Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Preview 2013 - Buffalo Bills

Essa foto é tão massa que não precisa de legenda




Para saber do que estamos falando aqui e dessas estatísticas, recomendo a leitura desse post antes
Se quiser opinioes e analises sobre o Draft, voces podem ler o Running Diary da primeira rodada ou o manual de como avaliar um Draft na NFL

Continuando nossa série de preview para a temporada 2013 da NFL, que começou com o New England Patriots e o Miami Dolphins, hoje é dia de falar de outro time da AFC East, uma das grandes decepções da NFL no ano passsado, Buffalo Bills. Se você não tem ideia do que estou falando, recomendo que leia esse post introdutório. Btw, a falta de crases nesse texto é porque esse teclado não tem crase, então não reparem, ok?

Buffalo Bills

2012 Record: 6-10
Ataque ajustado: 20th
Defesa ajustada: 27th


Em praticamente qualquer esporte que você possa imaginar, e especialmente em futebol americano por conta do seu calendário curto e altamente sujeito a acasos, um dos maiores problemas que você vai encontrar é a questão das expectativas. Expectativas podem ser criadas por uma variedade enorme de motivos (especialmente agora que temos twitter!), mas independente deles, o que importa no final é como a performance de fato de um time corresponde as expectativas nele colocadas antes da temporada. E quando essa performance não corresponde as expectativas iniciais por qualquer motivo que seja - uma lesão chave, uma peça problemática, questões extra-campo, simples azar, etc - é quando todo mundo entra em pânico.

Essa foi, de certa forma, a história para o Bills ano passado. O time de 2011 era um time fraco, com alguns pontos interessantes mas dezenas de problemas ao longo de uma temporada que viu a equipe terminar com um record de 6-10 (sustentado pela sua Pythagorean Expectation). No entanto, também era um time jovem e com alguns jogadores interessantes, e a equipe se mostrou bastante ativa antes da temporada, draftando bem e, principalmente, trazendo o melhor jogador disponível na Free Agency em Mario Williams. Williams, um dos melhores DEs da NFL, iria se juntar ao All-Pro Kyle Williams e a terceira escolha de Draft em 2011 Marcell Dareus para formar o que deveria ser a melhor linha defensiva da NFL, o carro chefe de uma nova defesa (que contou também com as novas adições de Stephen Gilmore, CB calouro, e o LB Nick Barnett) que prometia muito. Com alguns jogadores ofensivos interessantes surgindo, parecia que o time ia dar um salto em 2012. Em Agosto, a "Buffalo Bills Bandwagon" estava a todo vapor, e eu mesmo estava entre os que viam o time brigando por uma vaga nos playoffs.

E no final, é difícil achar algo que não deu errado na temporada do Bills. O record de 6-10 foi extremamente decepcionante para quem esperava o time lá em cima na tabela, e fica ainda pior quando analisamos os detalhes da temporada. A suposta defesa da equipe, tão intimidadora antes da temporada, acabou se mostrando uma das piores unidades de toda a NFL, foi a quinta pior de toda a Liga em 2012. Sua assustadora linha defensiva com dois All-Pros e um terceiro-anista muito promissor? Oitava pior da Liga na temporada (de acordo com o estudo da Football Outsiders), ruim tanto contra a corrida como indo atrás do quarterback. E o ataque, embora tenha tido seus pontos de interesse (no caso, um forte jogo terrestre com CJ Spiller e Fred Jackson que foi o nono melhor da NFL mesmo perdendo Jackson por lesão na metade da temporada), foi um desastre pelo ar e encerrou de vez o período de Ryan Fitzpatrick como QB da equipe. Ao final da temporada, se recuperando de um fracasso quando esperavam um sucesso, o time decidiu se mexer e ir atrás da peça que eles consideravam a que faltava para a equipe e a maior necessidade do time: um quarterback.

Olha, eu não acho que esses momentos de "Ok, deu tudo errado, vamos mudar algo de forma radical!" totalmente ruins. Especialmente vindo de uma temporada onde a questão realidade vs expectativas foi tão decepcionante como a do Bills. Eu só acho que essas mudanças e essas realizações tem que vir acompanhadas de calma e ponderação, e a pior coisa que um time pode fazer é desenvolver uma visão em túnel (tunnel vision, no original) para esses problemas, esquecer de todo o resto e achar que mudando esses poucos fatores vai resolver todo o resto. É preciso avaliar o mercado, ver se tem essa peça disponível, se o valor de mercado no momento está dentro das realidades do time... E precisa ter calma caso tudo isso não esteja favorável, esperar o momento certo para maximizar as oportunidades. E o Bills não fez isso, na minha opinião, eles pularam na primeira chance de achar um quarterback que apareceu negligenciando o resto!

Pense da seguinte maneira: o quarterback do time, Fitzpatrick, teve um ano ruim em 2012. Ele foi apenas o 27th melhor QB da NFL (em 39) em QBR com 46, exagerou nos turnovers e foi de forma geral um menos nessa equipe enquanto ganhava um salário muito alto. O Bills precisava fazer um upgrade em quarterback e se livrar de Fitzpatrick por conta do seu contrato, então não foi errado o time ir atrás de um novo jogador para a posição (uma mudança de técnico também era importante, mas um passo de cada vez). O problema era outro: esse ano foi um ano ruim no mercado para quarterbacks. Tanto na Free Agency, como no Draft, como no mercado de trocas, eram poucos os quarterbacks disponíveis que valiam a aposta para um time sem espaço salarial como o Bills, e o melhor deles (Alex Smith) custaria ao time uma escolha alta de Draft. O mercado era ruim e faltava QBs disponíveis, então o Bills tinha que ser inteligente para procurar o seu jogador sem comprometer o valor dos ativos que o o time possuía. E foi exatamente o contrário do que eles fizeram: eles pularam em cima do primeiro QB possível na primeira rodada do Draft, recrutando EJ Manuel (expliquei extensamente porque isso era uma ideia horrível nesse post) ignorando totalmente o valor que ele e sua escolha de Draft possuía. Foi uma péssima manobra em termos estratégicos, ainda que Manuel seja um bom jogador.

No entanto, quando analisamos o que o Bills tem que melhorar, o elefante branco na sala é a defesa. Pode se esperar uma melhora da defesa simplesmente porque tem muito talento para passar um segundo ano em branco, mas 27th da NFL é algo que vai afundar seu time qualquer temporada. Os linebackers se mostraram muito deficientes ano passado, e mesmo a secundária vai precisar de muita ajuda, especialmente se a pressão no QB adversário continuar tão fraca. Ainda que QB fosse uma área que necessitasse urgente de uma melhora, será que era a mais importante nesse aspecto a ponto de sacrificar uma escolha de primeira rodada num jogador que deveria cair até a terceira? Eu não creio.

E enquanto isso acontecia, outros problemas chegavam para o Bills nas outras áreas. O melhor jogador do ataque do time e chave do bom jogo terrestre da equipe, o OG Andy Levitre, virou um Free Agent e o time de Buffalo não fez grandes esforços para mantê-lo na equipe, permitindo que ele fosse para Tennessee, enfraquecendo muito o que foi o único ponto positivo da equipe em 2012. Além disso, o melhor jogador da secundária da equipe, Jairus Byrd, está ausente dos treinamentos da equipe enquanto pede um novo contrato muito mais alto do que o seu de calouro, um contrato que a equipe não parece muito afim de lhe dar tendo em vista a complicada situação salarial da equipe. Ainda que Byrd deva acabar jogando a temporada, o Bills pode estar correndo o risco de perder seu melhor jogador da linha ofensiva E da secundária enquanto busca desesperadamente um QB mediano no Draft. Nenhum QB desse Draft será capaz de compensar tantas fraquezas na equipe, e isso antes de comentar de problemas como a falta de boas opções de passe depois do Stevie Johnson.

O que, claro, não quer dizer que o Bills não tenha alguns pontos que indiquem uma melhora em 2013. Assim como o  Dolphins, o time de Buffalo teve uma Pythagorean Expectation de acordo com seu record de 6-10, mas teve uma performance negativa em jogos decididos por uma posse de bola com 2-4. Além disso, o time teve o quinto pior saldo de turnovers de toda a NFL com -13, um número motivado pelo fato de que o Bills teve o PIOR aproveitamento de toda a Liga recuperando fumbles em 2012, recuperando apenas 30,6% das bolas que tocaram o chão (sendo que o time foi um dos melhores de 2011 com 60%). Juntando isso ao fato de que, como já foi dito, o time tem talento demais para passar duas temporadas em branco na sua linha defensiva (especialmente se for verdade que Mario Williams jogou a temporada passada machucado), existem diversos pontos indicando uma possível melhora do Bills partindo de dentro do próprio elenco.

E, claro, EJ Manuel chega para (possivelmente) assumir a posição de titular da equipe. Deixando de lado a estupidez que foi gastar sua escolha de primeira rodada com um QB que não tinha esse valor (sendo que o time já tinha Kevin Kolb para tapar o buraco no elenco) em um dos piores Drafts da posição nos últimos anos, o que isso significa dentro de campo é a esperança de uma grande melhora em relação a um QB como  Fitzpatrick. É sempre difícil avaliar o impacto que um calouro terá na NFL de imediato, especialmente um QB cru como Manuel, então essa é a parte mais difícil de avaliar para a temporada que vem. Sim, ele possivelmente será melhor que Fitzpatrick, embora eu não tenha tanta certeza disso. Não, ele provavelmente não será um jogador de impacto como Russell Wilson ou Robert Griffin. O que exatamente esperar dele?

Repartindo a diferença e dando a ele uma temporada semelhante a do Ryan Tannehill em Miami ano passado, onde isso deixa o Bills? Eles deram um upgrade na posição mais importante do jogo, mas ainda não foi um upgrade massivo. Enquanto isso, eles perderam um dos seus melhores jogadores do ataque, o que sem dúvida vai afetar muito seu jogo terrestre (lembrando que o Bills pegou Manuel porque queria usar ele correndo em options... ops!) que foi a melhor coisa da equipe em 2012, e podem ver seu melhor jogador da secundária perder alguns jogos também. Mesmo com os indicadores que indicam uma possível melhora da equipe a partir de fatores internos, eu tenho sérias dúvidas se o time será melhor em 2013 do que em 2012. Em geral, acho que outra temporada 6-10 é a hipótese mais provável, embora isso esteja atrelado demais ao desempenho do EJ Manuel esse ano. Se ele for o novo Russell Wilson, o Bills vai ter seu futuro garantido e provavelmente vai acabar 8-8 ou acima. Se ele for um fracasso e pouco acrescentar a equipe em relação ao Fitzpatrick... Bom, ai o Bills vai lamentar a fraca offseason que teve e por ter gasto tanto custo de oportunidade para pegar um QB que nunca deveria ter sido pego onde foi. Mas pelo menos, dessa vez a equipe entra na temporada sem nenhuma expectativa para destruir de forma negativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário