Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 15 de outubro de 2011

Palpites para a semana 6 da NFL

Chegou o momento de canalizar nosso Walter Mercado interior


Eu não costumo fazer esses palpites por rodada, mas as vezes a vontade fica mais forte que a gente. Vamos fazer um teste e ver como vocês reagem, se gostam ou não (Times que jogam em casa em maíusculas). O post de sábado sobre os efeitos do lockout está logo abaixo.


Panthers ganha do FALCONS
Mesmo sem John Abraham, o Falcons foi absolutamente incapaz de colocar pressão no Aaron Rodgers mesmo jogando contra a linha ofensiva quase reserva de Green Bay. Se a linha de frente não consegue fazer nada e a secundária é uma das piores da Liga, eu não consigo apostar nesse time contra o Cam Newton, especialmente sem o seu segundo melhor Wide Receiver. O Matt Ryan parece que só joga em anos pares (Offensive Rookie of the Year em 2008, jogou mal em 2009, jogou muito em 2010...) e o Falcons é um time psicologicamente abalado. Cam Newton está tendo seus números inflados por uma conjuntura favorável aos QBs, mas o talento dele é real e a secundária do Falcons não vai conseguir segurá-lo, especialmente se o Panthers tiver espaço para correr com a bola.

(E sim, eu sei que estou pegando um calouro que joga fora de casa, em um Dome, contra uma das torcidas mais barulhentas da NFL e contra um QB que só perdeu três vezes em casa na carreira em um jogo que provavelmente vai afundar o Falcons se eles perderem... Vamos em frente antes que eu mude de ideia aqui).


BENGALS ganha do Colts
Eu ainda acho que Andrew Luck vai fazer sua carreira em Miami. Eu ainda acho que o Curtis Painter não está jogando mal e que o Colts tem orgulho demais pra aceitar ser o pior time da Liga. O dono do time negou os boatos de que estaria tentando trocar Reggie Wayne e Robert Matthis. Ainda assim, olhando a tabela do Colts, eu consigo facilmente me convencer que o time começará 0-9 (Enfrenta, depois do Bengals, Saints, Titans e Falcons antes de pegar o Jaguars). E pra mim o Colts não vai vencer o Bengals. O Bengals é um time construido para vencer jogos apertados contando com sua defesa. Andy Dalton está jogando bem e cometendo poucos erros, o suficiente pra deixar a defesa fazer seu trabalho. Se ele não cometer erros que se transformem em pontos fáceis para a defesa do Colts, o Bengals vai ganhar esse jogo com tranquilidade.


49ers ganha do LIONS
49ers, Lions e Bills tem o mesmo record combinado de Saints, Packers e Patriots. Se você está falando que antes da temporada começar você acreditava nisso, você está mentindo.

Lions e Niners são duas das três "Feel Good Stories" de 2011, junto do próprio Bills. Eu não sei exatamente o que me levou a escolher o Niners, fora de casa, num Dome extremamente barulhento e contra o Calvin Johnson ainda... Talvez porque eu torça por eles (possível), talvez porque eu esteja com sono, ou talvez porque eu simplesmente acredite que o time do 49ers seja mais completo que o de Detroit, mas Detroit tem um pass rush absurdo e o combo Matthew Stafford-Megatron ainda está pra ser quebrado nessa temporada. O 49ers não tem nenhum Safety grandalhão pra ficar trombando com o Megatron, quem chega mais perto disso é o bom calouro Chris Culliver, mas acho que não vai ser agora que vão parar o camisa 11. Mesmo assim, eu acho que o 49ers tem como vencer. A chave desse jogo está no confronto entre a linha ofensiva do 49ers (Que está jogando muito bem depois de um começo ruim) e a linha defensiva do Lions (que fica mais assustadora se Nick Fairley jogar). Se a linha ofensiva do 49ers conseguir segurar a barra, o 49ers vai conseguir controlar o jogo terrestre e dar tempo ao Alex Smith para explorar a vulnerável secundária do Lions. Se a linha defensiva do Lions conseguir tirar Frank Gore do jogo e obrigar o 49ers e vencer com um Alex Smith sobre pressão... Eu provavelmente não apareço para postar segunda feira.


PACKERS ganha do Rams
O Rams é um dos cinco piores times da Liga. Nesse momento, o Packers é o melhor time da NFL. Boa noite e dirijam com cuidado.


GIANTS ganha do Bills
Eu gosto do time do Bills, acho que eles vão manter um bom gás durante a temporada toda (e não dar uma de Broncos pra cima da gente) e que com o seu elenco jovem esse time ainda pode evoluir bastante. Eu também acho o Giants (com os desfalques atuais) um time fraco e o Eli Manning é o Quarterback mais bipolar de toda a NFL. Ainda assim, eu acho que o Bills vai ter alguns tropeços naturais pelo caminho. O Bills está tendo um ótimo sucesso interceptando a bola, e eu SEI que não existe QB na Liga melhor pra isso do que o Eli Manning. Acreditem, eu sei disso. Ainda assim, o Eli Manning está vindo de um péssimo jogo (o que pode indicar que ele vai ir bem nesse) e eu estou convencido de que o Bills arrancou das mãos do Seahawks o título de "maior vantagem por jogar em casa na NFL" (O título de "menor vantagem por jogar em casa na NFL" ainda é do Dolphins), mas que não vai tão bem fora de casa. Além disso, eu acredito que Justin Tuck e Michael Boley podem jogar e ajudar a parar o Fred Jackson. Droga, eu estou odiando essa escolha, vamos pro próximo.


STEELERS ganha do Jaguars
Eu tenho certeza que a cada rodada que passa, o David Garrard liga para o Jaguars e pergunta se eles estão com saudade. Só não foi a pior decisão pós-lockout da NFL porque... porque... Espera, FOI a pior decisão pós-lockout da NFL. E vocês se perguntam porque alguns times passam anos sem relevância na Liga.


Eagles ganha do REDSKINS
Todo mundo, a essa altura do campeonato, já entendeu como fazer pra pontuar contra a defesa do Eagles. Correr pelo meio, abusar dos passes para o Tight End e aproveitar WRs com velocidade para queimar os fracos safeties do Eagles. De preferência, isso deve vir acompanhado de alguns turnovers do ataque. O Redskins tem as ferramentas para fazer isso, mas não em nível muito alto, e eu ainda não confio no Rex Grossman.

Aliás, da pra notar um padrão nas derrotas do Eagles: O time consegue muitas jardas no ataque, geralmente mais que o adversário, mas não consegue controlar o relógio e perde a batalha dos turnovers por grandes margens (as vezes o Michael Vick sai machucado também). Na verdade, o que está matando o Eagles (que tem um dos ataques mais talentosos da NFL) ofensivamente é estar sempre disperdiçando suas campanhas com turnovers, e a defesa ainda não está jogando de forma a forçar também vários turnovers dos adversários. Ainda assim, uma hora esse time vai pegar no tranco, e eu nunca vou apostar contra o nosso querido Sexy Rexy numa batalha por turnovers. Ele ganhou o benefício da dúvida nisso.


RAVENS ganha do Texans
Num primeiro momento, Joe Flacco parece genial. No outro, parece o Mark Sanchez. Mas eu acho que, dessa vez, não vai importar nem um pouco, poderia ser o saudoso Trent Dilfer de QB que o Ravens não ia perder de um Texans sem Andre Johnson e Mario Williams. O Matt Schaub é bom, mas sem um WR que aumente o campo, atraia os safeties e mesmo assim consiga 120 jardas e 2 TDs por partida ele não vai conseguir fazer mágica. A chance do Texans é o Arian Foster vencer a defesa terrestre do Ravens. Fora de casa. Ainda é tarde para me candidatar a QB do Ravens pra essa partida?


RAIDERS ganha do Browns
O "efeito Al Davis" vai manter Oakland focado, a torcida vai estar barulhenta e o Colt McCoy provavelmente vai lançar a bola 60 vezes de novo (É sério, ele já lançou isso num jogo essa temporada). Desnecessário falar que se o seu QB está lançando 60 vezes a bola é porque você não tem a menor ideia do que está fazendo em campo. O time tem Peyton Hillis, mas não usa, e é desnecessário falar que dividir os toques do Hillis com o Montario Hardesty é uma das piores decisões do time. Eu gosto do McCoy, mas eu ODEIO o corpo de recebedores do Browns, e a melhor forma de vencer o Raiders é explorando aquela secundária horrorosa. O Browns tem uma das piores defesas terrestres da Liga e o Raiders tem o Darren McFadden. Será que é tarde pro Browns pedir desculpas e tentar contratar o Lebron James pra jogar de Wide Receiver?

(Ah é, eu esqueci, ele vai levar seus talentos para Seattle)


Saints ganha do BUCS
O Bucs são um time melhor do que recebem crédito, mas precisam convencer ofensivamente essa temporada. Não é falta de talento, o que sobra em Tampa, e sim de maturidade e experiência, o que é comum quando a média de idade do seu time é 13,5 anos mais o Ronde Barber. Já o Saints está embalado, tem o segundo melhor time da NFL no momento e uma vitória aqui vai dar ao Saints o momento dentro da divisão que ele precisa. Eu odeio deixar o Bucs de lado, mas eles pegaram um péssimo matchup pra seguir aquele massacre em San Francisco semana passada.


Dallas ganha do PATRIOTS
Minha primeira reação para esse jogo foi "Credo, é lógico que o Patriots vai esmagar a defesa do Cowboys, não tem nem o que pensar". Mas ai eu comecei a pensar... Para ganhar do Patriots, você precisa lançar a bola bastante (a secundária é fraca e o pass rush, inexistente) e contar com uma boa atuação da sua defesa. Mark Sanchez não tinha a menor condição de fazer isso, mas Tony Romo talvez tenha. Por três quartos, mas enfim. Ainda assim, Miles Austin deve voltar, e o Dallas tem tudo pra conseguir jogar um jogo de placar muito alto contra o Patriots, que vai ter sua defesa sem Jerod Mayo, sem Leigh Booden e provavelmente sem Vince Wilfork também. O ataque do Patriots é melhor porque tem Tom Brady, mas se o jogo acabar sendo de placar muito alto, eficiência na red zone será importante, e ai a melhor defesa do Dallas vai levar a vantagem. Essa é minha aposta de zebra pra semana. E eu sei que escolhi os times de Romo, Manning e Smith pra vencerem essa semana, mas eu juro que não tenho tara por QBs bipolares.

(Tangente rápida: O quão engraçado seria se o Lebron realmente fosse para a NFL, mas decisisse ser o Wide Receiver do Cowboys? Isso traria uma cacetada de histórias interessantes: O Dallas teria um WR sobre-humano pro Rob Ryan poder provocar o Megatron (e levar mais 100 jardas e 2 TDs no quarto período na fuça); seria o jogador mais odiado em toda a história da NBA por desertar da Liga (Ah, espera, ele provavelmente já é); a cidade de Cleveland explodiria quando ele pegasse 2 TDs, 130 jardas e desse uma enterrada na cabeça do Joe Haden contra o Browns; e o Dallas seria um time que seria dominante durante os três primeiros períodos mas jogaria com 9 jogadores no quarto período, com direito a uma rivalidade Romo vs Lebron para ver quem sumia melhor nos momentos decisivos até o Dallas receber uma falta por 10 homens em campo. Venha para a NFL, Lebron, estamos te esperando!)


Vikings ganha do BEARS
O Vikings é um bom time preso em uma espiral de desgraça que tem problemas em algumas posições chaves e por isso parece pior do que é de verdade. Mas eles tem uma defesa sólida, o Jared Allen vai bater o recorde de sacks nessa partida contra isso que chamam de linha ofensiva do Bears(não pra uma partida, pra temporada inteira) e o Adrian Peterson, se tocar na bola o que deveria estar tocando desde o começo do ano, vai totalizar 200 jardas e 3 Touchdowns. Ah sim, ajuda o fato da secundária do Bears estar tão ruim, mas tão ruim que o time decidiu trocar seus safetys do nível "fome" para os do nível "vontade de comer". E pensar que o Celo acha o Bears melhor que o Lions...


JETS ganha do Dolphins
Quando o Jets perde três jogos seguidos, está enfrentando sua maior crise desde a chegada do Rex Ryan e está tendo seus próprios jogadores reclamando uns dos outros, o time enfrenta o Dolphins, com Matt Moore de titular, em casa, em rede nacional (Monday Night) depois que o Brandon Marshall disse que vai ser ejetado da partida no segundo quarto. Eu juro que o cara que monta esse calendário é torcedor do Jets.

2 comentários:

  1. Alguma dica de quais jogos assisti as 14 e 16 horas?

    ResponderExcluir
  2. Niners e LiOns as 15h e Pats vc Dallas as 18 sao os melhores jogos no papel

    ResponderExcluir