Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Novas regras, velha discussão


Alguém aí tem dúvidas de que o Hester vai
continuar marcando TDs mesmo com a nova regra?

Já há alguns dias era assunto na NFL uma possível mudança nas regras para essa temporada. A Liga se reuniu com os donos dos 32 times (Que estão sem nada pra fazer já que o CBA não vai avançar até no mínimo dia 6) para votar uma série de medidas que gerariam essas alterações no regulamento. Algumas passaram, outras não, mas em geral a maior parte das mudanças foram aprovadas, e a maior parte delas - inclusive a principal - tem a ver com o Kickoff.

O Kickoff é o chute inicial de uma posse de bola, onde o time que recebe o chute tenta avançar o máximo possível a bola e se possível conseguir até um touchdown. Os Kickoffs eram feitos da linha de 30 jardas, e caso a bola saia pela End Zone (ou caso o retornador decida de dentro dela que não vai retornar) acontece um touchback, o time não retorna a bola e começa sua próxima campanha da linha de 20 jardas do próprio campo. E é exatamente isso que vai mudar. A partir da temporada 2011, os Kickoffs serão feitos da linha de 35 jardas, não mais da linha de 30, como eram feitos desde 1994.

Embora a princípio isso pareça muito simples e até tosco - 5 jardas? O que são 5 jardas em um campo de 100? - a mudança que essas míseras cinco jardas causa é bem grande no que diz respeito aos retornos. Eu pelo menos acho os retornos de kickoff uma das jogadas mais divertidas num jogo de futebol americano. É uma jogada com muita velocidade, que muitas vezes é totalmente surpreendente e que é capaz de mudar uma partida em apenas uma jogada. Essa mudança vai atrapalhar em muito os retornos, os jogadores vão ter que pegar a bola muito mais atrás e isso vai dar muito mais tempo pra defesa chegar nele antes que ele possa engatar a corrida.

Isso logicamente vai atrapalhar em muito os TDs de retorno ou até mesmo os retornos mais longos, que são bem legais de assistir, mas também vai levar a um número muito maior de touchbacks, já que muitas vezes a situação do retornador será tão complicada que valeria mais a pena ajoelhar logo na End Zone e sair da linha de 20. Isso vai atrapalhar em muito as posições de campo, vai forçar os times a começar mais de trás ainda e portanto vão levar a uma redução nas pontuações. Se você pode começar duas vezes a campanha na linha de 40 jardas com bons retornos, é muito mais provável que você pontue do que com dois touchbacks, forçando duas campanhas maiores. E embora a gente não esteja desesperado por pontuações no nível NCAA (65x52, por exemplo) reduzir o número de touchdowns não vai tornar o jogo mais divertido. Vai deixar o jogo mais lento e mais truncado, o que não é de se surpreender que desagradou muita gente, além é claro de muitos jogadores que se destacam pelos retornos, como Devin Hester, Joshua Cribbs e Leon Washington, que mais criticaram as regras. Técnicos de times como Chicago, que possuem nos seus retornos uma arma muito forte, já manifestaram seu desagrado com esse tipo de mudança, que tira uma arma do seu time e ao mesmo tempo tira um ponto fraco de equipes como... adivinhem... o Chargers.

Se vocês não estão convencidos, vamos comparar os dados de duas temporadas: A de 1993, última a ter Kickoffs da linha de 35 jardas, e a de 2010, última a ter da linha de 30. Ano passado, tivemos 23 TDs de retorno de Kickoff, 113 retornos maiores de 40 jardas e 416 touchbacks apenas. No ano de 1993 foram 520 touchbacks, 57 retornos maiores de 40 jardas e... Pois é, quatro touchdowns apenas. A diferença é bem clara.

Mas se todos os analistas, torcedores e jogadores reclamaram tanto, porque diabos a NFL aprovou esse tipo de medida?

Vocês talvez se lembrem desse post aqui, onde eu comentei a postura da NFL em multar pesadamente e ameaçar suspender jogadores que dessem os famosos Helmet to Helmets por causa das muitas lesões que isso causava. A postura da NFL está inalterada, eles deram um tempo para os jogadores se adaptarem melhor à nova diretriz da Liga e já avisaram que essa temporada vão começar a suspender de fato os jogadores (James Harrison depois de duas semanas não vai mais poder jogar, aposto). Embora eu apóie uma iniciativa como essa, de evitar um tipo de jogada desnecessário e que causa um dano muito grande aos envolvidos, a razão por trás dessa súbita preocupação era um pouco menos altruísta. Ao aprovar a mudança, a NFL queria dar aos atletas um exemplo de como eles estavam tomando medidas para proteger seus corpos do desgaste e dos riscos que um jogo trás para poder aprovar na nova CBA um aumento da temporada regular para 18 jogos, o que eu acho extremamente idiota. Bom, a nova regra tem como fundamento o mesmo argumento: Estamos fazendo isso para a segurança de vocês! Estamos pensando em vocês, não queremos que vocês se machuquem! Aceitem nossa proposta!  Sim, a cara de pau está inalterada e ainda existe o argumento com a saúde dos jogadores.

Tudo bem, um retorno realmente pode causar muitas lesões, tanto nos tackles como nos bloqueios, como no simples fato de estar no meio de 22 mamutes que podem cair em cima de você a qualquer momento. Mas o próprio jogo de futebol americano não é assim? Não é uma constante briga física no meio de um monte de brutamontes que só querem arrancar seu cérebro na qual você está constantemente em risco de se machucar? E não é exatamente pelo jogo ser assim que a temporada não deveria ter mais de 16 jogos?? Para mudar essa realidade você teria que mudar todo o jogo, simples assim. Uma coisa é proibir um tipo de jogada em especial que é desnecessária para o jogo (Sério, por mais que uma bela cacetada no capacete possa ser emocionante, ela pode ser facilmente substituída por um tackle na cintura que não vai mudar nada na prática do jogo), outra é tentar mudar uma parte do jogo sob o argumento de que ela 'oferece muitos riscos à saúde dos jogadores'. Nesse momento de negociação da nova CBA, parece mais uma hipocrisia pra tentar forçar um aumento no calendário uma vez retomadas as negociações. E que, infelizmente, está nos tirando uma das partes mais legais de um jogo de futebol americano. A importância de jogadores como Cribbs e Hester, jogadores que são excepcionais como retornadores mas que não são acima da média em outras posições, vai sofrer uma grande queda, o que também é péssimo para jovens jogadores. E tudo isso sob o argumento de 'preservar a saúde dos jogadores' tendo em vista os interesses financeiros de uma temporada maior.

Não é a toa que tantas pessoas estão irritadas com esse posicionamento, mas eu preciso tirar o chapéu para a 'resposta' à regra que o Devin Hester mandou no twitter ontem a noite. Não existe outro tipo de resposta que eu iria querer ouvir de um dos meus ídolos na NFL!

"@D_Hest23 Hey hey fans don't get mad about the new rule, my run back just going 2 be over a 100 yards now. I hate them 90 something yards anyway!!!!!! "

Se você matou as aulas de inglês, ele disse algo como 'Hey fãs, não fiquem putos com a nova regra, agora meu retorno só vai ter que ser de mais de 100 jardas. Eu odiava eles sendo de 90 e alguma coisa mesmo!'

E aí, o que vocês acham dessa 'nova regra'? São a favor ou contra?? Deixem a opinião de vocês e não esqueçam de seguir nosso twitter, @tmwarning!

Nenhum comentário:

Postar um comentário