Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 8 de outubro de 2011

Os times - NFC West

Finalmente acabamos com esse post o nosso especial dos times. Eu sei, demorou pra cacete e eu peço desculpas a todos por isso, mas provas, trabalhos e emprego novo realmente quebram as pernas. Agora a gente pode voltar a fazer os posts de costume, que nem o que vai sair amanhã. Mas antes vamos falar da divisão mais fraca da NFL, a NFC West (E no final do post, meus palpites pra Tigers e Rangers).

Porque a NFC West é a divisão mais fraca da Liga? Bom, tirando o fato de que ano passado o seu campeão Seattle Seahawks terminou com só sete vitórias, a NFC West também está totalmente aberta e nivelada por baixo: Nela, um dos times é claramente o melhor (49ers), mas um time tem o melhor Quarterback (Rams), e outro time tem o melhor jogador (Cardinals, por bem pouco). Mas até aqui, um time tem se destacado como claramente melhor na hora de vencer partidas.


"Outta my way, bitch!"

San Francisco 49ers (6-10)
O San Francisco 49ers é o meu time na NFL, é o time que eu mais amo em qualquer esporte que não seja o futebol, é o time que eu mais acompanho, mais conheço e mais entendo. Esse tópico poderiam ser 500 palavras ou 5000 - então vamos poupar vocês e encurtar isso aqui.

O 49ers não era, no começo do ano, o favorito a ganhar a divisão. Pelo contrário, muita gente colocava o 49ers como candidato à pior campanha da Liga e ao Andrew Luck. Isso se deu em parte porque em 2010 o 49ers tinha um time claramente superior ao resto da divisão, mas tropeçou nas próprias pernas, errou demais, seu técnico era horroroso e o QB, Alex Smith, machucou e quando esteve saudável foi extremamente errático (As vezes parecia genial, outras parecia que ainda era um calouro inexperiente). O time foi vergonhoso, trocou de QB várias vezes ao longo do ano e ao final da temporada não só perdeu vários jogadores importantes da defesa (Takeo Spikes, Nate Clements, Aubrayo Franklin) como também chamou de volta Smith para continuar como seu QB titular. Para piorar, o seu técnico novo teve apenas três semanas para trabalhar com o time - e mais importante, com Smith - e implementar o seu novo trabalho, tempo extremamente insuficiente para um técnico conseguir implementar grandes mudanças.

Agora, na quarta temporada, a temporada do 49ers parece de redenção e o técnico Jim Harbaugh está sendo, de longe, a segunda melhor adição de QUALQUER time nessa offseason (Só perde para aquele vovô do Titans que está passando pra 300 jardas e 2 TDs mesmo sem seu melhor WR e com um RB sem vontade). Em apenas seis semanas, a mentalidade do time é completamente outra: O time está jogando com confiança e com vontade, a postura derrotada que reinou ano passado depois de duas rodadas (ambas derrotas) não existe mais, e o time todo está focado nos seus jogos. A perda dos jogadores defensivos está sendo muito pouco sentida porque ela deu espaços para outros jogadores do elenco brilharem: Ray McDonald (DE) está tendo uma excelente temporada, o NT Isaac Sopoaga está sendo espetacular, o MLB segundo-anista NaVorro Bowman vai ser uma estrela na Liga e é até aqui o steal do Draft do ano passado, Ahmad Brooks está tendo um salto incrível de produtividade e o calouro Aldon Smith (Muito contestado quando foi escolhido) está sendo um dos três melhroes calouros defensivos da temporada.

Mas mais importante, foi o trabalho de Harbaugh (Ex-QB da NFL) com Alex Smith. Smith parece outro QB desde que começou a treinar com o novo técnico: Está muito mais confiante, cometendo menos erros, e está tendo confiança para lançar a bola mais fundo (Seu grande problema nos últimos anos). Apesar do playbook do 49ers ainda estar um pouco conservador com passes, quando o time precisou correr atrás do resultado (contra o Eagles), Harbaugh depositou sua confiança em Smith para vencer o jogo passando e deu certo - o 49ers saiu com a vitória em um jogo apertado. O time está 3-1, está claramente acima de qualquer outro time da NFC West, tem o melhor elenco da divisão, está com uma das melhores defesas da Liga e - por incrível que pareça - tem o QB que melhor está jogando na divisão! Vai durar? Eu não sei, ninguém pode dizer. Mas só a forma como Harbaugh transformou a mentalidade do time numa mentalidade vencedora e vem tirando o melhor de um QB que sempre teve o talento mas nunca teve uma conjuntura favorável, já torna ele pra mim uma adição espetacular para o 49ers. Depois de nove anos, esse time tem tudo para voltar aos playoffs. Estou apostando nisso - como torcedor, e também como um blogueiro do esporte. Ok, talvez mais como torcedor. Domingo teremos um bom teste: se o 49ers ganhar do Bucs, então fica provado que o 49ers é um time de verdade. Um time 4-1 com mais cinco jogos contra Rams, Cardinals e Seahawks termina no mínimo com oito vitórias - mais do que suficiente pra ganhar essa divisão.


Max Hall, John Skelton e Derek Anderson.
Um resumo da temporada 2010 do Cardinals


Arizona Cardinals (5-11)
O Cardinals foi um favorito dos fãs durante os anos 2008/2009 com seu ataque absurdo, liderado pelo brilhante Kurt Warner. Mas depois de uma derrota no Super Bowl  em 2008 e a aposentadoria do Warner em 2009, o time afundou com QBs como Derek Anderson e John Skelton tentando levar o time pra frente - e não conseguiram, o que fez o time ir buscar outro QB pra comandar o show.

Na offseason, Cardinals  fez barulho na NFL quando trocou um CB All-Pro, algumas escolhas de Draft e suas meias pelo QB reserva do Eagles, Kevin Kolb. Eu achei que a contratação era boa, mas o negócio foi péssimo: Trataram Kolb como um jogador comprovadamente capaz de se tornar um Franchise QB e pagaram por ele como tal, mas Kolb foi titular apenas cinco vezes na vida e era mais uma aposta pelos flashes de brilhantismo do que por algo que tivesse sido demonstrado de forma consistente. Eu já abordei bastante esse assunto, mas em resumo, eu achava Kolb o jogador certo para o time mas que veio a um preço absurdamente alto que poderia matar o Cardinals. Dito e feito, o time está uma desgraça: Kolb tem jogado bem, mas não muito, e apesar de flashes ainda comete muitos turnovers (Em parte pelo seu péssimo habito de lançar a bola apoiado no pé de trás). Com um WR como Larry Fitzgerald (Que pra mim perdeu o título de melhor da Liga pro Calvin Johnson, mas ainda é um jogador espetacular e que deve ir parar no Hall da Fama), qualquer QB mediano vai ser capaz de causar estrago, mas Kolb precisa produzir mais com o resto do seu time. A volta do RB Beannie Wells e seus três TDs contra o Giants foi muito boa pro time, mas Kolb precisa jogar melhor. O ataque sofria pela falta de alvos bons além do Fitz, e isso também tem atrapalhado, mas dado o que foi pago por Kolb, ele precisa jogar muito mais.

A defesa também tem sido um bagaço durante essa temporada. O time perdeu muitos jogadores pra Free Agency recentemente, e ainda fez o favor de mandar Dominique Rodgers-Cromartie pro Eagles, e mesmo com a ainda boa secundária no papel de Adrian Wilson, Kerry Rhodes e Patrick Peterson, essa unidade do time ainda é um buraco só que cede muitas jardas aéreas e está tendo dificuldade de produzir turnovers. Darnell Dockett joga sozinho na linha de frente do time, o que o torna um alvo fácil para double teams, e o time simplesmente está sentindo falta de talento na defesa.  É verdade que o time perdeu três jogos apertados, mas foram contra times relativamente fracos: O fraco Seattle Seahawks, os desfalcados Giants e o suspeito Redskins.

O time é horrivel? Não. É um time muito melhor do que era ano passado, Kolb tem na média jogado bem, Beannie Wells saudável é um bom corredor e ainda tem alguns jogadores talentosos na secundária que podem ajudar o time. É o segundo melhor time da divisão, o que não quer dizer muita coisa, já que a divisão fede. Mas o fato é que a não ser que o Cardinals resolva seus problemas na secundária e o Kevin Kolb comece a valer o que foi pago por ele, o Cardinals continua um time fraco e muito inferior ao San Francisco 49ers.


"Quer dizer que a culpa é do nosso camisa 7? Vamos pegar ele na porrada"
Seattle Seahawks (7-9)
No mesmo post acima sobre Kolb e o Cardinals, eu comentei sobre a offseason do Seahawks: Depois de vencer por milagre (E por pura ruindade dos adversários) a divisão em 2010, o time deixou seu melhor jogador ofensivo no Matt Hasselback (Sabe, aquele que ta tendo temporada da MVP nos Titans...) ir embora porque estava satisfeito trazendo o Tarvaris Jackson para ser seu titular, a ponto de nem pegar um Quarterback no Draft com sua escolha de primeira rodada, onde poderia ter pego Ryan Mallett, Andy Dalton (Que está jogando até que bem) ou Colin Kaepernick. E se a gente aprendeu uma coisa recentemente, é que na NFL não se vence mais sem um bom Quarterback, ainda mais depois das mudanças recentes de regra que tivemos (Maior proteção para o Quarterback e, principalmente, a regra das concussões - mas falaremos disso outra hora). O time trouxe dois bons alvos - O TE Zach Miller e o WR Sidney Rice - mas eu questionei o fato de não ter ninguém para lançar para eles.

E até agora, o Seahawks realmente fez tudo errado. O Jackson tem até bons momentos, jogou bem essa semana por exemplo, mas ele é ruim no geral, péssimo para gerenciar um ataque e é uma ameaça muito maior correndo com a bola do que passando, e as defesas estão absolutamente confortáveis com isso. O Seattle tem o quarto pior ataque em termos de pontos, o pior em jardas, o quinto pior em jardas aéreas e o segundo pior correndo com a bola. Ou seja, o time não ta fazendo nada direito no ataque: Não corre com a bola, e Tarvaris não consegue fazer muito lançando a bola. A defesa do time é mediana, tipo de defesa que pode ser sustentada por um ataque forte mas que não vai ganhar jogos sozinha forçando turnovers e segurando o adversário a poucos pontos. Não ajuda a defesa, também, o fato do ataque cometer muitos turnovers e não controlar o relógio. Ou seja, o erro de deixar o Hasselback sair foi fatal, e o Seahawks é um time mediocre ao extremo, sem um ataque capaz de fazer muito. Mesmo numa divisão fraca, não vejo o Seahawks passando na frente de Cardinals ou 49ers.


Você sabe que está mal quando alguém começa a trocar socos com o juiz

 
Saint Louis Rams (7-9)
Depois de quase ganhar a divisão em 2010 e parecer um time de futebol americano de verdade (O que já tava bom, considerando essa divisão ano passado), o Rams regrediu tudo de novo: O bom Sam Bradford, calouro do ano em 2010, está no meio da sua Sophomore Slump (A maldição que afeta QBs em seu segundo ano - pergunte ao Matt Ryan) e está sofrendo absurdos com a falta de alvos decentes (O melhor deles, Danny Amendoala, está fora da temporada) e de um jogo terrestre (O ótimo Steven Jackson machucou e continua fora). Sem esses dois jogadores importantes, o Rams está confiando no seu talentoso QB pra levar o time pra frente -  e ele está falhando. Não que ele seja ruim, ele foi muito bem (pra um calouro) ano passado e tem talento de verdade, mas ele ainda não é capaz de levar um ataque pra frente sem um jogo terrestre e sem alvos confiáveis (Nem todos são Peyton Manning). O time precisa dele pro ataque funcionar, mas ele sozinho não vai ser capaz de fazer isso. Simples.

Mas o problema do Rams (ou o maior deles) não é o ataque, é a defesa. Depois de um 2010 que teve jogadores como Chris Long e James Laurantinis se destacando e fazendo muita gente acreditar que essa defesa estava no caminho certo, a defesa regrediu de vez: Tem de longe o pior ataque terrestre da Liga (170 jardas cedidas por jogo!) e a defesa aérea só não está pior colocada (13ª melhor) porque todo mundo fica jogando mais pelo chão do que pelo ar, porque tirando o Quentin Mikell a secundária também não está passando confiança. Se a defesa terrestre conseguisse manter os adversários cautelosos pelo chão, a secundária talvez pudesse dar melhor conta dos passes, mas sem isso a secundária não tem conseguido ajudar em nada. A defesa terrestre tem que melhorar, mas eu não vejo o ataque dando a volta por cima a não ser que haja um grande salto de qualidade do Bradford ou que o Jackson volte com força. Candidato a pior time da pior divisão da NFL. Que honra.



Extra: Palpites para a ALCS, Tigers vs Rangers
Já falei tudo que tinha pra falar sobre as forças e fraquezas dos times no post sobre as ALDS, então fica aqui só meu palpite para a série.

O Tigers é um bom time, que eliminou o Yankees mesmo tendo 17 corridas contra 28 do Yankees. O Tigers venceu porque ganhou os jogos apertados - ou seja, ganhou com seus arremessadores, sabendo que não tinha um ataque tão potente quanto o Yankees. Já o Rangers ganhou do Rays com seu ataque e sua capacidade de anotar corridas. Mas a verdade é que, completo, o Texas é um time de playoffs melhor do que o Yankees. Não tem um ás do calibre de CC Sabathia, mas tem uma rotação muito mais sólida e completa, e tem um ataque igualmente explosivo, ainda que mais dependente de Adrian Beltre e Josh Hamilton do que o Yankees é de qualquer dois jogadores do seu elenco - daí o "completo".

Os dois tem chances, claro, mas eu acho o Rangers um time mais completo - o Justin Verlander ainda não trouxe pros playoffs seu melhor jogo da temporada regular, e a parte de trás da rotação do Rangers é mais completa, e tem um ataque melhor. Se - SE - o Justin Verlander achar seu jogo, e eu torcesse para o Rangers, eu estaria MORRENDO de medo de chuva no jogo dois, três ou quatro, que permitiria ao Verlander arremessar três jogos nessa série. Mas isso é um grande "SE", e o Texans é um time mais descansado. Eu acho que o ataque do RAngers vai levar a melhor nessa série: Se o Rangers não tem um ás do nível do Cliff Lee arremessando, ele tem um ataque maispotente com o Beltre. Minha aposta vai pro Texas. Rangers em seis.

2 comentários:

  1. SF ATROPELOU OS BUCS! :D

    Tendo visto grande parte do jogo de ontem, fiquei muito surpreso com a atuação do SF. E logo bateu a curiosidade "como raios o 49ers melhorou tanto de uma temporada pra outra?". Com esse post agora, ficou mais claro.

    Tenho visto os jogos num bar aqui em Toronto e os donos do lugar são 49ers fans, então to começando a gostar e torcer mais pra eles (apesar de ainda ser Packers de coração). E concordo, SF tem tudo pra chegar nos play-offs. Vou estar torcendo por isso!

    ResponderExcluir
  2. HAhaha que massa, sempre quis morar num lugar onde eu tivesse acesso a NFL 24h por dia. De preferencia em S. Francisco.

    Muita gente está desacreditando o começo do 49ers, dizendo que o time está contando com boas atuações de um jogador que só veio de anos ruins e que isso não é confiável no Smith(o que é verdade), que o time está dando sorte (Está mesmo), que o time não tem profundidade no ataque (o que é verdade também, dois WRs machucados) e que o time não enfretou nenhum grande time se você desconsiderar o Eagles. Tudo isso é ou tem uma dose de verdade. Eu aceito isso. Só considere os seguintes fatos:

    1) O Niners joga na NFC West, ou seja, deve ganhar a divisão e garantir uma vaga de playoff. Ou seja, joga em casa a primeira rodada dos playoffs.
    2) O 49ers tem uma das melhores defesas da Liga, está extremamente entrosada e está jogand com confiança, melhor do que qualquer outra defesa da NFC tirando, talvez, o Redskins.
    3) Por mais que o time tenha tido sorte, nenhum time vira dois jogos em casa e depois ganha de 45 em casa (Todos de times medianos ou melhores) SÓ com sorte.

    Com esses trÊs fatos, eu te garanto: Se eu torcesse pra qualquer time da NFC, eu estaria MORRENDO de medo de enfrentar esse 49ers na primeira rodada dos playoffs num jogo fora de casa contra uma defesa melhor que a sua. Se o Smith continuar evoluindo, pode aprontar...

    ResponderExcluir