Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pensamentos rápidos da semana 7 da NFL

Já que esses posts são curtos e os leitores tem aprovado, vou continuar com ele enquanto der. Os assuntos importantes (o dessa semana é quase tabu...) ficam pro meio da semana, e a gente aproveita o final e o começo da semana para os posts curtinhos.

Essa semana 7 da NFL foi, na boa, um horror. Pelo menos pros meus palpites, foram só seis certos, com ajuda de um bando de zebras e um bando de times ruins simplesmente sendo ruins. Vamos aos comentários dos jogos da semana 7.


Washington Redskins 20 at 33 Carolina Panthers
Já estava ficando com saudade do John Beck (Mentira). Até que ele não teve um jogo muito ruim, mas mostrou o que todo mundo já sabia: Que ele não tem condições de ser um titular na Liga. E o Redskins ainda perdeu seu RB titular (Tim Hightower) pro resto da temporada e seu melhor Wide Receiver (Santana Moss) por sete semanas. E o John Beck é o QB titular. A temporada 2011 do Redskins acaba de ser morta e enterrada.

Tangente rápida do jogo número 1: Mais 145 jardas para o Steve Smith, que já chegou a 818 (!!!) na temporada. Incrível como dois anos de Jake Delhomme e Matt Moore fizeram todo mundo esquecer de como esse cara era um dos melhores WRs da Liga. A chegada do Cam Newton realmente ressuscitou o pobre Smith, mas o Newton tem que agradecer muito ao Steve, ta sendo um alvo valiosíssimo pra ele. E tinha gente que achava que o Steve Smith do Giants ia tomar o posto de melhor Steve Smith da NFL...

Tangente rápida do jogo número 2: Existe algum técnico que odeie mais Fantasy Football do que o Mike Shanahan? Depois de anunciar semana passada que seu titular seria o Hightower e fazer muita gente escalar o cara no Fantasy, Hightower não tocou na bola UMA vez na semana 6, com o Ryan Torain tendo todo o trabalho - e os pontos. Depois do jogo, disse que Hightower só voltaria a ser usado quando estivesse 100% recuperado e que até lá Torain ficaria com o cargo. Claro que nessa semana, Torain só tocou na bola depois que o Hightower machucou. Ele adora trocar o seu RB titular.. Só pode ser birra contra o Fantasy. E pra quem se interessar, recomendo um ótimo texto do Dave Dameshek da nfl.com que eu postei aqui no blog muito tempo atrás, é só clicar aqui.


Seattle Seahawks 3 at 6 Cleveland Browns
Ta bom que os times são fracos e que eu esperava um jogo bem feio, mas isso é um exagero... Nove pontos? Sério? Chegou bem perto daquele famoso 3-0 que o Steelers fez contra o Dolphins em 2007, mas aquele jogo pelo menos teve a desculpa de uma chuva absurda, a partida foi disputada num campo de lama. Teve até um punt que afundou no chão ao invés de quicar!

Mas Hawks e Browns? Jogo foi feio mesmo. O 49ers vai ter o título de divisão mais fácil de 2011...


Atlanta Falcons 23 at 16 Detroit Lions
Pro Lions, era o jogo pra se recuperar de uma dura derrota e se recompor. Para o Falcons, era a chance de embalar de vez depois de um começo de temporada bem ruim. E o Falcons acabou prevalecendo. Mas duas cosias me chamaram a atenção nesse jogo. Primeiro, que o Lions foi um time nervoso durante todo o jogo. Um time jovem vindo de uma dura derrota na qual seu técnico se descontrolou e sem seu RB titular, até que não é de se surpreender, mas se o Lions quiser dar o próximo passo tem que aprender a passar por cima disso. Muitas faltas bobas, uma certa falta de confiança e muito descontrole emocional estavam explícitos no jogo do time, especialmente na polêmica jogada que acabou com a lesão do Matt Ryan.

Segundo, que o Falcons finalmente está achando sua identidade no ataque. Tudo bem, a defesa foi muito bem e impediu que o Matthew Stafford completasse 50% dos passes, mas o ataque finalmente achou uma forma eficiente de jogar: Correr primeiro, explorar os passes curtos, de forma a abrir a defesa pras bolas longas O Tony Gonzales ainda é o recebedor mais confiável do time e explorar ele nas rotas médias é mais eficiente do que ficar apostando nas bolas longas o tempo todo. Além disso, esse estilo de jogo consome mais tempo e mantém sua fraca defesa menos exposta e mais descansada. Foi mais ou menos o que o Patriots fez ano passado... Só que o Tom Brady é melhor que o Matt Ryan.


Denver Broncos 18 at 15 Miami Dolphins
O Dolphins fez um touchdown para levar o jogo para 12 a 0 no quarto período quando, ao invés de chutar um extra point, tentou uma conversão de dois pontos, sem sucesso. O jogo acabou 15 a 15 no tempo normal. Um extra-point teria vencido a partida para o Dolphins. Tudo bem que eles não tinham como saber disso, mas pra que diabos você tenta fazer o difícil com um ataque patético? Ah sim, Andrew Luck. Eu esqueci.

Por falar nisso, difícil ignorar o Tim Tebow nessa rodada. Acho que ele é o jogador mais polarizador de atenções que eu já vi nos últimos 10 anos na NFL. O que é até engraçado numa Liga de mascarados, mas o fato é que os jogadores em si chamam pouca atenção fora de campo, o que não acontece com o Tebow. Ele jogou mal por 55 minutos, prejudicado pelos fracos recebedores depois da troca bizarra do Brandon Lloyd e pela linha ofensiva que deixou o mundo ir atrás dele. Mas ele não soube se posicionar bem, teve problemas lendo blitzes e errou muitos passes completáveis. Mas aí nos últimos cinco minutos ele liderou duas campanhas pra 140 jardas e 2 TDs, converteu com toda a calma uma two-point conversion pra empatar o jogo e levar a partida pra prorrogação. Diga o que quiser de Tim Tebow, mas ele é um gamer. Ele sabe aparecer quando o momento exige, e faz tudo que for possível para vencer. Ao contrário do Miami Dolphins.


San Diego Chargers 21 at 27 New York Jets
Como o Bill Simmons me lembrou, eu cometi um grande erro ao apostar no Chargers para esse jogo. Era um jogo bastante a favor do Chargers, mesmo fora de casa. Mas que time perdeu mais jogos ganháveis do que San Diego nos últimos anos? E que time ganhou mais jogos aos trancos e barrancos que o Jets nos útlimos dois anos e meio? Era só somar os dois, mas eu me esqueci disso. Sinto muito, sinto muito...

Um último comentário: O Chargers é um bom time, que consegue muitas jardas mas sempre vacila na hora H. Esse ano, não está diferente, especialmente por causa da má temporada do Phillip Rivers. Ele parece jogar sem confiança, como se estivesse com medo de alguma coisa, e está deixando passes pendurados cada vez mais. E ele precisa parar de falhar nos lances chaves - alguma situação ilustra melhor o Chargers do que o Rivers num jogo com 400 jardas mas duas interceptações na red zone em uma derrota por uma posse de bola?



Chicago Bears 24 at 16 London Tampa Bay Buccaneers
Pela segunda semana seguida, o Bears pareceu um time forte de verdade, e se o Bears sonha com alguma coisa essa temporada, é graças ao Matt Forte. Ele não é o melhor jogador da Liga nem o melhor RB, mas nenhum outro RB hoje é tão fundamental para o ataque do seu time como o Forte. Ele é responsável por mais de 50% das ações ofensivas do seu time, seja correndo ou recebendo. O fato é que o Bears é um time muito melhor quando corre primeiro, corre em segundo e passa em terceiro (para o Forte, sempre). Isso libera o Jay Cutler pra trabalhar no play action, onde ele é mais eficiente. Isso garante terceiras descidas mais curtas, que não precisam de tanto tempo para o Quarterback. O Bears é um time mediano, mas tem vencido feio nos seus últimos jogos. O time está começando a vislumbrar a sombra de uma vaga na pós temporada...

E pela terceira semana seguida, o Bucs não sabe o que quer da vida. Uma hora o time está nervoso e apático, outra hora o time é genial e agressivo, depois o time volta a ficar anêmico... É normal esperar isso de um time tão jovem, mas está um pouco demais. O time teve várias chances de interceptar o Cutler ou colocar a bola na Red Zone, mas passes cairam, rotas foram erradas e, em resumo, o time errou em quase todos os fundamentos. O time é bom, mas precisa manter uma certa consistência. Perder jogos ganháveis para adversários diretos de Wild Card não vai ajudar o time.


Houston Texans 41 vs 7 Tennessee Titans
Um "duelo" de Running Backs. De um lado, o Arian Foster do Texans teve mais de 220 jardas entre corridas e recepções, além de três touchdowns. Do outro, o Chris Johnson do Titans teve 18 jardas em 10 carregadas. Adivinha que time ganhou? Pois é...

Aliás, com Andre Johnson com lesões e sem Mario Williams, o destino do Houston está nas mãos e nas pernas do Foster. Ele começou o ano com lesões, mas ontem lembrou todo mundo do que ele é capaz. Ele é um RB muito completo e dinâmico e que causa problemas para qualquer defesa. O jogo aéreo funcionou ontem mesmo sem o Johnson, o que é bom sinal, mas com ou sem o camisa 80 o Foster vai precisar manter o nível se o time quiser sonhar mais alto. Mas por bem ou por mal, a tocha de "Favorito para vencer a NFC South" voltou para Houston. E o Foster carregou ela até lá.

Enquanto isso, o Chris Johnson tem apenas 268 jardas em 93 corridas, uma média de 2,9 jardas por carregada. E pensar que tinha gente que queria pegar ele na frente do Adrian Peterson no draft da minha Liga de Fantasy...

Pittsburgh Steelers 32 at 20 Arizona Cardinals
Como o Zeca bem lembrou nos comentários, eu errei por 55 jardas a distância do touchdown do Mike Wallace. Mas por outro lado, eu tenho certeza absoluta que muita gente no Arizona está pensando "A gente trocou um Cornerback Pro Bowler e uma escolha de segunda rodada pelo Kevin Kolb e achamos que era uma boa ideia??" 50% de acertos. Nada mau, ainda mais depois dessa rodada...


Kansas City Chiefs 28 at 0 Oakland Raiders
O técnico Hue Jackson não sabia quem escalar essa semana, se o recém-contratado-que-não-sabe-o-playbook-e-não-joga-tem-oito-meses Carson Palmer ou o fraquinho Kyle Boller. Sabendo que teria uma semana pra cuidar disso, Jackson variou entre os dois nos treinos, ou seja, não preparou nenhum deles de verdade pro jogo. No primeiro tempo, Boller jogou e lançou três interceptações. No segundo, Palmer jogou e lançou três interceptações. Tudo que vocês precisam saber sobre o Raiders dos últimos nove anos.

Aliás, uma tangente rápida: O Chiefs é um time fraco, mas se vencer o Chargers em casa semana que vem (O Chargers que ama perder esses jogos...) e depois enfrentar a dificílima sequência de Dolphins e Broncos sem nenhuma surpresa... De repente o Chiefs está em boa posição pra tentar brigar pelo topo da divisão e até ir aos playoffs. Eu realmente estou considerando essa hipótese? Apresento a vocês a AFC West!


Saint Louis Rams 7 at 34 Dallas Cowboys
O bom calouro DeMarco Murray correu para 253 jardas, quebrando o recorde da Franquia que já foi de Tony Dorsett e pertencia a Emmitt Smith. Um bom resumo sobre a defesa do Rams.

Na verdade, o Murray é um bom jogador. No entanto, ainda é um calouro e que demonstrou uma facilidade incrível nessa partida. Uma atuação desse nível não é só mérito de um ou demérito do outro, mas vendo o jogo, da pra ver que a defesa do Rams foi realmente uma peneira e que ajudou muito os números do RB, o Murray é bom mas não tão bom assim... Deveriam descontar um fator pelo adversário antes de colocar o nome dele no livro de recordes. É que nem marcar 50 pontos contra o Warriors ou o Knicks, devia vir com asterisco do lado.

Tangente rápida: Algum time na NFL vai ter vida mais fácil até os playoffs do que o San Francisco 49ers? O Niners é um time de playoff que está 5-1. O melhor time da sua divisão está 2-4, o segundo 1-5 e até um bando de manés 0-6. Faltam 10 semanas na NFL e a diferença em termos de record do Niners pro seu perseguidor mais próximo são de 3 jogos, e em termos de jogo a diferença é ainda bem maior. Eu confesso que andei considerando a AFC West e a NFC East pro cargo, mas não tem pra ninguém: a pior divisão da Liga ainda é a NFC West. Além disso, o 49ers também tem um jogo ainda contra o Browns, um contra o Redskins e cinco contra a NFC West (sendo três em casa). Mesmo que o time perca de Ravens e Steelers, o Niners ainda tem totais condições de terminar 13-3 e conseguir uma folga na primeira rodada dos playoffs! (Estou esperando um email com o argumento "Seis vitórias contra times da NFC West deviam contar como três").


Green Bay Packers 33 at 27 Minnesota Vikings
O Packers ganhou, Aaron Rodgers teve um grande jogo, fora de casa e contra o melhor RB da NFL. Eu sei tudo isso. Mas mais uma vez, eu vi algumas fraquezas nesse time do Packers. A defesa do time já sofreu com os ataques de Panthers, Browns e Bears, e agora tomou uma canseira do Christian Ponder. É imperdoável deixar um calouro no seu primeiro jogo de titular converter 8 de 13 primeiras descidas. Além disso, o time permitiu que o Aaron Rodgers sofresse muita pressão o jogo todo, mas especialmente nos momentos decisivos no final da partida. Se o Ponder não fosse um calouro extremamente inexperiente que deu dois presentões pro Charles Woodson, o Vikings possivelmente teria saído com a vitória. Causa para pânico? Nem de longe, o ataque ainda é espetacular e o time é cheio de playmakers dos dois lados da bola. Mas uma pequena rachadura na armadura dos invictos campeões? Talvez...


Indianapolis Colts 7 at 62 New Orleans Saints
Uma patética performance do Colts acabou eclipsando uma excelente performance ofensiva do Saints, que empatou o recorde de mais pontos marcados por um time desde a fusão entre a NFL e a AFL. A atuação do Saints realmente foi espetacular e lembrou todo mundo de como esse time pode ser perigoso quando quer, e o Colts lembro todo mundo de que é muito ruim sem o Peyton Manning.

Aliás, comentaram no twitter e eu achei que valia a pena trazer para cá um comentário sobre a última escolha do Draft. Pra mim, o Colts tem o pior time da NFL, mas o Dolphins está se esforçando mais pra ficar com a última escolha do Draft. É difícil dizer qual deles vai acabar pior. O Dolphins teve a chance de ganhar essa rodada, mas deixou escapar por incompetência. O Colts simplesmente não consegue ganhar. Eu infelizmente não sei quem vai terminar pior, mas temos que aceitar a possibilidade dos dois times terminando 0-16 e a NFL criando sua primeira loteria da história do Draft. E assim como semana passada, eu estou apenas parcialmente brincando.


Baltimore Ravens 7 at 12 Jacksonville Jaguars
O Ravens perdeu mesmo para o Jaguars, não merece estar no top 5 do Power Rankings. Que o Niners suba para o terceiro lugar!!

Eu realmente confesso que não achei que fosse ver o Ravens sendo superado em força física por algum time que não o Steelers e talvez o Lions ou meu 49ers. A defesa do time foi sólida como sempre, mas o ataque continua com problemas sérios. O time ainda não achou um equilíbrio ou uma identidade ofensiva, o Ray Rice está soltando muitas bolas e o Joe Flacco simplesmente não está conseguindo fazer nada acontecer. O time não achou uma forma confortável pra jogar, as vezes corre mais do que passa e vice versa, o que é bom se o seu time está entrosado faz algum tempo mas pode matar times que ainda estão em formação. Além disso, falta uma jogada de segurança para as conversões importantes. Esse ataque estagnou depois de uma ótima apresentação na primeira semana, e se a defesa não conseguiu empurrar o time por cima do Jaguars, então temos um problema em Baltimore. No confronto entre os irmãos Harbaugh no dia de ação de graças, é possível que o melhor record seja do Jim. Levante a mão se você esperava isso antes da temporada. Se você levantou a mão, está mentindo.

3 comentários:

  1. Ri muito com o cara do Bleacher Report fazendo um Big Board pro draft de 2012. Andrew Luck liderava por muito e o cara comentou: O Luck é muito bom. É um gênio. Na verdade, mesmo sendo a escolha óbvia do draft, o Luck é "underrated". Tudo bem.

    Mas vamos pensar um pouco. Queria uma opinião alheia sobre isso. O Luck pra mim só pode ir a quatro lugares: Miami, Indianapolis, St. Louis e Arizona, com Seattle bem por fora. Esses cinco times JUNTOS é que são capazes de formar um corpo de receivers decente. Tem Brandon Marshall, Reggie Wayne, Dallas Clark e Larry Fitz. Acho que na segunda rodada do draft do ano que vem não tem nenhum receiver remotamente parecido com esses caras. E os RBs bons são uma loteria (só vejo o Steven Jackson).
    Existe a remota possibilidade de o Luck sofrer uns anos porque não tem receivers decentes? Ou ele vai se transformar no Michael Jordan e levar o Bulls dos anos 80 a uma caralhada de playoffs?

    ResponderExcluir
  2. Hahaha lembro de uma vez que alguem comentou que o Lebron era underrated, mesmo sendo constantemente overrated. Acho que é mais ou menos isso, pra mim o Luck é o próximo grande QB da NFL.

    Acho que atualmente está esses quatro mesmo, e acho que o Jaguars ta mais perto que o Seahawks. Pra mim não sai da dupla Colts-Dolphins, na verdade. Nenhum tem um corpo de recebedores, digamos, do nível que o Rodgers pegou quando assumiu o time, mas nenhum está muito mal também. Colts tem os veteranos Wayne e Clark e os jovens Collie e Garçon, não vejo um problema aí. Talvz falte, digamos, um AJ Green pro começo da carreira do Luck, par ele criar uma sintonia desde o começo, mas isso eu acho que é o de menos. A NFL ainda é uma Liga de Quarterbacks, e se você tem alguem do calibre do Luck, todo o resto se encaixa em volta disso.

    Mas claro que ele pode ter problemas com os Wide Receivers... Digamos, se ele fosse para o Browns ou o Rams. Mas acho que o mais importante pra qualquer time desses é o seu QB mesmo.

    ResponderExcluir
  3. É, então é isso mesmo. Na verdade, eu quero que o Luck seja um monstro e tudo mais. Mas tem horas que vejo uma assombração do JaMarcus Russell, do Akili Smith, do Ryan Leaf. O Luck é muito diferente deles, mas nunca se sabe.
    O Luck deve ser como o Nash no Suns. Quando caras como Marcin Gortat, Jared Dudley e Channing Frye parecem muito bons, alguma coisa tá errada. O Luck deve transformar o Garçon no próximo..Reggie Wayne. Que curioso..

    ResponderExcluir