Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Resumo dos Wild Cards: sábado

Acabou a primeira semana do Wild Card, e foi uma semana muito boa. Tirando um jogo (Ravens vs Chiefs, pra minha decepção) foram todos jogos muito bons, com chances de decisão nos segundos finais, jogadores improvaveis explodindo e dando aos seus times a vitória. Eu falei sobre cada jogo individualmente e, embora eu tenha errado o resultado de tres dos quatro jogos (pé frio é apelido), o que eu escrevi em cada preview acabou sendo importante no jogo em si, e ai ao inves de lembrar que eu errei os palpites é claro que eu vou me gabar de ter acertado os planos de jogo, minha auto estima não permite o contrário. Mas vamos aos jogos e, mais legal do que isso, às surpresas.


O jogador mais feio da NFL foi o protagonista do melhor lance da rodada

 
New Orleans Saints 36 at 41 Seattle Seahawks
Preview pode ser lido aqui
Foi um dos jogos mais emocionantes, o mais ofensivo e talvez o mais divertido de toda a rodada dos playoffs. Levante a mão aqui quem esperava que esse jogo fosse ser tudo isso, independentemente do resultado. Mas por isso a NFL é tão legal, por isso eu amo tanto esse esporte, ninguem poderia prever que esse jogo ia virar o que virou, mas virou e eu me diverti demais vendo esse jogo com meu velho. Quando o jogo começou, eu acho que até mesmo o próprio Seattle tava pensando demais que não era páreo pro Saints. O kickoff inicial do Olindo Mare foi pra fora, e deixou o Saints começar na linha de 40 jardas. Depois do field goal do Garrett Hartley, a primeira posse de bola do Seahawks acabou numa interceptação depois que um passe curto do Matt Hasselback bateu na mão de um nervoso Ben Obomanu pra cair nas mãos do Jabari Greer. No final ad campanha, o Saints tinha aberto 10 a 0.

Eu eu não sei porque, se foi uma bronca do Pete Carroll na lateral, se o Hasselback deu uma comida nos companheiros ou se todo mundo achou que tava no inferno e portanto era melhor abraçar o capeta. O Seatle relaxou e começou a jogar com mais calma e a aproveitar o fator casa. Aproveitando de um kickoff ruim, o time começou a arrancar jardas com Marshawn Lynch e com passes curtos do Hasselback, até chegar ao touchdown pra John Carlson. Eu tinha dito no preview que o Seattle tinha que fazer exatamente isso, estabelecer um jogo terrestre pra abrir a defesa e jogar com passes curtos do Hasselback. Mas o que o Hasselback percebeu nessa descida é que o safety Roman Harper, jogando no lugar do lesionado Malcon Jenkins, estava jogando muito mal. Mesmo depois de mais um touchdown do Saints, dessa vez pelo chão com o ex-Seahawk Julius Jones, Hasselback voltou e conectou num passe de 40 jardas para Cameron Morrah, por cima justamente de Harper. Pra finalizar a campanha, um passe pra Carlson, adivinha em cima de quem? Roman Harper.

Nessa altura do campeonato, o Saints tava tentando estabelecer o jogo terrestre, mas para meu desagrado não fizeram isso com o Reggie Bush, e sim com Jones. Jones era um bom RB, mas eu realmente acho que eles teriam mais chance com o Bush correndo pras laterais e abrindo o meio do campo pro Drew Brees. Mas Jones teve boas corridas antes e o segundo TD do time, e decidiram deixar ele de corredor principal. Acontece que ele, na primeira corrida depois do segundo TD de Carlson, soltou a bola e o Seahawks ja recuperou em área de FG, que chutou e converteu. Novamente o ataque do Saints não deu em nada e a bola voltou pro Seahawks, e principalmente pro vovô Hasselback, que embora ninguem pudesse ver isso vindo, teve uma atuação sensacional. Qual foi a providencia da vez? Um passe magistral de 45 jardas para o touchdown do veterano Brandon Stokley. Novamente o Hasselback merece créditos não só pelo passe como pela sua incrivel leitura do jogo logo na segunda campanha do time. Porque o passe foi por cima justamente de Roman Harper, totalmente perdido no jogo. Mas Drew Brees, com apenas um minuto no relógio, conseguiu uma bela campanha que posicionou o chute de Hartley antes do final do primeiro tempo.

Quando um jogador que ja foi muito bom começa a declinar, seja por idade ou lesões, sempre fica aquele gostinho de que o cara ainda pode jogar como antes. O que é uma armadilha perigosa, vemos gente oferecendo contratos enormes pra jogadores que ja foram bons mas que claramente estão longe do auge, como se pudessem reverter à antiga forma e salvar a pátria. No entanto, ter um jogador desses por perto ainda rende seus beneficios, em determinados casos. Porque pra abrir o segundo tempo, Hasselback acertou outro passe magistral, dessa vez de 38 jardas e pro lado direito do campo, para Mike Williams, o seu quarto TD na partida. O Saints parecia perdido e o Seahawks só não fez mais um TD porque dentro do campo do Saints, Obomanu soltou uma bola facil na linha de 18 jardas numa terceira descida e o time se contentou com um field goal.

Depois de uma campanha fracassada pra cada lado, parece que Brees voltou disposto a ganhar a partida. Ele é muito bom e todo mundo sabe disso, mas teve alguns problemas em campo, embora tenha lançado muitos touchdowns tambem lançou muitas interceptações, mas pouca gente reparou que uma das fontes dele ter sofrido nessa temporada foi a queda de produção do Marques Colston. O time tem muitos alvos, eu acho o Lance Moore um dos WR mais subestimados da Liga, mas o Colston era o alvo de segurança, o possession receiver, como eles chamam, o cara alto e atlético que voce procura quando está apertado. E Colston, depois de um 2009 muito bom, não estava correspondendo. Mas Brees distribuiu bem o jogo para Robert Mecheam, Bush, Moore, até que o time chegou perto da end zone e Jones só teve o trabalho de entrar nela. Ainda tinha muito tempo no relógio, mas um drop de Mike Williams em outra terceira descida num passe facil de Hasselback deu a bola de volta ao Brees. Um FG apenas e a bola voltou ao Seahawks. Os Hawks ganhavam de 34 a 30 e a defesa do Saints tinha que começar a aparecer, o que não tinha feito o jogo todo. Eu disse no preview que o Saints tinha que colocar pressão no Hasselback, tendo ele um jogo bom ou ruim, porque tinha que colocar ele em situações de pressão pra lançar contra a forte secundária do Saints, que alias não foi bem. Mas no jogo todo, a defesa do Saints foi totalmente incapaz de fazer isso, o Hasselback teve muito tempo pra lançar a bola em 80% dos passes, e inspirado como ele estava (e que me fez ter saudades de quando ele fazia isso toda semana) era essencial que ele ñão tivesse tempo de pensar e achar alguem livre, de preferencia do lado do Harper. Mas nesse final de jogo, com o Saints precisando desesperadamente parar o ataque do Hawks, a defesa conseguiu sackar Hasselback e o time de New Orleans recebeu a bola.

Quatro pontos de diferença pra Brees é pouco, mas a linha ofensiva não ajudou e numa terceira descida um offensive holding forçou a bola a voltar pro Seattle. Quatro minutos no relógio e com tempos pra pedir, o Saints só precisava segurar o ataque terrestre, evitar uma primeira descida. Na primeira descida, no gain de Lynch. Na segunda, ele levou contato de tres jogadores pouco depois da linha de scrimage, mas não caiu. Levou outro tackle logo antes da linha de first down, mas não caiu. Continuou levando contato quando passou por ela, mas não caiu. Levou mais um tackle de Jabari Greer, mas empurrou o cornerback e seguiu correndo. Seus bloqueadores chegaram, Hasselback fez um bloqueio chave vindo la do inferno e Lynch levou uma corrida de 67 jardas pra dentro da End Zone, quebrando tackles, numa das maiores corridas que eu ja vi num campo de futebol americano. O video com os melhores momentos está mais abaixo, mas essa corida merece link próprio, aqui. A corrida praticamente selou a vitória de Seattle, os jogadores ja comemoravam na lateral, mas Brees fez eles lembrarem que o jogo ainda não tinha acabado, com uma campanha para o touchdown de Devery Henderson. O jogo dependia agora de um onside kick, mas Hartley fez um dos piores onside kicks da história da NFL, o Seahawks recuperou e ajoelhou na bola duas vezes pra selar a partida, numa das maiores zebras da história dos playoffs. Os atuais campeões derrotados pelo primeiro time da história a chegar aos playoffs com um recorde negativo. Não tem como nao amar isso na NFL. Os melhores momentos da partida podem ser vistos aqui, e agora Seattle vai a Chicago enfrentar o Bears.

O uniforme era diferente, mas o Antonio Cromartie
 tem um histórico de derrotar o Peyton Manning.

 
New York Jets 17 at 16 Indianapolis Colts
Preview aqui
O jogo foi exatamente o que todo mundo esperava, ou seja, a segunda rodada de uma partida de xadrez entre Peyton Manning e Rex Ryan. Foi um jogo de muita defesa, um jogo truncado e dificil, mas nem por isso menos emocionante. Só que, nessa revanche da final de conferência do ano passado, o vencedor foi outro.

O primeiro tempo foi dividido em duas fases: Um grande QB enfrentando uma grande defesa e um ataque mediocre enfrentando uma defesa mediocre. Mas as duas defesas levaram a melhor aqui. A pressão, as mudanças de marcação, e a falta de alvos fizeram Peyton Manning ficar quietinho no ataque, conseguindo jardas mas sem ameaçar. Do lado da defesa o Jets fez tudo certinho, nao deixou Manning estabelecer um ritmo e contou com um Reggie Wayne completamente anulado pelo Darrelle Revis. Mas no ataque, o Jets fez tudo errado: Não conseguiu estabelecer o jogo terrestre direito e o Mark Sanchez é muito ruim, o time não conseguiu controlar a bola nem chegar perto de dar medo no time do Colts. O jogo tava travado nisso, a bola não parava nas mãos de ninguem, e parecia que tudo ia acabar empatado. Mas acontece  que o problema de enfrentar o Manning é que se voce faz tudo direito 40 vezes e da brecha uma vez, voce vai pagar. Depois de varios passes curtos, pressão, corridas e bolas pra fora, ele acertou um passe maravilhoso de 57 jardas pro Pierre Garçon no meio de dois defensores pra touchdown. O Jets pareceu acordar com isso e teve uma boa chance de empatar a partida: Ladainian Tomlinson e Santonio Holmes lideraram um ótimo drive do Jets, que chegou a ter uma 1 pra 10 na linha de 19 do Colts. Mas ai o Mark Sanchez mostrou que realmente é ruim, errou um passe pra um Dustin Keller livre, depois teve que se livrar da bola por causa da pressão, e enfim, na terceira descida, depois do Keller ter atravessado todo o campo completamente livre, ter pedido a bola, feito uma dancinha, mandado sms pra namorada e dado uma cochilada, Sanchez finalmente resolveu passar pra ele, bem quando a marcação chegou. Resultado? Uma interceptação dentro da End Zone que nao só evitou que o Jets ganhasse pelo menos tres pontos, como tambem deu mais uma chance a Manning, chance essa que a defesa tirou. Os times foram pro vestiário com o Colts ganhando de 7 a 0 em um lance de genialidade de Manning.

Mas parece que o Jets entendeu o recado que eles mesmos deram na campanha final deles no primeiro tempo: Forçar pelo chão e tirar o máximo possivel a bola das mãos do Mark Sanchez era a formula pra eles ganharem. Na campanha inicial do time no terceiro quarto, foram oito corridas e apenas dois passes (um incompleto), campanha que terminou com um TD de uma jarda do LT. Alem do TD de empate, o Jets aproveitou pra controlar o relógio, só essa campanha durou cinco minutos, deixando Manning sentadinho no banco. Mas quando o Colts voltou a campo, foi justamente o jogo terrestre do time quem levou o time pra frente, ajudado por dois passes certeiros de Manning. Mas numa 3 pra 2 jardas, novamente o Colts apelou pro jogo terrestre e perdeu, e assim ficou apenas com um field goal. Mas agora o Jets ja sabia o que fazer, e saberiam a mais tempo se tivessem lido meu blog: Muito jogo terrestre com LT e Shonne Greene, e fazer o Sanchez tocar na bola o menos possivel e, quando tocar, apenas com passes curtos quando a defesa se aproximar demais da linha de scrimage. Essa segunda campanha tirou quase DEZ MINUTOS do relógio, e terminou em mais um touchdown do LT. Mas o jogo terrestre do Colts novamente apareceu, inclusive numa 3ª pra sete jardas no meio de campo, e Manning fez um lançamento chave de 20 jardas pro Pierre Garçon, que mais uma vez apareceu muito bem contra o Jets. Mas dessa vez o colts exagerou, e em outra 3ª pra sete tentou correr e nao conseguiu, chutando um FG. O Jets recebeu a bola de volta e nao conseguiu nada em tres jogadas, sendo obrigado a chutar. Mesmo com uma falta idiota do Colts, que acertou o punter e gerou uma primeira descida pro Jets, nao adiantou nada e o time devolveu a bola pro Manning com dois minutos e meio no relógio. O time chegou na linha de 32 do Jets, mas Manning foi incapaz de completar o passe na terceira descida e entrou em campo o lendário Adam Vinatieri pra chutar o FG da virada. Claro que ele acertou, ele acerta FGs decisivos até dormindo, e o jogo virou pra 16 a 14 com um minuto no relógio. Com Mark Sanchez, poderia ser bastante, mas quem apareceu desas vez foi outro heroi improvavel: Antonio Cromartie, que retornou o kickoff até o meio do campo. E ai o tão criticado Mark Sanchez apareceu. Foi um passe pra Braylon Edwards (Ok, uma pedrada, mas foi completo), depois um passe curto no qual Holmes se virou muitio bem e depois, ja em FG range, um balão que Edwards voou pra pegar e colocar Nick Folk na posição de chutar FG, o que ele fez no ultimo segundo pra ganhar a partida. Se no primeiro tempo o Jets parou Manning com sua defesa, no segundo tempo ela o parou com o ataque: Controlou o relógio, deixou o QB sentado no banco de reservas e só deu ao Colts TRES campanhas ofensivas em todo o segundo tempo, o que fez toda a diferença! O Jets nao jogou um grande jogo, mas jogou com inteligencia e saiu com a vitória. Agora é contra o Patriots, em Foxborough. Depois de parar Manning, será Ryan capaz de parar Tom Brady? Não temos porque dizer que não, mas eu duvido. Mais um jogão. Os melhores momentos de Jets e Colts podem ser vistos aqui.

Amanha trago os jogos de domingo.
 

2 comentários:

  1. CHUPA, MANNING! E o jogo dos Seahawks foi o melhor da rodada, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha quase marcado de ir jantar com um amigo na hora do jogo proque achei que ia ser chato pacas. Mas desmarquei e vi o jogo. Melhor coisa que eu fiz no final de semana haha

    ResponderExcluir