Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Preview: Baltimore Ravens at Pittsburgh Steelers


Ravens e Steelers se preparam para o choque de sábado

Tudo que precisava ser dito pra alguem precisar assistir esse jogo ja foi dito. Dito por Ray Lewis, MLB do Ravens, após a vitória sobre o Chiefs: Vai ser a Terceira Guerra Mundial! Por uma brincadeira do destino, as duas semifinais da AFC vão ser entre times da mesma divisão, no caso Ravens e Steelers da AFC North e Pats e Jets da East. Mas muito mais legal do que isso, são times que tem uma rivalidade muito forte recentemente (Os recentementes dos dois times são diferentes) e que se odeiam. O Ravens e o Steelers ja faz varios anos que não se suportam, dois times que jogam muito fisicamente e sempre saem umas pancadas geniais nesses confrontos, muitas brigas, xingamentos e confusão, e o que é legal é que por causa disso tudo todo mundo entra tres vezes mais ligado num jogo desses, não querem perder a todo custo, nem que percam o braço pra isso. Ja sobre a rivalidade Pats-Jets eu falo mais no preview desse jogo, mas tambem é divertida e ninguem no Jets cala a boca, ja levaram até bronca da NFL de tanto que tão falando antes desse jogo. MAs o que importa é que esse jogo vai ser um dos mais fisicos, brigados e até violentos dos playoffs, e vai ser em Pittsburgh, um dos estadios mais hostis de toda a Liga, o Pote de Mostarda, Heinze Field. Alem disso, são dois times com um estilo muito parecido: Defesas muito fortes e um ataque mais instavel, vai ser interessante ver como esse confronto via acabar. Na temporada regular se enfrentaram duas vezes, e as duas tiveram viradas no final ad partida: Na primeira, sem Ben Roethlisberger, o Steelers tomou a virada no ultimo minuto. No segundo, com Big Ben, um fumble forçado por Troy Polamalu virou o touchdown da vitória no finalzinho.

As chaves da partida para o Ravens:
O Ravens passou pelo Chiefs com uma defesa muito forte e um ataque equilibrado, inteligente e eficiente, controlou o relógio e forçou a defesa mais fraca do Chiefs a ficar em campo. Essa estratégia, porem, tem um problema para ser usada contra o Steelers: Os metaleiros tem uma defesa tão forte quanto, se não mais forte ainda, que a do Ravens. E ambas as defesas são excelentes, estão entre as melhores da NFL, na questão de forçar turnovers, tanto na secundária como na linha de scrimmage. De certa forma, dois times tão simétricos vão adotar planos de jogos possivelmente muito parecidos, e ai quem vai vencer é quem executar melhor dentro das quatro linhas. Vai ser um jogo com muita defesa, porque ambas as defesas são melhores que os ataques, e possivelmente vai ser um jogo de placar baixo. Mas isso a gente ja sabia. Como o Ravens pode melhorar suas chances na partida?

Primeiro que tudo, o time tem que cuidar bem da bola. A derrota que o Ravens sofreu pro Steelers no final da temporada no Heinze Field veio num fumble forçado pelo Polamalu, que veio livre da linha de scrimmage pra dar o sack no Joe Flacco e recuperar a bola ja no campo de ataque. O Polamalu foi, como eu disse mais cedo, um dos lideres em interceptações da NFL com sete, e por isso o Flacco vai ter que cuidar muito bem da bola. E a primeira chave pro jogo está aqui: a linha ofensiva de Baltimore. A linha ofensiva do Ravens é muito boa, mas o ótimo segundo anista Michael Oher sofreu  ano todo com uma lesão no tornozelo e teve sua mobilidade muito comprometida (Foi em cima dele que o Polamalu deu o sack no Flacco) e passou por momentos dificeis na temporada. Ele vai precisar estar em forma sabado, e o resto da linha tambem. O pass rush do Steelers é excelente, o James Harrison é um jogador extremamente perigoso (Em uns quinze sentidos diferentes) e a linha do Ravens não vai ter vida facil, mas se ela quer ganhar o jogo a primeira providencia que tem que tomar é dar um jeito de manter ao máximo a pressão longe do Joe Flacco, primeiro pra evitar possiveis fumbles ou até contusões no Flacco, e segundo pra evitar que o Flacco tenha que soltar a bola correndo. A defesa do Steelers é muito boa e cada primeira descida é crucial contra ela, e por isso voce tem que deixar seu QB tomar decisões com tempo, e tambem pra evitar um arremesso apressado e torto que acabe numa interceptação. Outra coisa importante da linha ofensiva é que o Ravens precisa forçar o jogo terrestre pelo meio. O Ray Rice é um RB que trabalha melhor escapando pelos lados e recebendo passes curtos, outra coisa que o Ravens deve explorar bastante, mas tambem é importantissimo que essa linha ofensiva consiga ajudar o Willis McGahee a arrancar umas jardas correndo pelo meio da linha pra reduzir as distancias que o Flacco vai ter que passar. É muito mais facil converter uma 3 pra 5 do que uma terceira pra dez, e contra uma defesa tão forte, quanto mais facil o ataque jogar, melhor. O Flacco viveu de passes curtos contra o Chiefs e fez isso muito bem, então a gente ja sabe que ele pode. Boa hora pro Todd Heap aparecer novamente.

Na defesa, eu acho que o Ravens não deve fazer nada alem do que costuma. Pressão no QB, deixar o Ray Lewis tomando conta da linha de scrimmage, e o Ed Reed voando na secundária como sempre. Alias, como o Ed Reed vai jogar vai ser importante: o irmão dele continua desaparecido e ele disse que vai jogar de qualquer jeito. Contra o Chiefs ele foi bem, mas vamos ver contra o Ravens. O Ravens tme que colocar pressão no QB pelo meio, porque o jogo terrestre ja é deficiente em vista das lesões multiplas na linha ofensiva do Steelers e assim voce evita que eles consigam fazer o mesmo com voce, isso é, abrir caminho pelo meio. Fora isso, o Ravens tem simplesmente que fazer bem o que eles fazem sempre. Defender, forçar turnovers, e de forma eficiente e equilibrada.

As chaves da partida para o Steelers:
O panorama da partida para o Steelers é exatamente o mesmo que pro Ravens: Jogo muito defensivo, muito pegado, placar baixo e cuidar bem da bola. As duas defesas são muito fortes e os ataques tem muito talento mas tem algumas dificuldades. Num jogo desses, o importante é explorar os pontos fortes do seu time e os pontos fracos do adversário. Eu dei sugestores pro Ravens ali em cima, e agora é a vez do Steelers, mas de forma geral o mesmo segue: Cuidar bem da bola, evitar turnovers, e nao disperdiçar chances. Isso inclui tambem o kicker e os especialistas, cada punt bem dado é uma redução na chance do outro time de pontuar. No entanto, só defender não vai adiantar de nada. O Steelers tem a mesma situação do Ravens: Não precisa fazer nada de muito diferente na defesa, apenas fazer o que sempre faz o melhor possivel: pressionar o adversário, fechar as saidas na linha de scrimmage e tentar forçar seus turnovers. O Steelers vai ter que tomar cuidado é quando estiver no ataque, porque como eu ja disse sua linha ofensiva é mais vulnerável devido às lesões. Corridas laterais, como jogadas de toss, ou passes laterais curtos podem ajudar a abrir um pouco a defesa do RAvens, mas pra isso funcionar eles vão ter que tirar o Ed Reed da linha de scrimmage, senão o time vai levar tackles e fumbles o jogo todo. A melhor jogada pra forçar o Reed a ficar na secundária é o slant rapido para o Mike Wallace pegar e sair correndo, o que ele tem feito muito bem recentemente. Se voce faz o Reed ficar preocupad com a cobertura do rapidinho do Wallace, voce impede que ele chegue tão rápido à linha de scrimmage para esses tackles.

Outra coisa que o Steelers tem que ter em mente é que ele é um QB que, apesar de ser capaz de jogar cadenciado e curto, tem como principal caracteristica a bola longa. Tudo bem, o Flacco tambem tem um canhão no braço, mas o Big Ben se sente muito mais confortavel lançando uma bomba do que um passe curto. O Heath Miller anda meio inconsistente e vai ser um alvo importante pro Big Ben nessas conversões curtas, mas o Ravens sabe que o Roethlisberger adora mandar foguetes e vai ficar esperto. Se o Big Ben insistir nos foguetes e jogar curto apenas como ultimo recurso, não como algo natural, vai virar um alvo facil demais pra defesa de Baltimore, principalmente porque desde que o Santonio Holmes saiu eles não tem um jogador que seja realmente uma grande ameaça nas bolas longas. O Wallace faz esse papel quando preciso, mas ele rende mais recebendo a bola em velocidade. Por isso é melhor que o Big Ben não insista nisso e aceite que ele vai ter que jogar a bola em media distancia - especialidade do Hines Ward - e com passes curtos. As vezes ele não se sente confortavel com isso, mas ele precisa entrar tendo isso em mente. Não é unico jeito de ganhar, o Big Ben é ótimo lendo defesas e se reparar que o SS do RAvens está vacilando ele pode acertar uma ou duas bolas nas costas dele, mas isso é um ajuste que voce tem que fazer durante o jogo. Antes do jogo começar, o que ele tem que ter em mente é que a base são os passes medios e curtos.



O Celo vai trazer assim que der o jogo do Bears e dos Seahawks, e eu volto mais tarde com Falcons vs Packers. Fiquem ligados!

Um comentário:

  1. Dá Steelers mano. Se os dois times não se destruirem amanhã, cada um deles tem 50% de ser campeão (momento clebermachado).

    Polamalu vai dar dor de cabeça pro time de Baltimore.

    ResponderExcluir