Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Preview 2013 - New England Patriots

Jogadores executam dança tribal típica de New England


Para saber do que estamos falando aqui e dessas estatísticas, recomendo a leitura desse post antes
Se quiser opinioes e analises sobre o Draft, voces podem ler o Running Diary da primeira rodada ou o manual de como avaliar um Draft na NFL

Peço perdão pelo atraso nesse preview, tive alguns problemas de ordem técnica e de saúde ontem. Mas hoje, enfim, vamos começar o primeiro dos nossos 32 preview da NFL pela AFC East, em particular por um dos times mais populares no Brasil: O New England Patriots. Se você não tem ideia do que estou falando, recomendo que leia esse post introdutório.

New England Patriots

2012 Record: 12-4
Ataque ajustado: 1st
Defesa ajustada: 15th


O Patriots é daquelas organizações que são tão sólidas e tão estáveis, por tanto tempo, que ja praticamente sabemos o que esperar delas a cada ano. No caso do Patriots, isso significa um ataque fortíssimo ancorado por um dos grandes QBs da história da NFL, Tom Brady, acompanhado de uma defesa fraca ou, no máximo, mediana. É um time que conhece suas limitações defensivas e que não se importa de tomar muitos pontos desde que tenha a oportunidade de anotar muitos pontos também, e por isso sempre preferiu jogar um estilo de jogo rápido, de muitas posses de bola e de placares elevados.

Os números recentes reforçam essa noção de time de grande ataque e defesa instável: desde a lendária temporada de 2007 do Patriots (na qual terminou a temporada regular invicto), o ataque do Patriots terminou a temporada rankeado (em números ajustados) 1st, 8th (2008 foi o ano que Tom Brady perdeu a temporada inteira com uma lesão no joelho), 1st, 1st, 3rd e 1st de novo em 2012, enquanto nesse mesmo período sua defesa foi rankeada 11th, 17th, 14th, 21st, 30th e 15th. Entao, a primeira vista, era de se esperar que o Patriots viesse para a temporada 2013 trazendo mais do mesmo.

Embora essa noção não esteja exatamente errada, ela é uma visão limitada e até mesmo um pouco injusta em relação ao que o Patriots tem feito de certo, ao longo de mais de uma decada de dominância. Na verdade, embora muitos não se lembrem (ou não acompanhavam NFL na época), mas o Patriots  começou essa dinastia no começo dos anos 2000 através de sua defesa, uma defesa forte e agressiva com um ataque conservador, que controlava o ritmo do jogo e evitava erros (pense no que o 49ers fez em 2011, por exemplo). A defesa do Patriots foi 7th, 2nd e 7th entre 2003 e 2005, e o ataque só atingiu status top10 em 2005. Os três titulos da franquia vieram nas costas de um ataque mediano, mas sólido, e de uma defesa superior.

Então por isso eu digo que o sucesso do Patriots não veio de seu sucesso com a fórmula de ataque forte/defesa mediana e da sua capacidade de aproveitar um talento espetacular no seu Quarterback para montar ataques devastadores, e sim da capacidade de Bill Belichick e de Robert Kraft de se adaptarem a cada situação que encontram pela frente e de sempre jogarem da melhor forma possível com as cartas que tem nas mãos. No final dos anos 90 e começo dos anos 2000, o Patriots era um bom time com uma defesa superior e um ataque explosivo, mas um pouco inconsistente e autodestrutivo nas maos do QB Drew Bledsoe. Com a lesão de Bledsoe, o time mudou pra um ataque mais conservador, que cuidava melhor da bola e com o mais preciso Tom Brady (ainda novinho) no controle, como a melhor forma de complementar a boa e agressiva defesa da equipe, e que eventualmente levou o time a três títulos. Quando em meados de 2004 a NFL fez alguns ajustes nas regras pra favorecer os ataques aéreos, o Belichick decidiu que era hora de dar o comando do time para seu Quarterback espetacular e deixar o ataque ser o novo carro chefe da equipe. Quando, após a decepção no Super Bowl de 2007 e de uma temporada sem playoffs na qual Brady se machucou em 2008, a maior parte dos veteranos que montaram a boa defesa do Patriots por quase sete anos se aposentaram ou sairam da equipe, deixando a defesa bastante fraca, o Patriots aumentou ainda mais seu ritmo de jogo e a velocidade do seu ataque, de forma a trazer os jogos para uma disputa de ataque (seu ponto forte). Quando o Patriots viu que Randy Moss não ia mais ser um fator e se viu incapaz de achar um novo WR explosivo que encurtasse defesas, o Patriots foi em outra direção e buscou no Draft dois Tight End hiperatléticos (que cairam por conta de problemas de lesão e extra-campo) para explorar o máximo de missmatches pelo meio da defesa que pudesse. Ao longo desses 13 anos, o New England Patriots se manteve na elite da Liga por conta da sua capacidade impar de adaptação e de entender perfeitamente em que direção a Liga caminhava.

Digo isso tudo porque essa capacidade de adaptação do Patriots vai ser muito importante se o time quiser brigar por título em 2013 depois de uma offseason, na falta de uma palavra melhor, desastrosa.

Em termos do "ponto de partida" da temporada passada, o Patriots não oferece nenhum desafio: O time terminou a temporada 12-4, um número que a maior parte das estatísticas parecem confirmar. A Pythagorean Expectation do time foi exatamente de 12-4, e o Patriots terminou 4-4 em jogos decididos por uma posse de bola. Embora o time tenha tido um calendário relativamente fácil em 2012 (21st mais forte), a previsão pra 2013 não é assustadora (15th mais forte). E eles também tiveram um ano azarado com fumbles, recuperando apenas 46% deles. Em outras palavras, o Patriots de 2012 foi exatamente o que pareceu ser, sem nenhum absurdo que indique uma regressão ou uma melhora.

O problema do New England Patriots foi sua offseason, ou o que mudou do ano passado pra este. Mais especificamente, esses são os jogadores que lideraram o Patriots ano passado em jardas recebidas por partida:


(Pros que não conseguem ver a imagem, eles são, em ordem: Wes Welker, Rob Gronkowski, Donte Stallworth, Brandon Lloyd, Aaron Hernandez, Danny Woodhead, Julian Edelman, Deion Branch, Kellen Winslow)


Entre esses nove jogadores, os principais recebedores do Patriots em jardas por jogo (mesmo aqueles como Winslow e Stallworth, que jogaram apenas um jogo), sete estão fora da organização, e o outro (Gronkowski) está se recuperando de cinco (!!!) cirurgias nessa offseason e é bastante provável que perca alguns jogos da temporada e que não volte 100%. Caso voce queira tudo mastigado, o grande problema do Patriots é que seu competente corpo de recebedores de 2012, que impulsionou o melhor ataque e o melhor ataque aereo de 2012, se desmanchou completamente: Branch aposentou, Stallworth foi pra Washington, Woodhead foi pra San Diego, Lloyd não deve voltar, Wes Welker pulou o muro e foi pra Denver jogar com Peyton Manning, e Aaron Hernandez foi preso por homicídio. Entre os que sobraram, ficam apenas Edelman (atualmente machucado) e Rob Gronkowski, que possivelmente não será em 2013 nem sombra do jogador que foi depois de tantas cirurgias tão perto da temporada.

O Patriots não ficou parado, e trouxe o competente Danny Amendola, que possui bons numeros quando saudavel mas que jogou apenas 12 jogos desde que virou titular em 2011... No total. E embora tenham tentado trazer o Free Agent restrito Emmanuel Sanders do Steelers, o time de Pittsburgh igualou a oferta (estranhamente baixa se a intenção era tirar o jogador de lá) e deixou o Pats de mãos abanando. Então assumindo que Amendola se machuque, eis o depth chart do Patriots para Wide Receiver: Donald Jones, Michael Jenkins, Aaron Dobson (calouro um pouco cru pra contribuir de imediato), Josh Boyce, LaVelle Hawkins. E se Gronkowski começar mesmo a temporada no departamento médico, eis os TEs que o Patriots poderia usar no seu playbook que utiliza amplamente formações com dois Tight Ends: Michael Hoomanawanui (eu tive que procurar isso no Google), Daniel Fells, Jake Ballard, Zach Sudfeld. So... Hm.... Yeah. As perdas de longe superam os ganhos que a equipe teve nessa offseason, especialmente se a saúde de Gronk se mostrar delicada como se espera.

Embora eu concorde que o corpo de recebedores do Patriots sempre pareça pior em Julho, quando Tom Brady não está lançando bolas pra eles, eu diria que isso tudo é uma enorme red flag. O Patriots, ultimamente, tem baseado seu ataque nas jogadas de option entre Brady e Welker e nos missmatches criados por seus Tight Ends pra obrigar a defesa a se desmontar, mas essa temporada será muito mais difícil: se Amendola e Gronk perderem um longo tempo (e em certo grau, até mesmo se não perderem) o Patriots vai ter que contar com um grande número de jogadores que não demandam marcação dupla ou ajustes da defesa, que não criam missmatches e que não tem qualquer entrosamento com Brady. Então ainda que o ataque vá funcionar com Brady de QB e Belichick no comando, é de se esperar uma grave redução na capacidade de destruir defesas que o time apresentou nas ultimas temporadas.

Por isso eu digo que a capacidade do Patriots de se adaptar a essa nova situação vai ser crucial pra temporada 2013 da equipe. Ainda que o ataque aéreo da equipe não deva ser uma atrocidade, ele dificilmente vai poder ser também a base de todo o estilo da equipe, e isso via forçar o Patriots a se adaptar. Uma coisa que eu espero que aconteça, por exemplo, é que o time comece a se fiar mais no jogo terrestre. Apesar de todo o poderio aéreo do Patriots em 2012, o ataque terrestre do time ainda foi o quarto melhor ataque terrestre de toda a NFL, e a equipe tem mostrado uma versatilidade cada vez maior na forma de utilizar seus Half Backs atrás de sua sólida linha ofensiva. Ainda que o Patriots deva manter no seu ataque um pouco do seu estilo de alta velocidade e ataques no-huddle como uma forma de compensar a falta de dinamismo dos seus recebedores e de manter a defesa desconfortável, é bem possível que o Patriots tente aliar isso a um ataque mais controlador pelo chão, que controle a posse de bola e permita ao time trabalhar no play action como forma de criar mais espaço.

Outra coisa que eu espero é que o Patriots fique ainda mais criativo com suas formações: em 2012 vimos algumas vezes jogadores como Shane Vereen alinhando no ataque como WR ou Hernandez de RB. Bill Belichick sabe como poucos tirar o máximo das habilidades de seus jogadores e não tem medo de usar formações imprevisíveis para confundir a defesa, então se a idéia é solucionar o problema de falta de explosão no ataque, espere que o time use um número ainda maior de variações ofensivas com jogadores em posições diferentes para criar os matchups que o Patriots tanto gosta. Tim Tebow pode ser um fator aqui se estiver disposto a jogar fora da sua posição favorita, ou mesmo em tricky plays envolvendo dois Quarterbacks.

Outro aspecto importante que o Patriots deve analisar é o quanto pode confiar na sua defesa. A defesa da equipe apresentou grandes melhoras em 2012, passando da terceira pior da Liga em 2011 pra 15th melhor essa temporada. É um nucleo jovem que trouxe alguns jogadores interessantes, mas dificilmente vai ter força pra ser uma unidade de elite como o 49ers ou o Seahawks, e como dessa vez a equipe não deve ter o luxo de poder simplesmente superar o adversário do outro lado no volume de ataque com tanta frequencia, vai ser interessante ver como o Patriots adapta sua defesa agressiva agora que deve ter que manter um maior controle do jogo do lado ofensivo da quadra. Meu palpite é que a equipe deve mesmo colocar um maior ênfase no jogo terrestre para controlar melhor o relógio e manter sua defesa mais fresca durante a temporada, colocando-a menos em campo.

Em resumo, existe muita incerteza em torno do que esperar do Patriots esse ano por conta da situação dos seus recebedores. Se Amendola e Gronkowski tiverem um ano saudável e produtivo e alguns jogadores secundários aparecerem bem, pode ser que o Patriots consiga manter seu ataque voando como sempre e todos os ajustes que discutimos aqui possam ser desnecessários. Mas se pelo menos um dos dois (ou possivelmente os dois) tiverem problemas e não conseguirem ficar em campo (ou produzirem no nível esperado), o time vai ter que mudar seu padrão pra se manter competitivo, mesmo com Brady por lá. Eu pessoalmente acho difícil que os dois joguem os 16 jogos em alto nível, e acredito que Belichick pense o mesmo (perder Hernandez foi um golpe de última hora que pegou todo mundo desprevinido) e esteja se preparando para isso. A consequência esperada é que o Patriots sofra uma queda na produção ofensiva da equipe sem um grande ganho defensivamente, e portanto que seja um time pior em 2013 do que em 2012, basicamente. A qualidade dos ajustes da equipe determinarão o quanto pior, e na fraca AFC East, eu espero que o Patriots ainda consiga manter um ataque sólido e um record de 10-6 (ou mesmo 11-5) rumo a um novo titulo de divisão. Mas o time está enfraquecido e a AFC East se reforça em busca da sua coroa, como vamos ver nos próximos times, e com uma certa dose de azar (e especialmente caso a defesa sofra uma regressão) é possível enxergar um outro time tirando o Patriots do topo da divisão. Ainda assim, se existe um time que sempre soube se adaptar a adversidades foi esse, e até eu ver algo que me convença do contrário, a AFC East ainda é do Patriots para ser tomada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário