Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Promoção especial comemorativa - NBA

UPDATE: Devido ao grande número de pessoas que estão enviando ou pedindo mais tempo para montar seus times nesse especial, vamos prolongar o prazo para o envio dos times até o dia 31 de outubro!! Então continuem enviando que estamos recebendo uns times muito interessantes no processo.

Btw, o host do podcast Overtime, do qual eu participo com alguma frequência, manifestou interesse em fazer um podcast especial sobre essa promoção comigo e com o vencedor para falar sobre o time e algumas curiosidades desse processo. Então fica a dica para quem tiver interesse!

--------------------------------------------------------------------------------

Algum tempo atrás, eu disse no nosso twitter que assim que chegasse aos 1000 seguidores, eu iria aproveitar a deixa para fazer um pequeno jogo aqui no blog. Esse jogo iria envolver NBA e teria como prêmio ao vencedor um livro sobre, naturalmente, NBA, já que é o tema da brincadeira. Na verdade isso não passa de uma desculpa para fazer algo que eu queria há muito tempo. Então vamos começar o quanto antes.

E se você não gosta ou não acompanha NBA, não fique triste, tem uma semelhante de NFL para acontecer em alguns meses (provavelmente ao final da temporada), então não desanime. Sem mais delongas...

--------------------------------------------------------------------------------

Catastrophe Rule e o Draft de Emergência


Pouca gente sabe, mas na NBA, existe uma "Catastrophe Rule", uma regra de emergência caso aconteça alguma coisa desastrosa - uma catástrofe mesmo - com algum dos times, por exemplo um acidente de avião, como o famoso caso do Manchester United em 1958, da Universidade de Marshall em 1970 (btw, se você nunca assistiu We Are Marshall, vale a pena), ou até mesmo o que quase aconteceu com o Los Angeles Lakers em 1960, quando um DC3 que transportava o time de volta após um jogo diário em Saint Louis sofreu uma pane no motor com jogadores como Hot Rod Hundley e Elgin Baylor a bordo e quase caiu, até que o piloto conseguiu heroicamente fazer um pouso de emergência em uma plantação de milho para suavizar o impacto. Por essas e outras, a NBA criou essa Catastrophe Rule, para ter as diretrizes de como proceder em um caso semelhante.

Essa regra é simples: caso aconteça algo semelhante e um time se "perca", para usar um termo macabro, a NBA imediatamente convocaria um Draft de Emergência, onde cada time poderia proteger quatro ou cinco jogadores e o time que estivesse draftando poderia escolher qualquer outro jogador - semelhante a um Draft de Expans ão, mas com menos proteções. Além disso, essa equipe também ganharia a 1st pick do próximo Draft ALÉM da sua própria pick. Felizmente, essa regra nunca teve que ser usada porque nunca aconteceu algo semelhante na NBA.

Até agora, porque nosso concurso/promoção/jogo/whatever vai se utilizar dessa regra.

As regras são simples: eu estou criando uma nova franquia da NBA em honra ao falecido Seattle Supersonics e ao Kentucky Colonels (2x campeões da ABA), colocando esse time em Kentucky com o nome de Kentucky Supersonics, porque aparentemente a NBA está louca para manter Seattle como um mercado "livre". E a volta do Supersonics para a NBA, depois da forma trágica como acabou o primeiro, vai se dar através do nosso Draft de Emergência. Em outras palavras, cada um dos 30 times da NBA vai proteger exatamente cinco jogadores (já chegaremos nisso) e todos os demais estarão disponíveis para serem draftados para esse novo time. E eu estou procurando o GM que vai me ajudar a dar nova vida a essa franquia, e o escolhido será aquele que realizar o melhor Draft e montar o time mais promissor para nossa nova Franquia. 

Então basicamente, é isso que eu quero de vocês: Dados os jogadores que serão protegidos pelos 30 times da NBA, eu quero que vocês me montem um elenco com 12 jogadores para ser o Kentucky Supersonics do futuro. Simples assim. É claro, para isso vocês terão que seguir algumas regras e estar de olho em alguns critérios, então vamos a eles.

As regras

1. Qualquer jogador sob contrato pode ser draftado, não importa quem seja - calouro, veterano, All Star, qualquer jogador que não tenha sido protegido pode ser escolhido. No entanto, só podem ser draftados jogadores que estão sob contrato atualmente com algum time da NBA, ou seja, não podem ser escolhidos jogadores que estão atualmente na Europa (por exemplo, draft rights do Lucas Nogueira ou Nikola Mirotic) ou que são Free Agents. Isso é válido até o dia de hoje, 11 de Setembro. Então qualquer tipo de jogador a ser assinado, dispensado ou afins depois do dia 11 de Setembro não será válido, contará seu status nesse momento e não seu status futuro.

2. Qualquer jogador draftado vai para o Sonics com exatamente o mesmo contrato, em termos de duração, valor, team/player options, direitos sobre Free Agent restrito, que seja. Para padronizar, usaremos o Sham Sports  e sua ótima página como a base de dados para contratos e salários. 

3. O piso salarial não se aplicará ao Sonics, então não precisam se preocupar em atingir os 52M em salários para essa temporada, é totalmente opcional. No entanto, o time estará sujeito ao salary cap (58.7M para 2014) e ao luxury cap (71.7M para 2014) como qualquer outro time da Liga, então tenha isso em mente na hora de montar seu time. 

4. Você não pode pegar mais do que dois jogadores de um mesmo time, senão é muito danoso para essa equipe. Até dois jogadores de um certo time é permitido, mais do que isso não.

5. Cada time irá escolher apenas 12 jogadores e não 15, que é o limite do elenco da NBA moderna. 

E são apenas essas as regras. Com base nelas, vocês irão me mandar o seu time de 12 jogadores para eu avaliar, através dos seguintes critérios...

Critérios de avaliação


Queria deixar claro que não existe UM critério de avaliação para esse tipo de coisa. Cada time provavelmente vai ter uma proposta diferente, então cada caso terá que ser avaliado individualmente e com pesos diferentes para cada critério. Mas aqui vão alguns dos pontos mais importantes na hora de avaliar esses elencos.

1. Pense como um GM. Cada escolha de Draft (mesmo esse sendo diferente) é um ativo, e portanto é sempre importante maximizar o valor que você vai colocar no time com esses 12 jogadores. Você tem bons jogadores jovens que podem eventualmente evoluir? Você tem jogadores em bons contratos que podem virar moedas de troca no futuro? Você possui algum ativo que possa, digamos, ser trocado perto da trade deadline para um contender e te trazer ativos de volta (ou seja, pense em termos de valor de troca)? Sempre é importante pensar em termos de valor.

2. A questão salarial é importante, mas não precisa ficar obcecado. A próxima classe de Free Agents é excelente, mas nenhum bom Free Agent vai jogar em um time que acabou de ser criado. Manter espaço salarial sempre é importante porque da para trazer alguns jogadores complementares mesmo se você jogar na China (Al Jeff não acabou de ir para Charlotte?) ou para eventualmente fazer alguma troca para absorver salário e ganhar escolhas extras de draft, mas não adianta obcecar em abrir espaço salarial e esquecer do resto, afinal o valor desse espaço é limitado para um time novo e em construção.

3. Kentucky é um mercado pequeno, e não tem um time de basquete desde 1976. Ou seja, sua cota de televisão não vai ser alta, seu time não vai ter muito dinheiro e não vai ter uma torcida fiel e apaixonada, pelo menos no curto prazo. Como seu time vai ajudar nessas questões? Um time com uma identidade, ou com um jogo particularmente divertido, ou com alguns jogadores carismáticos (dentro e/ou fora de quadra) pode ser um passo importante para atrair torcida e aumentar suas receitas, ou ent ão gerar uma identificação maior com a cidade.

4. Pense no médio e longo prazo. Quais desses jogadores podem contribuir daqui a mais tempo? Como ganhar mais recursos para o futuro? Não adianta lotar seu time de jogadores caros e contratos horríveis que irão dificultar suas manobras futuras. Não adianta pegar vários bons veteranos e montar um bom time se todos eles vão expirar em 2014 e te deixar sem nada. Alguns veteranos podem ser úteis, mas nem sempre.

5. Como os jogadores e personalidades dos jogadores escolhidos vão se combinar? Se você encher o time de jogadores jovens e imaturos, vai ter alguém no grupo que lidere por exemplo e de um ambiente mais profissional ao vestiário? Nada afasta mais torcida do que um time disfuncional e egocêntrico. Ao mesmo tempo, como eles vão se combinar dentro de quadra? Seu tipo de jogo é o ideal para jogarem juntos? Seus jogadores que se desenvolverão terão condições ideais em quadra?

6. Seu time não tem que vencer imediatamente - na verdade, ele com certeza não vai fazer isso - mas também não precisa ser uma atrocidade histórica como o Bobcats dos últimos anos. Lembre-se também de que não adianta pegar um monte de jogadores jovens e com potencial se não tiver minutos para todos eles no time. É importante equilibrar isso com o ponto 4.

Esses são alguns dos fatores que eu irei considerar quando olhar para cada roster que me mandarem. Provelmente tem mais alguns que não estou recordando agora, e alguém pode pensar em outros na hora de montar o seu time, então não se prendam por isso e sejam criativos. Essas são só algumas dicas mesmo.

Forma de envio


PAra participar, tudo que você tem que fazer é seguir nosso twitter (ok, mentira, não precisa, mas seria legal) e mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o assunto "Concurso NBA" - os emails serão redirecionados automaticamente para uma pasta especial pelo título, então se não tiver esse título, ele não será direcionado e não será lido. 

No corpo do Email, tudo que PRECISA conter são os nomes dos 12 jogadores, se possível de forma organizada para facilitar minha vida. Se quiser, você pode incluir um texto (quantas linhas quiser) explicando um pouco seu raciocínio e plano para a equipe. IMPORTANTE: Seu email não PRECISA possuir nenhuma linha de explicação, mas todos os times serão avaliados de acordo com meu critério e meu ponto de vista, então é possível que algo que você tenha pensado ao montar seu time me escape quando eu for olhar seus jogadores. Uma explicação que me ajude a olhar algum ponto em especial pode evitar que eu deixe escapar alguma parte do seu raciocínio, então se quiser estar certo de que isso não vá acontecer, coloque algum texto junto. 

Todo mundo terá um mês para enviar seus times - ou seja, até o dia 11 de Outubro - para o email indicado, e cada pessoa só terá direito a um email. Se eu receber mais de um email da mesma pessoa, vou considerar apenas o primeiro recebido e ignorar o segundo. A ordem do envio dos emails é irrelevante para a avaliação final dos times, mas pode ser usada como critério de desempate caso duas pessoa enviem o mesmo time e eu tenha que decidir entre os dois. 

Ganhando o prêmio


O vencedor será anunciado lá pro dia 15 de Outubro, sem uma data definida ainda. Vai ter um post com o time e o eventual texto do vencedor, uma explicação minha, e duas outras menções honrosas. O vencedor será notificado por email (o email usado para enviar o time) e terá 10 dias para entrar em contato para determinar o prêmio e a forma de entrega, e se passar desse prazo, o prêmio irá para o segundo colocado.

O prêmio em si será um livro dos muitos de NBA que eu vivo comentando aqui e no twitter: The Book of Basketball, Golden Boys, Breaks of the Game, Tall Tales, e por ai vai. Tem uma lista bem grande, e o vencedor poderá escolher posteriormente qual ele preferir. A forma de entrega e todos os detalhes serão combinados com o vencedor, posteriormente.

Vale citar que todos esses livros são em inglês, então a encomenda pode demorar até dois meses, portanto peço paciência a quem eventualmente ganhar.

Jogadores protegidos


Como eu disse, nesse Draft de Emergência, cada time pode proteger exatamente cinco jogadores. A lista desses cinco jogadores está abaixo, por time. Logo, se algum jogador está hoje (11/9) sob contrato com um time da NBA (pelo Sham Sports) e seu nome NÃO está nessa lista, ele está disponível para seu time.

Atlanta Hawks: Al Horford, Paul Millsap, Jeff Teague, Dennis Schroeder, Lou Williams.
Boston Celtics: Rajon Rondo, Avery Bradley, Jeff Green, Kelly Olynyk, Jared Sullinger
Brooklyn Nets: Kevin Garnett, Brook Lopez, Deron Williams, Paul Pierce, Andrei Kirilenko
Charlotte Bobcats: Al Jefferson, Gerald Henderson, Cody Zeller, Kemba Walker, Michael Kidd-Gilchrist
Chicago Bulls: Derrick Rose, Joakim Noah, Jimmy Butler, Taj Gibson, Luol Deng
Cleveland Cavaliers: Kyrie Irving, Dion Waiters, Anthony Bennett, Tristan Thompson, Andrew Bynum
Dallas Mavericks: Dirk Nowitzki, Shane Larkin, Jae Crowder, Monta Ellis, Shawn Marion
Denver Nuggets: Ty Lawson, Kenneth Faried, Danillo Galinari, Wilson Chandler, Evan Fournier
Detroit Pistons: Josh Smith, Greg Monroe, Andre Drummond, Kentavious Caldwell-Pope, Brandon Jennings
Golden State Warriors: Stephen Curry, Klay Thompson, Andre Iguodala, Harrison Barnes, Andrew Bogut
Houston Rockets: James Harden, Dwight Howard, Omer Asik, Chandler Parsons, Jeremy Lin
Indiana Pacers: Paul George, Roy Hibbert, David West, George Hill, Lance Stephenson
LA Clippers: Chris Paul, Blake Griffin, DeAndre Jordan, JJ Reddick, Jamal Crawford
LA Lakers: Kobe Bryant, Pau Gasol, Steve Nash, Wes Johnson, Chris Kaman
Memphis Grizzlies: Marc Gasol, Mike Conley, Tony Allen, Zach Randolph, Mike Miller
Miami Heat: Lebron James, Dwyane Wade, Chris Bosh, Ray Allen, Shane Battier
Milwaukee Bucks: Giannis Antetokounmpo, Ersan Illyasova, OJ Mayo, Larry Sanders, Brandon Knight
Minnesota Timberwolves: Kevin Love, Ricky Rubio, Nikola Pekovic, Derrick Williams, Shabazz Muhammad
New Orleans Pelicans: Jrue Holiday, Anthony Davis, Eric Gordon, Tyreke Evans, Ryan Anderson
New York Knicks: Carmelo Anthony, Tyson Chandler, Iman Shumpert, Ray Felton, JR Smith
Oklahoma City Thunder: Kevin Durant, Russell Westbrook, Serge Ibaka, Jeremy Lamb, Reggie Jackson
Orlando Magic: Tobias Harris, Victor Oladipo, Mo Harkless, Nikola Vucevic, Aaron Afflalo
Philadelphia 76ers: Nerlens Noel, Evan Turner, Michael Carter-Williams, Thaddeus Young, Lavoy Allen
Phoenix Suns: Goran Dragic, Alex Len, Archie Goodwin, Eric Bledsoe, Marcin Gortat
Portland Trail Blazers: Damien Lillard, Nicholas Batum, Thomas Robinson, LaMarcus Aldridge, CJ McCollum
Sacramento Kings: Ben McLemore, DeMarcus Cousins, Patrick Petterson, Greivez Vasquez, Marcus Thornton
San Antonio Spurs: Manu Ginobili, Tim Duncan, Tony Parker, Tiago Splitter, Kawhi Leonard
Toronto Raptors: Kyle Lowry, Jonas Valanciunas, DeMar DeRozan, Rudy Gay, Terrence Ross
Utah Jazz: Enes Kanter, Derrick Favors, Trey Burke, Gordon Hayward, Alec Burks
Washington Wizards: John Wall, Bradley Beal, Otto Porter, Nene, Trevor Ariza

Dúvidas


Qualquer dúvida, peçø que deixem nos comentários porque também pode ser a dúvida de outra pessoa, e assim fica para todos verem.

Boa sorte a todos!

6 comentários:

  1. Sensacional. Impossível eu não participar. Mas vai ser osso porque quase todos os role-players de valor que eu imaginei estão protegidos...

    ResponderExcluir
  2. Como vamos proceder em relação ao 76rs que não assinou ainda com seus rookies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei ambos na lista de "protegidos" para evitar esse tipo de problema (e para nao dar ao Sixers uma vantagem injusta)

      Excluir
  3. muito boa a iniciativa!

    to em 26 jogadores, faltam 14 cortes no elenco ainda hahaha

    ResponderExcluir
  4. Poxa. Mas quais os elencos atuais. Onde pego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No link onde ta escrito "Sham Sports" tem os times completos

      Excluir