Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Preview: Green Bay Packers at Atlanta Falcons


"E ai, quando é a nossa vez?"

Ano passado, eu coloquei o Falcons como meu candidato ao Super Bowl pela NFC, seguido de perto pelo Saints. Achava que o time tava pronto pra dar um passo alem do que tinha feito em 2008, quando foram aos playoffs liderados pelo calouro Matt Ryan. Mas o ano nao deu muito certo pra eles: A defesa não ficou saudavel, a secundária teve problemas, Michael Turner perdeu boa parte da temporada machucado e o próprio Matt Ryan perdeu alguns jogos por lesão, e ai eu esqueci que tinha apostado no Falcons em primeiro lugar e lembrei a todos que eu tinha falado no Saints tambem. Mas esse ano o Falcons mostrou uma evolução enorme em relação ao passado: Matt Ryan virou um dos QBs mais decisivos da NFL, Michael Turner voltou a jogar como antes, Roddy White mostrou pra todo mundo que ta pronto pra entrar na conversa do melhor WR da Liga, e a defesa tambem melhorou muito seu jogo em relação ao ano passado, principalmente com a chegada de Dunta Robinson. Tudo bem, o time ainda poderia usar um outro WR confiavel ou um safety mais intimidador, mas ja ta bom, bom o suficiente pra terminar a temporada com a melhor campanha da NFC. Mas como todo mundo que acompanha NFL sabe - ou deveria saber- temporada regular é uma coisa e pós temporada é outra. Esses dois times se enfrentaram na temporada regular e o Falcons levou a melhor, mas foi um jogo apertado e decidido só no final. Espero que seja mais um desses.

As chaves da partida para o Falcons:
O Falcons tem um time muito completo, mas que sabe jogar como um time, o que eu as vezes cobro de outros times muito completos, como o Ravens. O Falcons soube entregar a bola pro Ryan, soube dosar as corridas do Turner, e assim o time ganhou sete das oito partidas que disputou na temporada. Esse equilibrio é algo fundamental pra um time que tenta furar uma grande defesa como a do Packers, uma defesa que não só tem grandes jogadores como tambem joga muito bem coletivamente sob a tutela do Dom Carpers, o genial coordenador defensivo de Green Bay. Tornar o ataque imprevisivel, mesclar bem as jogadas e cuidar bem da bola vai ser fundamental. O Falcons fez isso muito bem essa temporada, possivelmente só o Patriots fez melhor, e o problema não é o que eles são capazes de fazer, e sim o que eles vão conseguir fazer. Ninguem questiona o falor do trio Ryan - Turner - White, mas o Packers tem uma defesa muito completa e que vai vir montada pra fechar justamente esses jogadores, as corridas do Turner e os passes medios e longos pro White. O Falcons vai ter que contar, pra conseguir superar esse ferrolho defensivo, com os jogadores secundários do ataque. Não é incomum voce ter os jogadores secundários de um ataque sumindo contra uma defesa forte e os astros terem que se virar, mas isso é péssimo porque força o time a ganhar com o que a defesa vai estar montada pra contra-atacar. E isso significa que o Michael Jenkins vai ter que jogar bem o suficiente pra causar alguma modificação defensiva do Packers ou pelo menos atrair a marcação do safety pra abrir um pouco pro Roddy White e pro Tony Gonzales em rotas mais curtas ou medias, senão vai ter marcação dupla no White e alguem sempre fungando no cangote do Gonzalez. Outro que vai ter que aparecer vai ser o Jason Snelling. O Snelling é o reserva do Turner, jogou muito bem quando ele se machucou (tanto esse ano como ano passado) e é muito bom arrancando jardas na marra da defesa. Ele tambem trabalha bem em conversões curtas, então ele é outro que vai ter que confundir a defesa do Packers, especialmente se o técnico Mike Smith (Mais conhecido como Steve Martin) quiser usar formações com dois RBs.

O Falcons tambem pode usar a mesma estratégia que eles usaram no jogo da temporada regular e que deu certo, apesar de que por pouco: Deixar Aaron Rodgers no banco. E pra isso o Michael Turner vai ter que aparecer e a linha ofensiva vai ter que fazer a parte dela. Nenhum dos dois é o problema ai, o problema é que a secundária do Falcons, apesar de contar com o Robinson, não conta com um grande safety. E portanto, a bola longa pode se tornar um problema. Lembro que um jogo na temporada passada entre Phins e Colts terminou com o Phins tendo posse de bola durante 45 minutos contra 15 do Colts, mas mesmo assim o Colts ganhou porque toda vez que o Peyton Manning entrava em quadra ele acertava um passe de 40 jardas pra touchdown. E isso voce não pode deixar, voce tem que deixar o QB ter que se virar com os alvos curtos em velocidade, de preferencia com pressão, o que tambem vai exigir uma boa partida da linha defensiva e dos OLBs do time. Esse tambem foi um problema do time ano passado, o pass rush era quase inexistente com o John Abraham machucado, e esse ano ele ainda tem sido inconsistente. A linha ofensiva do Packers tem melhorado, mas ainda é vulnerável e precisa ser explorada pra evitar que o Rodgers consiga ter tempo pra pensar e passar, porque se tiver ele vai acertar o alvo, simples assim, fim. E ai vale tudo, vale usar só a linha defensiva com os OLBs, mandar o safety, usar o MLB pra tentar furar pelo meio e até mandar o técnico entrar la e tentar alguma coisa. Outra coisa que pode dar resultado é usar o calouro Sean Weatherspoon pra fazer o papel de cobrir o meio do campo, ele tem muita velocidade e pode confundir o Rodgers indo pra blitz uma hora e ficando pra cobrir a rota curta ou o TE pelo meno na outra.

Por fim, outra coisa que tambem pode pesar é o estádio. O fato de jogar em casa vai ser fundamental pro Falcons, um time que foi absolutamente dominante jogando em casa mas um time menos confiavel jogando fora. Eu até fiz uma brincadeira um tempo atrás falando que o sonho do Falcons era que o Super Bowl mudasse pro Georgia Dome, porque o Falcons claramente se sente mais confortavel de frente  pra sua torcida. Claro que isso é comum, mas o Falcons é um time totalmente diferente jogando dentro e fora de casa. E mesmo assim eles ganharam seis jogos fora de casa, nada a criticar nesse Falcons mais fraco.

As chaves da partida para o Packers:
Tudo que o Packers quer é que o James Starks consiga repetir o que fez contra o Eagles. O calouro é rápido, tem uma boa leitura de jogo, mas ele só teve um jogo bom, nas outras vezes que esteve em campo não fez nada digno de nota. Tudo bem, isso é até comum entre calouros, mas antes de sair achando que ele pode ser um RB que faça isso todo dia a gente tem primeiro ver se ele consegue fazer pelo menos mais uma vez. Ta cedo demais pra falar muita coisa ainda, o moleque parece ter talento, mas um jogo nao vai colocar ele de titular. E o Packers pode até estar contando com isso, alias deve estar e tambem deve dar chances pro moleque, mas nao pode focar o plano de jogo em volta dele. É importante que ele tenha algumas carregadas, receba alguns passes curtos pra usar sua velocidade, e se conseguir fazer isso bem ja vai ser uma grande ajuda pra abrir pro Rodgers. O Packers pode até não conseguir, mas tem que tentar algumas vezes. Tambem tem que usar um pouco o John Kuhn recebendo passes curtos pelas laterais, onde ele pode usar seu corpo e força fisica pra conseguir quebrar o tackle de algum cornerback. E tem que deixar o Rodgers a vontade pra soltar o braço, porque é assim que eles vão ganhar a partida. Os WRs do Packers são excelentes, e o Rodgers faz o time dele parecer ainda melhor, ele é ótimo escapando da pressão e achando os jogadores espalhados pelo ataque. Por isso o Packers tem que deixar tambem o Rodgers confortavel, estabelecendo seu ritmo e tendo a chance de identificar as defesas adversárias. Claro que nao adianta deixar o Rodgers lançar todas as bolas, mas eu acho preferivel voce acionar o RB num passe curto do que numa corrida, principalmente se o Falcons começar a mandar muita blitz.

Na defesa, o Packers tem que explorar sua secundária. Trammon Williams é um excelente cornerback, Charles Woodson é um dos melhores da Liga e o safety Nick Collins é excelente tanto na cobertura como dando tackles, então essa unidade versátil e talentosa pode ser usada de varias formas: se aproximando da linha de scrimmage, jogando em profundidade ou forçando turnovers. O pass rush do Packers é excelente e tem que fazer sua parte como sempre, mas talvez a secundária seja a chave pro Packers aqui. Eu falei ali em cima que o Falcons precisa ter uma boa partida do Jenkins, mas se não tiver, o Green Bay tem tudo pra explorar isso. Charles Woodson e um safety ou até um nickel back são capazes de segurar o White e o Williams pode ficar mano a mano em cima do Jenkins, liberando o Collins pra jgoar perto da linha de scrimmage e dividir blitzes e coberturas de zona atras da linha com o AJ Hawk, o que tambem seria importantissimo pra parar o forte jogo terrestre do Packers. A linha defensiva do Packers tme feito um bom trabalho pressionando os QBs adversários, e isso faz com que eles tenham que apelar pra uma valvula de escape pelo chão ou nos passes curtos, mas se o Collins estiver livre pra jogar pelo meio do campo, ele vai conseguir chegar muito rápido nessas jogadas evitando maiores ganhos ou até first downs importantes.

Palpite: Acho que o fator casa vai ser muito importante pro Falcons, e apesar de achar que a inexperiencia em playoffs possa pesar, o Rodgers tambem nunca tinha ganho um jogo de playoffs até domingo passado. Vou de Falcons, mas acho que vai ser tudo menos facil.

Palpite atrasado: Esqueci meu palpite ontem, mas acho que o RAvens vai conseguir ganhar a partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário