Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Preview NFL 2013 - Washington Redskins

Josh Morgan é atacado por abelhas



Para saber do que estamos falando aqui e dessas estatísticas, recomendo a leitura desse post antes
Se quiser opinioes e analises sobre o Draft, voces podem ler o Running Diary da primeira rodada ou o manual de como avaliar um Draft na NFL

Terminando a série de previesw da AFC East para a temporada 2013 da NFL, é hora de atravessar o país e falar um pouco da NFC East. Hoje, vamos começar com o atual campeão da conferência, o Washington Redskins. Se você não tem ideia do que estou falando, recomendo que leia esse post introdutório. Btw, a falta de crases nesse texto é porque esse teclado não tem crase, então não reparem, ok?

Washington Redskins

2012 Record: 10-6
Ataque ajustado: 6th
Defesa ajustada: 17th


Eu já citei isso no preview quando falei de sorte com fumbles, mas não me aprofundei tanto. Mas a temporada 2012 do Washington Redskins foi um estudo de caso muito interessante sobre como todos esses fatores afetam podem afetar um time e causar todo o tipo de flutuação que a primeira vista parecem inexplicáveis, ou mesmo geram uma solução-resposta fraca como "Hey, agora o grupo se uniu!" no twitter. Então embora a primeira vista a temporada do Redskins, que começou 3-6 e terminou 7-0, pareça absurda ou simplesmente um caso de um time que milagrosamente se encontrou e deu um salto no meio da temporada (não que o time não tenha evoluido ao longo do ano, claro, chegaremos lá), podemos olhar uma série de fatores que contribuem para um cenário mais claro do que aconteceu ao longo desses cinco meses.

Sobre o começo 3-6 do Redskins, parte disso era de certa forma esperada. Era um time que tinha passado por uma grande reformulação, que chegava com um quarterback calouro (ainda que espetacular) e adaptando novos jogadores ao esquema tático do gênio louco, Mike Shanahan. Mas mesmo assim, o record negativo chama a atenção, e muita gente logo descartou o Redskins depois disso. Mas olhando de perto, podemos observar alguns pontos interessantes. O primeiro é que o Redskins foi consideravelmente azarado recuperando fumbles: recuperou mais de 80% nas suas três vitórias mas apenas 35% nas suas seis derrotas, o que já por si só era um fator para despertar interesse. Mas mais do que isso, o Redskins foi um time competente que, tirando uma derrota por 27 a 12 para o Steelers, teve um saldo de zero nos outros jogos mesmo tendo perdido cinco deles. Durante esse período, o Redskins perdeu quatro jogos decididos por uma posse de bola e ganhou apenas um, quando o esperado seria ganhar dois ou três. E um terceiro fator que influenciou nisso foi a tabela: durante essa sequência, o Redskins enfrentou a parte mais difícil da sua tabela, com jogos contra Falcons, Steelers (antes das lesões) e Giants fora de casa, por exemplo. Cinco dos seus nove jogos foram fora de casa, inclusive.

Depois da semana de bye da equipe, o time terminou a temporada indo 7-0 e garantindo uma vaga nos playoffs. Não coincidentemente, o Redskins jogou quatro desses sete jogos em casa (inclusive os mais difíceis contra Giants e Ravens) e enfrentou duas vezes o fraquíssimo Eagles e uma o Browns, uma tabela muito mais fácil do que a da primeira parte da temporada. Sua sequência de vitórias, além disso, foi impulsionada também pelo seu record de vitórias em jogos decididos por apenas uma posse de bola, foram quatro e nenhuma derrota durante esses sete jogos. E para fechar com chave de ouro, foi quando a sorte do Washington com fumbles disparou, recuperando mais de 70% deles até o fim da temporada para terminar com a melhor marca da Liga. Então, realmente, não há necessidade de ficar procurando teorias mirabolantes para explicar a montanha russa que foi a temporada 2012 do Redskins.

O que, claro, não quer dizer que não tenha tido uma melhora orgânica na equipe para essa segunda metade de temporada. Como qualquer time recentemente montado (e especialmente um liderado por dois calouros como Robert Griffin e Alfred Morris), o Redskins demorou um pouco para se acertar e funcionar a perfeição dos dois lados da quadra. Isso sem dúvida influenciou nesses números ao longo da temporada, um time que foi evoluindo continuamente desde o primeiro jogo. Os números, também, reafirmam esse fato: em DVOA, a estatística ajustada que temos usado nessa série calculada pelo Football Outsiders, a equipe terminou a temporada 2013 com o sexto melhor ataque e a 17th melhor defesa. Mas se usarmos o DVOA ponderado, um DVOA ajustado dando um valor maior para os jogos mais para o final da temporada (e naturalmente menores para o começo), o ataque da equipe teria sido o quinto melhor e a defesa teria saltado de 17th para 13th melhor unidade. A defesa, inclusive, foi a grande mudança da equipe ao longo do ano, impulsionado em grande parte pelo grande aproveitamento dela (58%) recuperando fumbles.

Mas juntando tudo isso para formar o retrato da temporada 2012 do Washington Redskins, aonde isso coloca o time antes da temporada 2013?

Para começar, o Washington de 2012, na soma das partes, foi um time que acabou melhor do que deveria ter sido de fato. Seu Pythagorean Expectations indica um time 9-7, e seu record em jogos decididos por uma posse de bola foi positivo ao time (5-4, dentro da normalidade). Nenhum desses fatores indica uma grande regressão para 2013, embora indiquem que a equipe tenha overachieved um pouco ano passado. Mas o grande golpe para cima do Redskins foi seu saldo de turnover. A equipe terminou o ano com um saldo de +17, a terceira melhor marca da Liga. Infelizmente para a equipe, historicamente são raríssimos os times que conseguem sustentar esse nível por mais de uma temporada, em particular por que atingir esse patamar envolve uma dose muito grande de sorte que é difícil de se repetir muitas vezes. Esse é o caso do Redskins: a franquia foi de longe o melhor time da Liga em 2012 recuperando fumbles, com uma taxa de recuperação 67,5%. Considerando que esse time foi o mesmo que recuperou um fraco 44% em 2011, é muito razoável se supor que esse valor é insustentável, e uma regressão desse valor para a média de cerca de 50% vai significar uma mudança brutal no que foi talvez a melhor força do time em 2012. Em particular, isso deve afetar em muito o carro-chefe da equipe, seu espetacular ataque, onde recuperaram quase 75% dos seus fumbles - o que significa que o time deveria ter sofrido em média 0,6 fumbles perdidos a mais por jogo. Esse aumento brutal no número esperado de turnovers vai com certeza ter um impacto na equipe indo para frente.

O que, claro, não quer dizer que o Redskins esteja fadado a um 3-13 temporada que vem, ou mesmo que seja uma certeza que ele vá piorar. Como sempre acontece com times jovens, isso vai depender muito da evolução esperada da equipe e dos seus jogadores de um ano para outro.

Em particular, o lugar para se observar de maior interesse por essa frente aqui é a defesa. Embora não tenha sido a unidade mais interessante do time na temporada anterior, a defesa do Redskins foi a unidade que mais evoluiu ao longo da temporada, e um dos motivadores por trás da grande evolução da equipe. O que é intrigante para mim é que a defesa do Redskins não é exatamente uma unidade jovem cheia de talentos em desenvolvimento, então é difícil atribuir essa evolução toda da defesa a um grupo que foi maturando conforme o tempo passou. Claro, é um grupo de muitos jogadores que se juntaram recentemente e podem ter encaixado em suas funções - em termos táticos e de entrosamento - ao longo da temporada, mas mesmo assim é difícil achar apenas um motivo para explicar toda essa evolução além de "melhores performances". E sendo assim é difícil saber se devemos esperar que essa melhora continue rumo a temporada seguinte, se foi apenas acaso que deve regredir, ou se ela atingiu seu potencial perto do final da temporada, especialmente perdendo um jogador importante para 2012 como Lorenzo Alexander. O que eu sei com certeza é o seguinte: a defesa de Washington jogou grande parte da temporada passada, incluindo seu bom final de temporada, sem um dos seus melhores jogadores e jovens talentos, o OLB Brian Orakpo, e sem um veterano importante em Adam Carriker. Então mesmo que não exista evidências de uma melhora contínua da defesa para a temporada seguinte, e com a perda de um jogador importante como Alexander, a volta de Orakpo e Carriker pode indicar que a defesa deva pelo menos manter o bom ritmo da temporada passada, ainda que eu ache que dificilmente possa dar um salto para uma unidade de elite.

O problema de verdade desse time está do outro lado do campo, no seu ataque espetacular que foi o sexto melhor da NFL em 2012. Essa máquina ofensiva foi, em grande parte, movida pelo seu fortíssimo ataque terrestre, segundo melhor da NFL e que combinou a explosão e força do RB calouro, Alfred Morris, com a agilidade e capacidade de improviso do seu QB, Griffin. O bom uso que o time fez das jogadas de option e a capacidade dos dois jogadores de conseguirem separação para longos ganhos foi a grande arma do time e serviu para abrir ainda mais o jogo aéreo para o bom RGIII. Mas essa unidade apresenta alguns problemas. O primeiro e mais flagrante já foi discutido, foi a absurda sorte da equipe com fumbles que é extremamente improvável que se repita em 2013. O segundo é a saúde: boa parte dos principais jogadores ofensivos da equipe (Griffin, Pierre Garçon, Trent Williams, Fred Davis, etc) são jogadores com um preocupante histórico de lesões que os torna praticamente incógnitas ao longo de uma temporada longa. Davis perdeu boa parte da temporada passada, Garçon perdeu alguns jogos no meio do ano, e Williams conseguiu ficar saudável a temporada quase inteira. Mas o histórico de lesões desses jogadores é algo que assusta quando tentamos imaginá-los ficando saudáveis uma temporada inteira, e são jogadores chaves para esse ataque de forma que a ausência de um deles por um período longo poderia comprometer o funcionamento do ataque inteiro.

O terceiro e maior problema desse ataque é o joelho de RG3. Griffin é um talento espetacular que teve um 2012 fantástico e é projetado como um dos grandes QBs da NFL nos próximos anos, mas como já dissemos, suas lesões preocupam. Ele perdeu um jogo ano passado por concussão e depois rompeu o ligamento do joelho nos playoffs, duas lesões que são especialmente preocupantes dado seu estilo de jogo. Ainda que sua lesão no joelho esteja progredindo "melhor do que o esperado", "a mais rápida que eu já vi" e "tão boa que parece até que ele está usando PEDs" (os três quotes são reais), um ligamento rompido é uma lesão séria que normalmente tem um tempo de recuperação mais longo do que sete meses (Adrian Peterson demorou menos, Derrick Rose demorou mais, mas na média...). É possível imaginar Griffin perdendo algum tempo da temporada, e mesmo se não perder, fica a pergunta de como ele vai voltar em 2013 e qual será sua contribuição para a equipe. Vai retomar exatamente de onde parou, sem nenhum tipo de perda de ritmo? Será que seu corpo vai permitir que ele continue scrambling? Será que ele vai se ver obrigado a se contar mais ao pocket? Ninguém sabe, e isso também lança dúvida sobre esse ataque por um motivo: se o ataque do time foi forte pelo chão, isso em grande parte se deve ao medo que Griffin causa nas defesas e na atenção que ele atrai. Passando por cima da incerteza se Morris seria capaz de reproduzir sua histórica temporada de calouro, um Griffin baleado, menos móvel seria um golpe importante nesse ataque terrestre (especialmente se Williams voltar a sofrer com lesões) e, portanto, no ataque aéreo que se beneficiava em muito da atenção dedicada pelas defesas ao chão.

Em resumo, o Redskins não deve ser um time ruim em 2013. Eles tem um Franchise QB, um bom técnico e estão vindo de uma boa temporada. Mas diversos fatores, desde saúde a prováveis regressões com fumbles, indicam que o time não foi em 2012 tão bom quanto seu record indica e que deva regredir para um nível menor. E embora seja difícil prever a direção da franquia dos dois lados do campo, a defesa contou em 2012 com performances inesperadas de alguns veteranos que dificilmente devem repetir e o ataque tem suas dúvidas com a saúde de RG3. Então ainda que não seja esperado que o time seja muito pior em 2013 que em 2012, as questões e a grande quantidade de "se" relacionados a esse time - junto da possibilidade natural de regressão da equipe em várias frentes - signficam que o time pode cair para algo como 9-7 ou 8-8 naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário