Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pensamentos rápidos da semana 5 da NFL

O post que eu ia fazer hoje não ficou pronto, e então vai ficar pra sexta. Enquanto isso, em uma rodada interessante, vou deixar aqui meus pensamentos rápidos sobre cada jogo. Não é um resumo das partidas, e sim comentarios que eu acho interessantes e que podem adicionar a quem viu ou não viu o jogo. Vamos nessa, um por um...


Tenessee Titans 17 at 38 Pittsburgh Steelers
O Titans tem um RB de elite que não corre, tem um QB velho que ta jogando melhor do que nunca, perdeu seu melhor Wide Receiver... Eu entendo esses problemas do Titans. E eu sei que o Big Ben Roethlisberger joga melhor machucado (5 TDs) do que saudável (4 interceptações). Mas eu sinceramente não consigo entender as pessoas que descartam o Steelers por causa de um começo instável.

Na NFL, não importa o que acontece antes de dezembro (a não ser que voce cave um buraco do tipo 2-6, 1-7), o que importa é o que vem depois. O Steelers é o time mais perigoso da AFC, nenhum outro time tem uma combinação tão forte de ataque e defesa. Jogos ruins do Big Ben, alguns jogadores (cof cof LaMarr Woodley) da defesa demorando pra pegar... Isso é normal. Esquecer o time mais equilibrado da AFC, esquecer que eles tem um QB que é melhor do que qualquer outro da conferência saudável (Tirando Tom Brady) só por causa de alguns jogos ruins - ISSO não é (ou não deveria ser) normal. O Steelers não perdeu jogadores do ano passado, não trocou a comissão técnica e está sofrendo com problemas de más atuações especialmente da defesa (uma das unidades mais afetadas pelo lockout, mas sexta voltamos a isso) e do seu QB (que costuma demorar pra pegar no tranco). Se o Steelers embalar, é meu candidato ao Super Bowl. E estavam querendo descartar o Steelers... na semana quatro? Por favor...


Oakland Raiders 25 at 20 Houston Texans
O Raiders pode ganhar a divisão porque o Chargers está muito mal, mas ainda é um time insignificante demais. O time jogou com muito mais vontade por causa da morte do seu dono, Al Davis, e porque o Texans estava sem dois dos quatro melhores jogadores. O Raiders pode cavar uma vaga nos playoffs na incompetência do Chargers, mas é um time mediocre ao extremo. Ponto.

O que é preocupante é o Texans. Não pela derrota, mas pela perda do Mario Williams pelo resto da temporada. Williams estava sendo o melhor jogador dessa defesa, tinha 4,5 sacks em 4 jogos e era responsável por boa parte da pressão dessa defesa. A lesão do Williams faz essa defesa em ascenção retroceder muitos passos, e até ele voltar ela não vai conseguir se reerguer. O ataque é bom, mas o segredo do time para bater de frente com os melhores times da divisão era a defesa. Agora ela perdeu seu melhor jogador. Difícil imaginar o Texans competindo em alto nível nos playoffs agora, uma pena. Mas ainda deve ir até eles, pelo menos, e essa experiência pode ser muito útil em um time tão novo.


Kansas City Chiefs 28 at 24 Indianapolis Colts
Matt Cassel teve um grande jogo contra uma secundária muito fraca. Curtis Painter jogou bem mas foi incapaz de ganhar um jogo quando tinha uma vantagem de mais de 20 pontos. Dois candidatos à primeira escolha do Draft, um joguinho bem ruinzinho... Eu tenho certeza que meu time do colegial ganhava do Colts se o Dwight Freeney não me matasse antes.



Cincinatti Bengals 30 at 20 Jacksonville Jaguars
Mais uma vez, a inexplicável decisão de dispensar o David Garrard volta pra assombrar Jacksonville. Luke McCown não é um jogador para a NFL, e o time teve que entregar as rédeas para o calouro Blaine Gabbert, que claramente não está preparado para isso. Se Garrard estivesse lá, Gabbert poderia tranquilamente passar um ano estudando e aprendendo com calma antes de entrar em campo. Agora, o Gabbert ta lá apanhando e o time não vai a lugar nenhum. E aposto que o Garrard acorda todo dia puto da vida ao lembrar do Jets e pensar "Porque o Mark Sanchez é titular e eu não?".

Por outro lado, o Bengals é um time mediano, mas consistente. AJ Green é um excelente jogador, a defesa está jogando bem, e o Andy Dalton é um jogador mais preparado do que todo mundo imaginava, embora ele já fosse mesmo considerado um QB "pronto" pra fazer a transição pra NFL. Eu ainda acho que o Bengals se precipitou ao pegar o Dalton, porque o teto dele não é muito mais alto do que o nível que ele já joga e ele só enfrentou uma defesa realmente forte até aqui (a do 49ers, quando foi comido vivo). Mas se o time está confortável com a dupla Green/Dalton, porque não parar de birra e trocar logo o Carson Palmer? O Palmer tem só 31 anos e já teve ótimos anos nas costas, vocês acham que o Seahawks não trocaria o Doug Baldwin e uma escolha de segunda rodada por ele (Créditos ao Jason LaCanfora, da nfl.com, pela sugestão)? Ou que até que o Chiefs não trocaria umas duas escolhas futuras de quarta rodada e o Jonathan Baldwin por ele? Ele não vale nada aposentado, já que estão felizes com o QB que tem, parem de birra e ganhem algo com ele!!


Seattle Seahawks 36 at 25 New York Giants
Por duas semanas (inclusive quando me enfrentou no fantasy), o Eli Manning foi genial, lançou sete touchdowns e nenhuma interceptação. Agora, enfrentando o Seahawks em casa (e o Seahawks não sabe jogar fora de Seattle) o Eli Manning teve um jogo horrível, lançou interceptações a torto e a direito e só teve um passe para TD porque o Victor Cruz fez milagre com um passe bem ruim. Não é falta de talento, ele é muito bom quando está bem, mas ele está bem só de vez em quando, parece que as vezes ele se desliga do jogo e começa a lançar interceptações. Ainda não descarto a opção de que ele seja daltônico. Ou só idiota. Vai entender...

Ele conseguiu ser o pior QB em campo, e olha que enfrentou Tarvaris Jackson e Charlie Whitehurst.


Arizona Cardinals 10 vs 34 Minnesota Vikings
Quando você toma uma surra desse nível pro Vikings, é porque tem alguma coisa errada, ou porque seu QB que te custou um Cornerback All-Pro e uma escolha de segunda rodada não é tão bom assim. Na verdade, o Kevin Kolb foi horroroso. Sofreu interceptações, cedeu touchdowns, tomou fumbles... E o Arizona Cardinals simplesmente tem uma defesa bem ruim, o Adrian Peterson fez o que quis, correu para três touchdowns e foi bom FINALMENTE o Vikings entender que tem o melhor Running Back da NFL desde o Ladainian Tomlinson. O time exagerou nas corridas com o Toby Gerhart e nos passes ruins do Donovan McNabb, o Adrian Peterson ficava em segundo plano. Uma coisa era fazer isso com o Brett Favre jogando temporada de MVP, outra é fazer isso com um QB em decomposição. O Adrian Peterson é a alma desse ataque, eu entendo que a NFL é uma Liga dominada por Quarterbacks, mas sua melhor chance (com uma defesa relativamente boa) é colocar o Peterson pra tocar na bola 25-30 corridas por jogo. Ou então entregar tudo pra Deus e colocar logo o Christian Ponder no lugar do Don... Quer saber, esquece, entrega logo a bola pro Adrian Peterson, e depois vai buscar o Jared Allen, que deve estar até agora infernizando a vida do Kolb.



New Orleans Saints 30 vs 27 Carolina Panthers
Eu achava, até essa rodada, o Saints um time mais perigoso do que o Packers. Isso porque ele tinha uma defesa que estava jogando melhor, e como estava cheia de gente nova ainda demoraria algum tempo para se acertar. Mas depois de ver o limitado ataque do Panthers quase vencer esse jogo, eu estou ficando cético com relação à defesa do Saints. Pra valer. Eu sei que o Cam Newton é excelente (Embora eu ainda não esteja convecido, talento a gente sabia que ele tinha, vamos ver se vai ter cabeça pra refinar seu jogo e atingir seu potencial) e que o Steve Smith está tendo uma temporada incrível, mas o resto do ataque do Panthers é fraco e mesmo assim o Panthers fez o que quis. Sorte do Saints ter o segundo melhor QB da NFL com o camisa 18 do Colts fora, porque se não fosse ele o Saints tinha perdido essa partida. Mas ver a defesa do Saints levar essa surra me deixou cético novamente, e mais uma vez meu título de "time mais assustador da NFL na atualidade" vai pro Packers.


Philadelphia Eagles 24 at 31 Buffalo Bills
O Eagles está com problemas, eu sei. Esses problemas não vão ser explorados aqui, eles vão ser comentados com calma num post especial, com uma pequena prévia nessa sexta. Mas os problemas defensivos do time são previsíveis - os de ataque não. O Michael Vick de 2010 tomou conta tão bem da bola e isso foi um grande motivo do seu sucesso, mas lançar quatro interceptações fora de casa não vai ajudar o Eagles a nada. Esse começo 1-4 do Eagles surpreende, claro, ainda porque o ataque está jogando muito mal, e eu acho que esses problemas vão continuar por enquanto, motivo pelo qual eu acho que o Eagles vai ficar de fora desses playoffs. Talvez pro time seja até bom pegar um bom DT, MLB ou até OT no draft do ano que vem, porque os problemas do time continuam evidentes. E pelo amor de Deus, troquem o coordenador defensivo. Ele nunca deveria estar aí em primeiro lugar. Uma das primeiras regras da NFL é "Nunca promova um cara que foi técnico da sua linha ofensiva por 17 anos a coordenador defensivo, traga vários jogadores novos com estilos diferentes e de a ele apenas seis semanas para arrumar toda a defesa", e o Eagles a está quebrando.

Enquanto isso, o Bills vai se estabelecendo como um time de playoffs na AFC. Um bom QB, um jogo terrestre sólido e uma defesa que, apesar de suspeita como conjunto, está sendo muito boa forçando turnovers, foram quatro contra Brady e mais quatro contra Vick. Ainda não acredita? Então pense da seguinte forma: O Patriots deve vencer a AFC East, e o Chargers a AFC West. Ravens e Steelers devem disputar o topo de uma das restantes, e Texans e Titans a outra. Agoar pense com calma: Nesse cenário, o Bills vai disputar o Wild Card com Raiders (mediocre ao extremo), Jets (time que sempre foi mais longe do que devia cuja defesa não está tão sólida como antes, o Mark Sanchez não consegue evoluir, e o jogo terrestre está abaixo do esperado), o perdedor de Titans e Texans  - e um desses times deve pegar a vaga que não ficar com Ravens/Steelers. Realmente é difícil considerar o Bills como uma 6th seed?



Tampa Bay Buccaneers 3 vs 48 San Francisco 49ers
Correndo o risco de ser parcial por falar do meu time, eu digo: O 49ers é pra valer. Um comentarista da ESPN disse que o 49ers tem a melhor defesa da NFC, e eu ri num primeiro momento, até parar pra pensar. Quem seria a melhor? Saints não, Packers também não. A única defesa que estaria na briga seria a do Redskins, que é muito boa, mas não tem um jogador do nível do Patrick Willis. A defesa do 49ers está excelente em todas as áreas (é a melhor da NFL contra o jogo terrestre, a secundária está ótima com o calouro Chris Culliver e o free agent Carlos Rodgers, a pressão no QB está excelente...) e isso deixa o ataque com a missão de dar suporte a ela. E o ataque melhorou ridiculamente nas ultimas semanas, e o motivo é uma enorme melhora na linha ofensiva do time. Ela está fazendo um ótimo papel bloqueando e protegendo o Alex Smith, que finalmente esta deixando o rótulo de "bust" pra trás. Ele está tomando decisões mais rápido e com uma sintonia melhor com os wide receivers, o que o deixa menos exposto às pressões. O jogo terrestre está funcionando de forma execlente. E o time está com a mesma atitude do Grizzlies de 2011, aquele jeito de "podemos ganhar de qualquer um" que torna o time tão perigoso. Super Bowl? Talvez seja um exagero. Mas eu não ficaria surpreso de ver esse 49ers aprontando nos playoffs...

Ah sim, e o Jim Harbaugh é o candidato a técnico do ano mais convincente até aqui. Ponto.


New York Jets 21 at 30 New England Patriots
O Jets finalmente ficou sem gás. A defesa ainda é boa, mas nem de longe é tão forte como a do ano passado ou do retrasado, e o ataque do time é ridículo. O ataque não consegue mais correr tanto sem a bola (a ausência do Nick Mangold atrapalha, mas não é explicação suficiente) e o time tentou jogar colocando mais a bola nas mãos do Mark Sanchez, o que foi um retumbante fracasso. O Sanchez não evoluiu desde que entrou na Liga, continua indeciso e tomando más decisões, e não da pra esperar mais grandes saltos de produtividade dele. O Jets nunca vai admitir que o Sanchez é um fracasso dessa forma, mas pra mim o Jets deveria assinar o David Garrard ou trocar pelo Palmer e colocar o Sanchez no banco, é a forma que o time mais vai ter chances de conseguir algo.

E o Patriots está me surpreendendo, especialmente o Benjarvus Green-Ellis. Ano passado, o Patriots se comprometeu com o jogo terrestre de forma mais eficiente, mas esse ano o time está usando isso não como um recurso eficiente, e sim como uma força de verdade. O time ganhou do Jets porque ninguém de verde conseguiu parar o Benjarvus Green-Ellis. Eu não acho o Patriots o melhor time da NFL porque sua defesa é muito fraca por enquanto, mas o fato do time ser capaz de vencer jogos pelo chão é algo tremendamente importante que da mais um motivo de otimismo para os torcedores do Patriots. Sabe, além do fato do time ter o melhor QB da NFL...


San Diego Chargers 29 vs 24 Denver Broncos
É hora de Tim Tebow em Denver!! Finalmente, depois de algum tempo de incerteza, o Denver nomeou o ex-QB da Flórida o titular da equipe. O que mais uma vez mostra como draftar esse cara foi uma decisão totalmente imbecil por parte do Denver Broncos.

Um QB como o Tebow merece um lugar na Liga e merece uma chance. Eu não ligo se suas mecânicas são ruins, se ele não tem boa precisão ou se seu controle do ataque é fraco. Ele é um competidor, e mesmo não jogando bem ele só não virou o jogo desse final de semana porque a defesa não conseguiu dar a ele uma última chance mesmo com um 3rd and 10 e 3 minutos no relógio. Mas Draftar um cara tão cru e tão talentoso como o Tebow exigia uma certa conjuntura: Uma situação estável no time e no seu comando, um QB titular que pudesse jogar dois ou três anos enquanto Tebow treinava sem pressão, um técnico ou um mentor que soubesse ensinar ao Tebow os fundamentos (ou seja, seguir o "Modelo Aaron Rodgers")... E o Denver não tinha nada disso. Agora, vindo de um lockout e um téncico novo, ele vai ter que entrar numa fria porque o time está péssimo com o papel de salvador da pátria, mesmo sem ter tido o tempo adequdo pra treinar, mesmo sem ter tido a calma necessária pra desenvolver os fundamentos e mesmo sem ter tido o tempo para aprender o playbook novo do time. O Broncos pegou o Tebow com a situação totalmente oposta à ideal, e agora vai arriscar entregar o comando do time pra ele no meio da temporada. Um excelente exemplo de como não agir no Draft vindo direto do Colorado.


Green Bay Packers 25 vs 14 Atlanta Falcons
O Packers tem um ataque infernal, Aaron Rodgers é um dos quatro melhores QBs da NFL e o time está mais embalado do que nenhum outro na Liga desde o Patriots de 2007, e além disso o Packers voltou ao topo do meu Power Ranking particular. É tudo verdade, e o fato do Packers estar 5-0 não é um mero acaso ou sorte. Eu sei disso muito bem. Mas também não da pra fingir que não está vendo o que o Falcons está fazendo de errado nessa temporada. O Falcons começou bem e controlou o jogo, teve uma boa vantagem... e esqueceu de jogar. O time morreu alí - a defesa deixou os recebedores do Packers com espaço demais e não conseguiu colocar pressão no Aaron Rodgers mesmo com o Chad Cliffton machucado (Eu entendo que o melhor rusher do time, John Abraham, estava fora, mas não é desculpa). O time parou de explorar o jogo terrestre (que estava funcionando) e o Matt Ryan continuou com sua temporada para esquecer (Ele aparentemente não consegue jogar bem em anos ímpares). O Falcons está 2-3, sendo que uma das vitórias veio contra o Seahawks depois de quase entregar a mortadela. Então é, o Falcons está tendo uma péssima temporada. O Packers se mostrou vulnerável, mas sua defesa foi bem, ainda que contra um ataque morto. Ainda quero ver o Packers enfrentar um time realmente forte, só enfrentou o Saints até agora em jogo bem apertado.

Tangente rápida: Eu tenho raiva desse pessoal que fica colocando o Aaron Rodgers num pedestal, simplesmente porque eu adoro ele e esse exagero impede que se veja o que ele realmente tem de incrível. O Rodgers é espetacular, tem um braço fortíssimo e é um dos três melhores QBs da NFL saindo do pocket e fugindo do sack. Ele tem uma facilidade assustadora para tomar decisões e lê defesas muito bem. Ele é um QB completo. E ele não PRECISA que fiquem endeusando ele ainda. Ele tem só 28 anos, ele está evoluindo a cada jogo e pra mim vai terminar sua carreira como um dos grandes QBs da história da NFL. Mas as pessoas parecem confundir as coisas, como se ele precisasse ser o melhor do mundo agora pra ser bom. PRa mim, ele é o terceiro melhor QB da Liga junto com o Big Ben, atrás de Brady e Drew Brees (com Peyton Manning fora). Isso quer dizer que ele é ruim? Claro que não!! Brady tem 34 anos, Brees tem 32. Já são QBs rodados e consagrados na Liga. Rodgers ainda está um degrau abaixo do que Brees e alguns abaixo de Brady, principalmente porque esses dois tem uma precisão superior ao Rodgers e trabalham melhor nas bolas de longa distância. O Rodgers possui um corpo de recebedores melhor do que qualquer outro QB na Liga e ele usa isso com maestria, mas em termos puros ele ainda está um pouco atrás desses dois.

Mas aqui é o que eu acho realmente importante: As pessoas colocam o Rodgers como o melhor da NFL (o que ele ainda não é) por vários motivos, incluindo sua produtividade impressionante, mas tentar "forçar" ele nesse topo as vezes faz as pessoas não perceberem o quão incrível é estar onde ele está com apenas 28 anos e apenas em seu quarto ano como titular na NFL! Pra mim isso é muito mais incrível do que ficar falando que ele é o melhor por causa de meia dúzia de números. Brady, Brees e Manning são melhores do que ele, mas são três jogadores que já atingiram o seu auge e tem suas carreiras consolidadas. Rodgers está apenas começando sua carreira e ainda tem muito a evoluir, seu teto é praticamente ilimitado e eu tenho medo de pensar no que esse cara vai se tornar quando acabar a carreira. Ao invés de apressar as coisas e tentar passar o Rodgers na frente de todo mundo, porque não podemos simplesmente admirar a beleza do que ele está fazendo mesmo não sendo o melhor do momento?

(E sim, essa é a minha opinião, qualquer um tem total liberdade de discordar).


Chicago Bears 13 vs 24 Detriot Lions
O Chicago é um time mediano, e portanto não surpreendeu esse resultado. Eu comentei com o Celo (Bears fanático) que a melhor forma do time jogar era com passes curtos para o Matt Forte, de forma a não ter que confiar na sua linha ofensiva contra a defensiva do Lions para proteger o QB ou abrir espaço para a corrida. O Forte até jogou bem, mas o Jay Cutler não conseguiu achar um ritmo e a secundária do Bears continuou horrorosa, Brandon Merryweather (nosso querido Ex-Pro Bowler) teve mais um jogo para esquecer e o Lions ganhou com duas jogadas de 70 jardas.

O Lions também é outro time pra valer. A defesa é forte, o Matthew Stafford está jogando bem e o Calvin Johnson é simplesmente imparável, eu nunca vi um WR como ele que simplesmente fala "joga a bola pra cima que eu pego". O melhor WR que eu vi jogar ao vivo foi o Randy Moss (Peguei apenas o final da carreira do Jerry Rice), mas nem ele tinha essa capacidade de dominar o ar como o Megatron. O Lions só preocupa pela dificuldade no jogo terrestre, o Jahvid Best ainda joga melhor recebendo passes do que correndo com a bola. O Lions provavelmente vai aos playoffs e pode chegar ao Super Bowl sim, mas eu ainda acho que o time está a um ano ou dois separados de um título. Vamos ver como o Lions enfrenta o 49ers no melhor jogo da semana que vem e uma possível prévia dos playoffs. Quem diria, antes da temproada começar, que na sexta semana 49ers e Lions se enfrentariam em um jogo com um record combinado de 9-1?

Um comentário:

  1. Steelers é muito chato, quando achei que tava morto nos playoffs desse ano contra o Ravens me vira o jogo no último quarto. Não dá pra descartar mesmo, me lembra muito o Spurs, ainda mais na NFL que é tiro curto...

    ResponderExcluir