Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Os times - AFC West

Hoje a AFC West, e amanhã se der a NFC West (Se não der sábado no máximo). Finalmente tirando os times do caminho, a gente pode voltar a abordar temas mais interessantes e complexos: Os problemas do Eagles, a supemacia do Packers, os problemas do lockout (meu favorito) e, se eu não me segurar, um post falando sobre o 49ers. Mas hoje vamos ficar com a AFC West e... bem, eu ia falar um pouco de baseball, mas acabei me extendendo. Vai ficar pra outra hora. Talvez domingo... quem sabe?


Isso é o que chamamos de strike


San Diego Chargers (9-7)
As últimas temporadas do Chargers podem ser resumidas no que me disse ano passado um taxista torcedor do Colts, em San Francisco: "I'm not worried about the Chargers. They meltdown.". Ou em bom português, "Eu não tenho medo do Chargers, eles amarelam".

Amarelar é uma palavra forte e que envolve muito mais, mas o que vale aqui é o sentido mais sensível da expressão: O Chargers é um time que não ganha nos playoffs. Aliás, meu paralelo favorito para o Chargers é o Dallas Mavericks pré-2011: Um time muito bem montado, com um jogador que está na elite da Liga (O QB Phillip Rivers) e com um elenco de time de playoffs, só que um time que sempre esbarra no "quase", sempre para uma etapa antes do título. Eu até brincava que, nos anos anteriores, o Chargers tinha uma só função na Liga, ganhar do Indianapolis Colts, time que eles cansaram de vencer nos playoffs (Inclusive num jogo que acabou na prorrogação, 3h da manhã, e que eu assisti na véspera da Fuvest. Sim, eu sou doente) só pra perder no jogo seguinte. Mesmo em anos onde claramente tinha um time superior aos demais, como em 2009, o Chargers tropeçou nas próprias pernas e perdeu um jogo tosco para o Jets, com direito a FGs errados a torto e a direito.

Falar que o Chargers amarela talvez seja um exagero, mas ninguém bota muita fé no Chargers em época de playoffs. Em 2010, por exemplo, o Chargers teve a melhor defesa e o segundo melhor ataque da NFL em jardas, mas terminou 9-7 e fora dos playoffs por dois motivos: O maior de todos, a sua capacidade absurda de ceder touchdowns de retornos, (que continua, já tomaram mais um esse ano) e sua incapacidade de fazer as jogadas nos momentos decisivos das partidas. Quem viu o jogo contra o Patriots essa temporada sabe do que eu falo, um jogo contra uma defesa fraca mas que viu o Rivers errar muitos passes e lançar três incerptações em momentos importantes e que acabaram por determinar a derrota do time de San Diego. Mesmo com três jogos fáceis (Chiefs, Vikings e Dolphins) o Chargers teve seus problemas e chegou a ameaçar perder esses jogos, especialmente por causa de turnovers fora de hora (Rivers tem mais interceptações, 6, que touchdowns, 5).

O Chargers é um time pra brigar pelo título? No papel, sem dúvida. Tem um QB de elite, bons alvos (Especialmente se o ótimo TE Antonio Gates se recuperar da lesão no pé que o atrapalha desde 2009), uma dupla de RBs composta pelo jogador mais explosivo (Ryan Matthews, tendo uma boa temporada depois de um 2010 apagado) e o jogador de força, que excede recebendo passes (Mike Tolbert) e uma linha ofensiva decente. Tem uma boa defesa, cheia de jogadores sólidos que, talvez, sofra com a falta de um playmaker, mas com as defesas esburacadíssimas (mesmo de times que foram bem na defesa em 2010, como o Packers) que estamos vendo pós-lockout o Chargers já tem uma defesa muito acima da média. O problema é que o Rivers está jogando mal e o time depende muito dele ainda. Ano passado ele levou o time nas costas, esteve perto de quebrar o recorde do Dan Marino pra mais jardas em uma temporada e chegou a receber consideração pra MVP, provavelmente receberia alguns votos se não fosse o camisa 12 do Patriots. Mas esse ano ele não está confortável com seus alvos (especialmente pela falta do Gates) e está tomando decisões erradas com uma frequencia alarmantemente alta. A temporada do Chargers depende do Rivers encontrar seu mojo, senão... bem, ainda deve ir para os playoffs nessa divisão horrível, mas vai continuar não assustando ninguém.


"Falta, número 87, carrinho por trás, 15 jardas e um cartão amarelo"


Kansas City Chiefs (10-6)
Vencedor da divisão em 2010, o Chiefs claramente foi um time que foi além do que deveria e era uma aposta popular para o time que iria regredir. Em 2011, quatro jogos (três derrotas) e lesões nos seus dois melhores jogadores depois... erm... pois é.

O Chiefs tinha um núcleo interessante em 2010, com o QB Matt Cassel sendo eficiente (O que bastou), uma defesa arrumada em torno dos jovens e talentosos Eric Berry (Safety), Brandon Flowers (CB) e Tamba Hali (OLB), e um jogo terrestre de outro planeta com a dupla Jamaal Charles (Na conversa pra melhor RB da Liga) e Thomas Jones (Sólido veterano que funciona muito bem como segundo RB). O time também tinha o WR Dwayne Bowe jogando em altíssimo nível e pelo menos parecia que tinha um elenco interessante para começar a reconstrução. O time também trouxe o bom WR Steve Breaston, e tinha esperanças de manter o topo da divisão com o Chargers em posição suspeita.

Mas não conseguiu, e de forma extremamente azarada: O time perdeu antes da temporada começar direito o melhor jogador da sua defesa (Berry) e perdeu na segunda rodada seu melhor jogador de forma geral (Charles). Além disso, Matt Cassel começou o ano machucado e quando jogou foi extremamente mal, muitas interceptações, passes pendurados e erros de calouro que ele não cometia com tanta frequência. A situação piorou sem Charles, quando o ataque passou a depender em excesso do Cassel. Em 2010, ele foi eficiente porque teve um fortíssimo jogo terrestre tirando o peso e a defesa de cima dele, o que lhe permitiu trabalhar no play action e em conversões curtas. Sem isso o Todd Haley tentou forçar demais o braço do Cassel, e... Bem, não deu certo. Sem Berry e Charles para o resto da temporada, o time perdeu seus dois jogadores chave e é um candidato à primeira escolha do Draft. Só talvez seja atrapalhado porque existem times piores na NFL, e porque eu acho que o Haley sabe que se o Chiefs terminar com a primeira escolha e pegar o Andrew Luck, ele não vai mais estar em Kansas pra ser o técnico do moleque.


Esse passe provavelmente foi interceptado...


Oakland Raiders (8-8)
Depois de alguns anos como sendo uma mistura entre um time que não fede nem cheira e uma piada na NFL. Parece contraditório, mas é verdade: Tirando o fato de que o Raiders draftou um dos maiores busts do Draft em todos os tempos com a primeira escolha do Draft de 2007 no Jamarcus Russel, que três anos depois já estava fora da NFL, o Raiders não tem sido nem tão ruim pra ter as primeiras escolhas nem tão bom pra chamar a atenção de alguém, nem uma perspectiva de futuro.

A Free Agency também não ajudou muito o Raiders: O time perdeu seu melhor jogador (CB Nnamdi Asomugha), seu melhor offensive lineman no Robert Gallery, seu melhor recebedor no TE Zach Miller e até o seu melhor QB no Bruce Bradkowsky (Tudo bem que ele não fica três jogos saudável, é quase um Fernandinho da NFL, mas ele é melhor que o Jason Campbell) e só trouxe de relevante outro Tight End no Kevin Boss de bom. O Raiders também não SE ajuda, os seus Drafts nos últimos anos tem sido uma série de fracassos (por exemplo draftar o fraquíssimo Jason Heyward-Bay na frente do Michael Crabtree só porque ele é mais rápido nas 40 jardas), principalmente por causa da tara que o GM Al Davis tem por jogadores rápidos, ao invés de pegar jogadores simplesmente bons (evitarei as piadas, ficam por conta de vocês).

O Raiders só não está totalmente afundado em desgraça porque tem um dos melhores corredores da Liga no Darren McFadden, ainda que seja só questão de tempo para ele machucar. O McFadden é enorme, mas é rápido demais e foi responsável por comer sozinho a tão temida defesa do Jets na farinha. Ele tem sido o grande responsável pela campanha decente do time, mas sozinho ele não vai resolver nada a menos que comece a lançar bolas e jogar de Safety. Com uma defesa no máximo ruim (no máximo) e um Quarterback extremamente mediano, o time não tem sequer uma perspectiva de futuro, e o McFadden sozinho não vai resolver nada. Ou o time começa a draftar e gerenciar seu time de forma decente, ou então vai jogar fora toda a carreira do McFadden enquanto ele sozinho impede que o Raiders tenha as primeiras escolhas do Draft. Esse é um time que eu confesso que não vejo nenhum tipo de solução além da de parar e fazer as coisas direito. O time até usou uma escolha de terceira rodada no Draft suplementar no QB de Ohio State Terrelle Pryor, que no momento está suspenso, mas que pra mim ainda tem muito chão pra querer ser um QB na NFL. Mas também, o que esperar do time que draftou o Jamarcus Russel, pagou 18 milhões de patacas pra ele e depois de três anos mandou o cara embora?


Tim Tebow, depois de passar no vestibular


Denver Broncos
Eu já comentei anteriormente sobre o grande problema do Broncos na atualidade. E por grande problema vocês podem ler "Questão idiota que mais polariza a mídia e os jogadores, sendo que ela não é o maior problema do time dentro de campo". Ou seja, se o Kyle Orton deve continuar de Quarterback do time ou se o Broncos deve dar uma chance para o fenômeno da NCAA Tim Tebow.

Pra quem não leu o post e não sabe do que se trata, é simples. O time draftou, alguns anos atrás, um dos melhores jogadores da história do College Football no QB Tim Tebow, da Flórida. No entanto, Tebow não estava pronto pra NFL e o Broncos fez um projeto horrível para o garoto, alguns até dizem que ele foi dratado mais pra chamar a atenção pro time. Fato é que Tebow tem estado no banco desde então (começou alguns jogos, foi bem em alguns, mais ou menos em outros, mas nenhuma sequência lhe foi dada). O QB titular do time, Orton, é um bom jogador, sólido, mas que nunca vai ser uma estrela. Os torcedores do time, e boa parte da mídia esportiva, questionam se o time não deveria entregar o comando do time para o Tebow, que ainda está um pouco cru para a NFL mas que tem o talento e a chance de se tornar um craque na Liga algum dia. Eu já disse porque acho que a situação é péssima pro Tebow e que forçar ele a jogar agora pode acabar com a carreira dele, mas o argumento também tem razão quando diz que o Tebow tem mais chance de levar a franquia pra frente do que o Orton (Que ainda tem um bom valor de troca).

Mas o fato é que o técnico novo do time, John Fox, não gosta do Tebow e não tem a menor vontade de colocar ele pra jogar. Não sei se é porque ele acha que o garoto não vai dar certo, se é porque o Tebow roubou a namorada dele ou o que seja, mas ele prefere deixar o Tebow atrás do Brady Quinn (que chegou ao time trocado pelo RB Peyton Hillis, adivinha qual desses dois teve um 2010 espetacular e foi capa do Madden 2012?). Se o time não tem planos para o Tebow, deveria trocar logo enquanto ele ainda tem algum valor. Se o time tem planos e ele ficar no banco faz parte dele, ok, mas dado como tudo que o Broncos fez em torno dele deu errado por pura incompetência... Eu torço pelo bem do moleque que ele dê o fora daí o mais rápido possível!!

Por outro lado, a defesa do Broncos tem dois jogadores que podem ser os pilares de uma reconstrução. Von Miller e Elvis Dumervil são dois OLBs extremamente explosivos e rápidos e que são dois dos melhores pass rushers da NFL em defesas 3-4. Ainda que falte um pouco de força física à dupla, sua capacidade de explosão e de atrapalhar o jogo aéreo já faz deles uma força a ser reconhecida. Sozinhos não farão nada, mas é um começo. Mas o Broncos precisa descobrir aonde está e aonde quer ir antes de mais nada. Com o time atual não briga por nada relevante (Uma defesa com dois bons jogadores e vários buracos, um ataque com um QB decente, sem RBs bons e um corpo de recebedores muito fraco), mas mesmo assim ofereceram uma cara extensão de contrato pro veteraníssimo CB Champ Bailey... Vai entender.

3 comentários:

  1. Sério, eu ri MUITO com a história do McFadden comer a defesa do Jets na farinha. Mas aquele jogo foi um massacre no chão. Coitado do auto-denominado playmaker Cromartie e cia. Enfim, acho que é por isso que eu nunca uso o Raiders no Madden. Eu não sei o que fazer com eles. Tenho vontade, mas não tem nada no time que tenha valor.
    Mas falando em Jets, você acha que descompromisso do Rex Ryan com o ataque acaba com qualquer chance séria do time vencer alguma coisa além da divisão?

    ResponderExcluir
  2. O Raiders está na pior situação possível: Sem uma boa base, sem perspectivas de futuro que prestem, mas um time razoavel o suficiente pra não ficar no top3 do Draft. Além disso, o time não tem jogadores valiosos no tiem (Além do McFadden) e, pra piorar, tem uma direção ruim. Isso afunda qualquer time...

    E eu nunca engoli muito esse time do Jets. O Jets sempre foi um time que deu sorte, e isso aliado a uma fortíssima defesa e um bom ataque terrestre fez o time chegar mais longe do que devia.

    Eu não acho que é descompromisso do Ryan. O Jets tem um ataque medíocre e uma defesa forte, se ele quer ganhar ele tem mesmo que jogar em torno da defesa, cada um joga com o seu ponto forte e o Ryan sabe disso muito bem. Ele inclusive vinha gerenciando o ataque de forma muito boa, forçando a bola pelo chão, controlando o relógio e deixando o Sanchez trabalahr em conversões curtas ou jogads de play action com a defesa proxima à linha de scrimmage. Em 2009 esse plano deu certo por causa da temporada fenomenal do Thomas Jones e ano passado pela do LT, mas esse ano ta dificil achar alguém pro papel. A impressão que eu tenho é que ele não confia muito no Greene, e o LT não aguenta mais esse ritmo, e portanto ele achou que tava na hora de soltar mais o Sanchez, mas sem o jogo terrestre coisas como sua lenta tomada de decisões e sua habilidade muito ruim para ler defesas e reconhecer blitzes começaram a aparecer mais.

    O Ryan não é burro, ele deve estar reparando nisso e muito me surpreenderia se ele não voltasse a jogar 30 (20 Greene, 10 LT) vezes pelo chão contra 20 passes só. Quanto menos o Sanchez tiver que controlar o ataque do time, melhor.

    ResponderExcluir
  3. Saquei. É que eu sou muito fã de bons ataques (Patriots, Saints, Texans e Indianapolis Mannings, por exemplo), então essa atenção pra defesa eu chamo de descompromisso com o ataque, apesar de não ser isso.
    Eu ia descer a lenha no Sanchez no primeiro comentário, mas me segurei. Tava esperando a resposta. Mas agora eu tenho certeza: Sanchez nunca foi uma 5º escolha do draft. Incrível como com 32 times na liga, NY tem estórias parecidíssimas com os dois times da cidade. QBs que não podem ser encarregados com o grosso do ataque. Que dependem (ou dependeram) da defesa pra ter sucesso. Dei uma olhada agora no draft de 2009. Quando são escolhidos Sttaford, Freeman, Sanchez e CURTIS PAINTER, não dá mesmo pra condenar o Jets. Apesar de o Knownshon Moreno cair bem num ataque predominantemente terrestre. E ser bem mais confiável que o Shonn Greene.

    ResponderExcluir