tudo parecia estar dando certo para o Hornets, eles já estavam até sonhando em renovar com o Paul.

Mas alegria de time pobre dura pouco, e o Hornets começou a ter mais e mais dificuldades com seus jogos, o time começou a perder, amargou uma má fase e caiu pelas tabelas. As lesões começaram a minar o time, os problemas para pontuar apareceram e até o Chris Paul começou a jogar mal. Algum tempo depois, o Hornets voltou a ganhar, o time subiu na tabela, só pra depois entrar em outra má fase, perder metade do seu time titular por lesão, e por aí vai.

Em resumo, o Hornets é um time mediano que tem uma superestrela e que sabe jogar com uma defesa forte. As vezes isso é suficiente para o time engatar uma boa seqüência, os jogadores secundários começam a ter bons jogos e parece que o time está pronto pra vôos maiores. No instante seguinte, o time não se acha por alguns jogos, entra numa má fase e parece que está tudo acabado pro Paul e pro Hornets. E não ajuda o fato do Hornets ser um time que sofre com lesões nos seus principais jogadores: Primeiro foi o Emeka Okafor. Depois, Trevor Ariza. Depois foi o Chris Paul com uma concussão assustadora. E por fim, essa semana, o joelho do David West esfarelou e ele vai perder o resto da temporada.

Okafor, Ariza e Paul já estão jogando, então suas lesões não tiveram maiores conseqüências. Mas a do West, é uma história a parte. O David West é o segundo melhor jogador e melhor pontuador do elenco (O Paul pontua quando quiser, mas rende mais distribuindo o jogo), o que é dizer muito num elenco limitado e que as vezes tem problemas em colocar a bola dentro da cesta. O West também é o parceiro do Paul no pick and pop, a jogada de segurança do time, e é o cara que geralmente decide os jogos apertados para New Orleans. Perder o West tão perto dos playoffs e no meio de uma briga pela classificação, pode ser um golpe fatal nos planos de New Orleans: não só pela temporada, como pelo futuro.

O Hornets e seu GM Dell Demps tem uma única preocupação até o final da temporada que vem, que é manter o Chris Paul. O Paul pode virar Free Agent ao final da próxima temporada e muita gente coloca o armador no Knicks quando terminar seu contrato, e o Hornets quer desesperadamente evitar perder sua superestrela. Para isso, o Hornets precisa convencer o Chris Paul de que é possível disputar títulos ficando na cidade, e para isso ele precisa não só fazer o Paul se sentir bem no time como também montar um time capaz de ir longe nos playoffs, disputar séries contra as maiores potências e mostrar pro Paul de que se ele tiver paciência é possível levar o time ao título.

O problema é que o Hornets tem uma peculiaridade que atrapalha tudo: O dono do time é a própria NBA, e portanto em teoria seus 'donos' seriam os donos das outras 29 franquias da NBA. Isso aconteceu porque a cidade de New Orleans é um mercado pequeno, com torcedores apaixonados por basquete mas que não têm dinheiro para ficar indo ao ginásio ver os jogos. O time é pobre (pros padrões da NBA, quem dera eu tivesse dinheiro pra pagar 17 milhões por ano pra alguém) e faz muitas vezes trocas pensando no lado financeiro, até que o antigo dono quis se desfazer da franquia. Acontece que qualquer outro comprador que aparecesse ia querer tirar o time de New Orleans, o que não seria nada difícil, e para evitar que isso acontecesse, a NBA decidiu comprar o time até achar um outro comprador disposto a manter o time em New Orleans. O problema é que como quem é o dono quem decide se vai gastar ou não gastar milhões em jogadores (Olá, Mark Cuban! Boa tarde, Mihael Proholov!), essa decisão para o Hornets agora está nas mãos dos donos dos 29 times que estão competindo com a franquia, e eles não vão querer gastar milhões para tornar o Hornets um time mais forte, já não basta o Cuban ter ficado uma arara quando aumentaram a folha salarial trocando pelo Carl Landry.

Ou seja, para manter o Chris Paul, você vai precisar de bons resultados. Para ter bons resultados você vai precisar de um bom time, e bons jogadores. Pra isso, você vai precisar gastar dinheiro, mas isso não vai acontecer enquanto o Hornets não conseguir um novo dono. O contrato do David West pode acabar no final da temporada (Ele tem a opção de jogar ou não seu último ano de contrato) e aí renovar seu contrato pode ser problemático se ele ainda estiver sob controle da NBA, eles não vão estar dispostos a pagar um contrato enorme pro West. E aí o time perde seu segundo melhor jogador, não vai trazer free agents de nome, e o Chris Paul da o fora de New Orleans no final da temporada.

Por isso havia uma urgência dessa temporada para mostrar bons resultados. A temporada que vem pode ser a última do Chris Paul, mas insistir nela até os playoffs significa que ao acabar a temporada existe a grande chance de perder o Paul por nada, ao invés de ganhar muito em troca como fizeram Jazz e Nuggets. Se a idéia for trocar o Paul, então eles podem se preparar, porque sem o David West o time não vai conseguir causar impacto nos playoffs (não que fosse necessariamente causar com ele, mas tinha chances bem maiores!) e acho que a impressão que vai ficar no Paul é de que ele não vai ganhar um título em New Orleans. Se o Hornets for, digamos, varrido pelo Lakers na primeira rodada dos playoffs, o Paul vai estar mais inclinado a sair de lá ainda com a noção (acertada) de que assim ele não vai conseguir brigar por títulos, e portanto o Hornets vai ter que decidir: Tentar um último ataque aos playoffs (Caso o David West volte para o último ano do seu contrato) para tentar manter o Paul e arriscar perdê-lo por nada ou trocá-lo antes da deadline. Provavelmente vão tentar começar a temporada bem e dependendo de como estiverem indo eles decidem o que fazer antes da trade deadline.

Mas como o time do Hornets é um time defensivo muito forte e que conta com uma superestrela, a melhor chance dos Hornets de tentar provar algo para o Paul era através da pós temporada, e não da temporada regular. O time pode segurar seus adversários a pontuações baixas e o Chris Paul pode ganhar alguns jogos sozinho, pontuando e principalmente armando o jogo. Talvez, com o West saudável, o Hornets poderia tentar roubar a posição do Blazers para enfrentar o Mavericks ao invés do Lakers e torcer para o Paul fazer com o Jason Kidd o que fez da última vez que seus times se enfrentaram na pós temporada. Chegar numa semifinal de conferências, tentar dar um calor no Lakers, talvez deixasse o Chris Paul mais otimista pro futuro em New Orleans e ajudasse o armador a ficar no Hornets. Mas agora, a não ser que o Carl Landry comece a jogar de todas as formas possíveis e o Jason Smith faça um pick and pop bom o suficiente com o Paul pelo resto do ano, o Hornets pode ter perdido sua última chance de provar pro Paul que eles podem montar um time para levá-lo ao título através dos playoffs sem ter em jogo a chance de perder o seu melhor jogador a troco de nada. E o fato do seu time não ter grandes chances de se reforçar pra temporada que vem enquanto não achar um novo dono não vai ajudar o Hornets em nada.

Apenas o Knicks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário