Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Sobre o Draft - Mock Drafts e considerações


Marcell Dareus já está fazendo as contas pro Draft

Ao longo da nossa história recente, eu falei muito do Draft da NFL, que está por vir. Falei sobre como ele funciona nesse post e também falei um pouco sobre ele quando falei do lockout pelo qual a NFL está passando. Mas conforme as coisas vão se aproximando, queria aproveitar e falar um pouco mais sobre o que acontece - e vai acontecer - no Draft. Para quem não gosta muito dos meus textos imensos, pode pular direto para a parte de baixo do texto, onde as considerações sobre o Draft estão divididas em tópicos menores. E não esqueçam de seguir nosso Twitter!

Sobre os Mock Drafts
Uma coisa comum que as pessoas me perguntam é como fazer pra saber quais são os jogadores bons do Draft e como ter uma noção de que jogador vai para que time. Bom, isso é difícil pra cacete. Se fosse fácil teríamos muito menos busts e também teríamos muito menos graça nesse evento. Não é facíl saber quem é o melhor jogador, e também não é fácil saber qual jogador será pego por que time. Por mais que o esporte seja o mesmo, as regras sejam praticamente as mesmas e tudo mais, o jogo da NFL e da NCAA são bem diferentes. O jogo da NCAA é muito menos físico, muito mais lento e geralmente com defesas muito mais fracas que na NFL. Por isso é muito difícil você medir um jogador apenas pelo que ele faz ou não faz na NFL, grandes QBs da NCAA nunca deram em nada na NFL, o mesmo vale para qualquer outra posição, principalmente de ataque. Ser do ataque é muito mais fácil no nível universitário. Por isso você tem que olhar não só para o quanto o jogador produz, algo facilmente mensurável, mas também para algo que é praticamente imensurável, que é o quanto aquele jogador, com as habilidades que demonstrou, pode ser bom jogando o jogo da NFL. Essa diferença nos dois jogos é o que faz do Draft uma ciência tão inexata, o Raiders e o Jamarcus Russel que o digam. Além disso, existe também o fato de que muitos jogadores jogam apenas um ano, ou então tem um ano bom depois de um ou dois fracos e daí já querem entrar no Draft, o que levanta duvidas sobre a capacidade desses jogadores de repetirem o que os tornou atraentes, os chamados 'One-year wonders'. Isso faz com que alguns jogadores piores subam e alguns melhores caiam no Draft.

Existe também outra dificuldade na avaliação de qual jogador é melhor. Eu já falei nesse post antigo de como é difícil você comparar jogadores de posições diferentes, já que o futebol americano é um jogo muito especializado. Muito difícil você dizer se o melhor jogador é um RB ou um DE, são posições muito diferentes. As vezes o critério usado para determinar o melhor jogador do Draft é simplesmente o jogador que, dentro da sua posição, é o melhor, mais dominante. Só que isso também não vai refletir necessariamente na sua posição no Draft. Ano passado, todo mundo sabia que o Ndamukong Suh era o melhor jogador, porque dentre todos os jogadores do Draft nenhum era tão dominante na sua posição quanto Suh.  No entanto, a primeira escolha foi Sam Bradford, simplesmente porque ele era um QB, e o Rams considerou que ter um QB capaz de decidir jogos tinha um impacto maior. Para dar um exemplo atual, o jogador considerado o melhor do Draft desse ano é o CB Patrick Peterson, mas poucas pessoas esperam que ele vá sair entre as primeiras cinco escolhas simplesmente porque o impacto que um CB tem no jogo geralmente não é tão grande quanto o de um QB ou mesmo de um DT/DE.

E isso torna o Draft mais imprevisível ainda, porque jogadores podem ter valores diferentes dependendo do time que estiver observando. Se a primeira escolha do Draft fosse do Chargers, por exemplo, podem ter certeza de que eles nunca iriam olhar duas vezes para o Blaine Gabbert, considerado o melhor QB dessa classe mas que pra mim não é nada demais mas ganha um valor adicional pela sua posição e pelo fato de ser considerado 'pronto pra jogar' (alguns dizem que ele ganha valor também porque parece o Encantado do Shrek). E não só cada time valora os jogadores de uma forma diferente de acordo com a posição como também podem estar buscando coisas diferentes. Alguns times buscam adicionar o melhor jogador possível para começar a reconstruir, para ter um ativo no seu elenco ou apenas para ganhar uma moeda de troca mais valiosa. Outros, buscam um jogador que traga melhorias para uma área que considera deficiente. E não existe um padrão para esse tipo de coisa, a decisão é de cada time. Geralmente times em reconstrução buscam tender mais para o 'melhor atleta disponível' do que por posição (Tirando aquela velha máxima: nunca deixe passar um Franchise Quarterback), enquanto que times com uma base mais montada geralmente buscam jogadores para as posições nas quais apresenta deficiência ou falta de profundidade. Mas é lógico que isso nem sempre é regra, depende muito de fatores demais.

Dito isso tudo, posso finalmente chegar aonde queria. A melhor forma de acompanhar os jogadores e as movimentações dos clubes é através dos chamados Mock Drafts. Mock Draft é, como o nome diz, uma simulação do Draft. O autor coloca na ordem as 32 escolhas da primeira rodada (Geralmente, podem ser quantas rodadas quiser) e aí vai colocando as escolhas que ele acha provável que sejam as feitas pelo time em questão. É claro que por diversas razões, algumas delas as que eu citei acima, você raramente vai ver dois Mock Drafts iguais ou certos. Também tem o fato de que os Mock Drafts são feitos de acordo com a ordem pré-estabelecida das escolhas, mas chegando na hora do Draft acontecem muitas trocas que fazem os times subirem ou descerem de posição, o que obviamente altera o panorama do Draft. Mas de forma geral, é uma boa forma de ter uma noção de quais jogadores devem sair antes e que times buscam o que. Claro que pra isso é melhor procurar um Mock Draft de qualidade, na ESPN.com ou na NFL.com vocês acham vários, com várias opiniões. Nós mesmos vamos fazer os nossos e postar aqui, chegando mais perto do Draft.



Mas além dos Mock Drafts, também não é ruim ter acesso a outros tipos de comentários. Eu vou deixar aqui os que eu acho de mais interesse para ter uma noção boa do que esperar no Draft. Quem quiser complementar ou perguntar alguma coisa, só usar os comentários ou mandar um email pra gente. Então vamos às considerações:

1. O problema da Free Agency
Geralmente a primeira forma das equipes de melhorarem o seu elenco, principalmente em posições específicas, é a Free Agency, ou mesmo via trocas. A Free Agency acontece antes do Draft geralmente e muitos times que têm uma posição muito carente buscam uma alternativa aí antes de se aventurarem no Draft, até porque escolhas de Draft são uma boa moeda de troca. Alguns times também se aproveitam disso para trocar seus jogadores que estão sobrando (não temos um exemplo melhor hoje do que o Kevin Kolb) para times que não vão ter a paciência de Draftar alguém da posição e evoluí-lo com calma, ou então que não querem arriscar com um calouro e buscam uma situação mais segura com um veterano. Geralmente em troca os times recebem escolhas de Draft,  ou alterações nas ordens de escolha. Como a CBA não deve sair antes do meio de Abril, possivelmente veremos os times Draftando primeiro para depois endereçar as falhas que sobraram pela Free Agency, o que pode levar a mudanças na estratégia de vários times.

2. Uma boa classe de defensive linemans
Ao contrário do Draft de 2010, onde a posição mais bem servida era a linha ofensiva, no Draft desse ano parece que quem está melhor é a linha defensiva. E não só em quantidade, mas também em qualidade. Das primeiras oito ou nove escolhas do Draft, possivelmente quatro serão da linha defensiva. Além disso, muitos estão cotando o Marcell Dareus, DT de Alabama, como a primeira escolha do Draft, e se não for a primeira não deve passar da terceira. Além dele, talvez o melhor jogador no Draft também seja um DT, Nick Fairley de Auburn, um jogador muito atlético, talentoso e que tem muito potencial ainda, mas que provavelmente vai cair algumas posições no Draft por só ter tido um ano pra se usar de base(one-year wonder) e ter problemas com sua personalidade e ética de trabalho. Mas fora eles, o Draft ainda está muito bem servido tanto em DTs como em DEs, e é com certeza a posição (ou as posições) que mais tem jogadores capazes de vingarem na Liga.

3. Problemas com Quarterbacks
Um Draft como o desse ano sempre apresenta o mesmo problema, mas esse ano essa situação está mais agravada ainda pela questão 1 acima. Existem muitos QBs que estariam no mercado, como Kevin Kolb, Vince Young e Kyle Orton, mas como é possível que a Free Agency só comece muito em cima do Draft ou até depois, é pouco provável que os muitos times que precisam de um QB consigam resolver esse problema antes do Draft começar, e por isso a procura esse ano por Quarterbacks será ainda maior. Mas acontece que a classe desse ano de QBs é muito pobre, não possui um grande talento como o Sam Bradford por exemplo, e além de não possuir um jogador de maior qualidade também está fraco na quantidade. O Blaine Gabbert é considerado o melhor QB e também o mais pronto pra jogar essa temporada, seguido pelo Cam Newton, vencedor do Heissman Trophy e do BCS com Auburn. Mas nenhum deles é espetacular para a NFL, os dois podem dar certo tanto quanto podem não dar, e além deles tem poucos QBs para suprir a grande quantidade de times buscando um. Muitos dizem até que o melhor jogador ofensivo do Draft é o WR AJ Green ou até mesmo o RB Mark Ingram.

Para mim o mais interessante entre os QBs é o Jake Locker, de Washington, que era cotado antes da temporada como uma primeira escolha mas que sofreu o ano todo com lesões e por isso despencou nas tabelas. Ele é muito talentoso e pode ser um achado, mas tem um problema, que é lançar de dentro do pocket. Ele é excelente saindo do pocket e lançando em movimento, mas as vezes deixa a desejar na sua precisão quando lança de dentro dele. Não é o tipo de coisa que impede que ele seja um bom QB e pode ser corrigido com um ou dois anos de treinos e boa instrução na NFL, mas isso iria requerer um time que tem condições de manter ele de fora por esse tempo. Um QB que deve cair pra segunda ou até terceira rodada e que seria perfeito para times como meu 49ers ou o Tennessee Titans, com um titular capaz de agüentar um ou dois anos e um técnico conhecido por saber desenvolver QBs.

4. Falta de uma clara primeira escolha no Draft
Geralmente, chegando perto de Abril, todo mundo já sabe quem vai ser a primeira escolha no Draft, ou pelo menos quais os dois ou três jogadores na disputa, até porque o time que tem a primeira escolha no Draft tem o direito de negociar um contrato com um jogador mesmo antes do Draft em si. Em 2010 todo mundo sabia que ia ser o Sam Bradford, com alguma chance ainda para o Suh. Em 2009, o Matthew Stafford. Em 2008, era o Jake Long. Em 2007, Jamarcus Russell. E por aí vai.  Como eu já disse, uma das regras não-escritas do Draft é 'Nunca deixar passar um Franchise QB', e tirando o Dolphins que tinha na época o Chad Pennington, todos esses times eram times que tinham sofrido pela falta de um QB nos últimos anos e que precisavam de uma peça central pra reconstrução. O Panthers tem problemas de QB e quer reconstruir com um técnico novo, mas o problema é que não tem nenhum QB que mereça ser escolhido na primeira escolha pra assumir o comando do time. Todo mundo sabe que o Panthers estava sonhando toda noite em Draftar o Andrew Luck, de Stanford, mas desde que ele disse que não vai entrar no Draft ainda, ninguém sabe qual será a abordagem do time. Alguns dizem que será o Gabbert, outros o Cam Newton, porque Panthers precisa de um QB. Outros dizem que esperar o Luck e começar a arrumar a defesa com o Farley ou o Dareus é a ordem da casa. Além deles, já vi gente citando o OLB de Texas A&M Von Miller, o CB de LSU Peterson e até o DE de Clemson, Da'Quan Bowers. Ninguém sabe quem deve ser escolhido antes ou qual será o tipo de abordagem do Panthers. Muita gente até fala que o Panthers vai tentar trocar sua escolha.

5. Pouca variedade na linha ofensiva
Os jogadores mais draftados nas escolhas altas e de maior valor, geralmente, são os Offensive Tackles ou QBs. Ano passado era uma classe muito profunda de OLs e muitos times buscaram se aprimorar nessas áreas (Uma pena que os principais, Trent Williams e Russell Okung, tenham batalhado o ano todo com lesões). Esse ano, no entanto, a pouca oferta disponível pode fazer o valor desses poucos disparar e até tentar uma vaguinha no top 10, ainda que nenhum tenha o talento para tanto. Anthony Castonzo, de Boston College, e Tyron Smith, de USC, são os principais Tackles disponíveis, Castonzo uma escolha baseada no quanto ele já está pronto para jogar e Smith mais pelo seu enorme potencial. Também vale destacar o Mike Pouncey, irmão gêmeo do Center do Steelers, Maurkice Pouncey, que não só joga muito como revolucionou a linha ofensiva do Steelers ano passado. É um jogador que joga no centro da linha, como seu irmão, e Guards/Centers geralmente tendem a ser escolhidos bem depois no Draft. Ainda assim, pode ser o melhor jogador de linha ofensiva disponível.

6. Nenhum safety que preste
Entre todas as posições, algumas estão melhores representadas que outras, mas nenhuma está tão mal representada como a de Safety. Ano passado tínhamos Eric Berry, Nate Allen e Earl Thomas, além de TJ Ward e Taylor Mays, vários safetys talentosos e sendo que os três primeiros já foram titulares e foram muito bem na temporada passada. No entanto, enquanto dois dos melhores jogadores do Draft são Defensive Backs (Peterson e Prince Amukamara, ambos CBs), não existe nenhum safety digno de uma primeira rodada (talvez o Aaron Williams, mas pra mim ele é um cornerback também). O melhor safety pra mim é o Jimmy Smith de Colorado, mas ele é muito inconsistente e que vigora mais pela incrível habilidade atlética do que outra coisa, não sei se conseguiria ser um safety de alto nível na NFL. Com vários times como Cowboys e Texans procurando um safety para a defesa, essa classe é uma decepção. Vão ter que tentar a sorte na Free Agency mesmo.



Bom, por hoje é isso. De forma geral, são as considerações mais importantes de forma coletiva acerca desse Draft. As considerações individuais vão ficar pra quando a gente fizer o Mock Draft. Fiquem de olho e mandem qualquer tipo de comentário que quiserem, a gente sempre tenta responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário