Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

New Power Generation

Antes que alguém entenda errado, o título do post de hoje é uma apologia ao mangá de basquete Slam Dunk, e não ao cantor Prince.

Troco uma camisa do TM Warning por essa da foto

E o inevitável aconteceu, o Boston Celtics foi eliminado pelo Miami Heat no que muita gente tá chamando de o fim do Celtics. Eu falei muito (muito mesmo) dessa série ao longo da dita cuja porque era a que atraia mais interesse, mais grandes nomes do basquete e também mais rivalidade. Eu falei muito já sobre como o Celtics perdeu essa série, por exemplo aqui e aqui, dos problemas que o Celtics vinha enfrentando e de como o Heat tirou vantagem disso.

 Ontem, no jogo cinco, o Boston jogou bem, dominou a maior parte do jogo, conseguiu superar quase todas suas dificuldades tirando aquelas além do seu controle (Leia-se a perna do Shaq e o braço do Rajon Rondo) e perdeu, simplesmente, porque um time tem Lebron James e Dwyane Wade e o outro não. Mais do que outra coisa, talento individual decidiu essa partida: No final do jogo, sem o seu armador, o Boston não conseguiu armar jogadas, forçou arremessos e não conseguiu cestas. O Heat, que não tem um armador, não conseguiu criar jogadas, colocou a bola na mão do Lebron, que também forçou arremessos... que cairam, foram 10 pontos seguidos pra ele e junto à performance incrível do Wade os dois levaram o Heat à vitória. O Boston vai falar que teve a troca do Kendrick Perkins, que o Shaq e o Rondo estiveram machucados, mas lesões e trocas idiotas fazem parte do jogo, todo time está sujeito a elas quando entra em quadra. As lesões, a troca, essas coisas aconteceram e atrapalharam, mas como um time que está sujeito a isso ele tem que saber extrair o melhor do que lhes sobra para um jogo. E nessas circunstâncias, o Miami Heat foi o melhor time da série, jogou muito bem, contou com ótimas atuações das suas duas estrelas e mereceu avançar à final.

E com esse, o trio de times idosos que dominaram a NBA em tempos recentes está fora do campeonato: San Antonio Spurs, Los Angeles Lakers e, claro, Boston Celtics.

Pra se ter uma ideia melhor de como esses times foram dominantes, basta citar que, à excessão de 2006, esse é o primeiro ano desde 1999 (!!) que o campeão do Oeste não vai ser nenhuma das duas equipes! O Spurs ganhou em 99, 2003, 2005 e 2007,  e o Lakers em 2000, 2001, 2002, 2004, 2008, 2009 e 2010. Nesse período, o Spurs ganhou quatro títulos e o Lakers cinco. É inegável que esses foram os dois maiores bichos papões da década, times sólidos, com uma base semelhante e que com o tempo foram fazendo da sua experiencia mais uma arma mortal. O Celtics é novo nesse patamar, o time só foi montado em 2008, mas duas Finais, um título e um playoff sem Kevin Garnett onde deram muito trabalho pro eventual campeão de Conferência Magic não é um resumo que deixe de colocar medo, até porque o time pode jogar junto há pouco tempo mas seu núcleo, o Big Three, era formado por jogadores rodados e experientes.

Mas em 2011, as coisas parecem diferentes. O Grizzlies, nova força do Oeste (é sério!), eliminou o Spurs com autoridade na primeira rodada. O Lakers foi varrido na segunda. E o Celtics acabou de tomar 4-1, sendo dominado a maior parte da série, contra o Miami Heat. A experiencia pareceu estar distante desses times ao longo das séries: pelo contrário, em muitos momentos pareciam um bando de pirralhos perdidos, sem achar uma solução pros problemas. E como muitos viam as temporadas de Celtics e Spurs como as últimas chances dos seus elencos de um título, e como o Phil Jackson talvez aposente, muitos estão falando (com algum exagero) que esses três times veteranos, com jogadores veteranos e históricos como Tim Duncan, Manu Ginobili, Kobe Bryant, Kevin Garnett e Shaquille O'Neal, estão saindo do topo das suas conferências, sem grandes chances de uma volta por cima. E, simbolicamente, a eliminação desses times representa a passagem de tocha da geração antiga para a geração atual.

Claro que descartar esses três times é um exagero, mas o fato é que eles estão em decadência a cada ano pela sua idade e de repente a NBA parece estar começando a ser dominada por uma geração mais nova. O Miami Heat, que tratorizou o Celtics, é liderado por duas superestrelas no seu auge, Lebron e Wade. O Grizzlies é um time jovem, em evolução, e que se o Zach Randolph mantiver a boa forma pode brigar por título seriamente por mais vários anos. O Thunder é uma aberração cujo quarteto principal tirando o Perkins tem média de 22 anos de idade. O Bulls é outro time jovem com o MVP mais jovem da história da Liga e que ainda tem muito a evoluir. O Hawks não é necessariamente um time novo, mas também não é velho, ainda tem bons jogadores jovens se desenvolvendo como Al Horford e Jeff Teague. Ou seja, os principais times dos playoffs dessa temporada são times jovens, com estrelas ainda em evolução ou no seu auge, e que podem dominar a Liga por anos a fio (tirando o Hawks... foi mal, mas não da pra levar esse time a sério).

Curiosamente, o time veterano que está estragando a brincadeira dos pirralhos é justamente o Dallas Mavericks, único time do Oeste a quebrar a hegemonia Lakers-Spurs desde 1999 (No caso, em 2006, quando perdeu a final para o... Heat). Tirando o Dirk Nowitzki (Cujo auge parece que não vai passar nunca), o Roddy Beaubois (Que ta só começando) e talvez o Tyson Chandler, todo mundo no time já passou entre dois a dez anos do seu auge. É um time cheio de velhotes, que as vezes deixam a desejar na parte física, mas também é o time que mais tem conseguido fazer uso da sua experiencia contra os outros times. A defesa do time é muito forte, o Dirk Nowitzki é uma superestrela, o time teve tempo pra descansar desde a varrida sobre Los Angeles e vem forte pra tentar chegar a mais uma final.

Eu sei que no mundo do basquete existe muito saudosismo. Muita gente que viu jogadores com Larry Bird, Magic Johnson, Michael Jordan, Hakeem Olajuwon, Karl Malone, ou mesmo Shaq, Kobe, Duncan e Garnett no auge, as vezes prefere ficar lembrando desses jogadores do que aproveitar o que a gente tem hoje. Talvez as décadas de 80/90 tenham sido as décadas de ouro do basquete, mas isso não quer dizer que a gente não tenha jogadores interessantes hoje em dia, empolgantes, que valha a pena acompanhar e torcer. Esses playoffs estão tentando jogar na nossa cara (talvez eles estejam errados, talvez não...) justamente que esses times de velhotes estão ficando pra trás, que a nova geração ta tomando conta da NBA. Estrelas como Kevin Durant, Lebron, Chris Paul, Derrick Rose, Rudy Gay, Deron Williams, Dwight Howard, Dwyane Wade, estão tomando seu lugar na Liga, os times montados com jogadores jovens estão crescendo, enquanto os times velhos e experientes que por tanto tempo dominaram a Liga estão começando a sentir o peso da idade. Não tem nada de errado em ficar triste pela aposentadoria do Shaq, pelo fim da Era Phil Jackson em Los Angeles, pela decadência dos times de craques como os que eu citei antes, eu mesmo sei que vou chorar feito uma mocinha quando o Steve Nash aposentar. Mas o que a gente não pode é deixar esse saudosismo impedir a gente de aproveitar as coisas boas que temos agora: Os arremessos do Durant, as enterradas do Blake Griffin, o Rose fazendo miséria, etc. Porque a verdade é que essa geração já ta aí, batendo na porta, pronta pra entrar e assumir seu lugar. E depois de ver Grizzlies e Thunder, duas novas potencias, jogando três prorrogações insanas, eu garanto que vocês não vão querer perder isso.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o post.
    Vi o final de carreira do Magic e do Bird, vi o auge de todos jogadores do "Dream Team", e certamente essa geração é a que tem maior quantidade de talentos individuais.
    Além dos citados, acrescentaria o Brandon Roy, brilhante jogador cuja carerira agora é uma incógnita, mas que não fica a dever em nada a qualquer estrela da NBA.

    ResponderExcluir