Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Prêmios de final de ano

Agora que ja passamos pela primeira rodada dos playoffs, ja comentamos todos os jogos, estão se aproximando as votações para os prêmios de final de ano: MVP, Comeback Player of the Year, Offensive Player of the Year, Defensive Player of the Year, Offensive e Defensive Rookie of the Year e Coach of the Year. Então antes de começar os reviews da proxima fase dos playoffs, vou colocar aqui os meus votos pra cada um desses prêmios, e ja pedi pro Celo fazer um post falando dos dele, mas ele provavelmente nunca vai postar. Então pelo menos vou falar um pouco dos meus. Concordem, discordem, xinguem, reclamem, elogiem ou o que voces quiserem nos comentarios, o espaço é de voces tambem, quero saber o que voces acham desses premios e desses jogadores.

Tom Brady comemora ao saber do meu voto pra MVP

 
MVP - Most Valuable Player (Jogador mais valioso)
Esse prêmio todo mundo deve conhecer, é em teoria dado ao melhor jogador do campeonato, que foi mais importante pro seu time, e que jogava em um time vencedor. É um prêmio meio confuso e bem subjetivo, e as vezes levanta duvidas. Mas na prática as pessoas votam em um jogador que foi decisivo para um time de boa campanha, no melhor entre os jogadores que se encaixam nessa categoria. Cada pessoa pode atribuir pesos diferentes pra criterios diferentes, como a ajuda que ele recebe dentro do time, performance individual, e até coisas subjetivas, como liderança e controle do grupo. Por isso muitas pessoas veem coisas diferentes nessa votação, mas pelo menos pra mim, o MVP desse ano está claro. Não pode ser outro se não Tom Brady. O que ele fez dentro de campo foi absolutamente incrivel: foram 3900 jardas e 36 touchdowns, mas contra apenas QUATRO interceptações, sendo que uma delas veio num Hail Mary no final do segundo quarto e a outra foi uma bola que o Randy Moss rebateu pra cima bizarramente e caiu no colo do defensor. Foi facilmente a menor marca em interceptações na Liga, bateu recordes da história da NFL pra mais passes sem uma interceptação e pra mais vitórias consecutivas de um QB titular jogando no seu estádio, quebrando o recorde anterior de 25 do Brett Favre (Ja são 27 e contando).

Mas mais importante que isso tudo foi a postura que Brady demonstrou fora de quadra. O Patriots era encarado antes da temporada como um time em decadencia, um time que tinha perdido a forte defesa e agora vivia com uma defesa jovem e vulneravel, com um QB vindo de uma lesão grave, uma dupla de receivers duvidosa (Um velho problematico e um saindo de uma lesão gravissima). Falei um pouco da situação do Patriots nesse post aqui, um dos meus favoritos, e falei que o Bill Belichick tinha muito mérito na forma como ele reestruturou a defesa, mudou a forma de jogar do ataque pra cobrir as falhas do sistema defensivo, e fez o Patriots uma máquina novamente. Mas o Brady tem muito mérito em outra questão. Quando Randy Moss saiu, muita gente achava que o ataque tinha perdido o jogador que fazia ele ser excepcional, o cara que atraia marcações duplas e abria a defesa pra outros jogadores como Wes Welker, e que sem ele agora ficaria muito mais facil defender o Patriots. O Patriots trouxe o Deion Branch, que vem jogando barbaridades, mas o mérito desse jogo aéreo é todo do Brady. O jogo terrestre agora existe porque o Bill Belichick assim quis, como eu falei no post, mas o jogo aéreo está imparavel porque o Brady fez milagre. O corpo de recebedores dele tem: Dois TEs calouros, dois WRs sophomores, um receiver vindo de uma lesão gravissima no joelho, outro que só está no time desde a metade da temporada, e um RB não draftado recebendo passes curtos. Esse grupo tem muito talento, mas não seria nada estranho se tivesse dificuldades pra entrosar, mas Brady demonstrou uma liderança que eu nao tinha visto nele ainda, ele colocou a molecada pra jogar, ta fazendo todo mundo se sentir em casa e não tem medo nem vergonha de dar uma dura quando alguma coisa não deu certo. Só ver ele contra o Steelers, o time massacrando o adversário com atuação de gala do ataque, mas as vezes dava pra ver o Brady desbravejando na lateral porque o time teve que chutar um FG ao invés de ir pro TD. E os jogadores de ataque ouvem, respeitam e confiam nele. Ele foi a âncora do ataque e se repetir o que fez na temporada regular agora nos playoffs, ninguem vai parar o Patriots. Nenhum jogador foi tão valioso pro seu time como foi Brady, e alem disso ele teve a maior atuação individual do campeonato. Não consigo não votar nele.

Comeback Player of the Year (Algo como jogador que deu a volta por cima do ano, numa tradução tosca)
Esse prêmio é mais esquisito e muita gente nem da muita bola pra ele, mas esse ano o prêmio chamou muito mais atenção por causa dos jogadores que poderiam ser candidatos a ele. O prêmio basicamente é dado a um jogador que deu a volta por cima depois de um ano  anterior ruim (Ou mais de um ano, se for o caso). E por 'ruim' voce pode ler de baixo nivel técnico, machucado ou preso. Pra dar um exemplo à mão, o do ano passado foi Brady, que passou o ano de 2008 machucado. Como todos esses prêmios ele é subjetivo, alguns dão pro jogador que, entre todos que tiveram um ano anterior fraco, o que jogou melhor. Outros, pro que teve a maior reviravolta em relação ao ano passado, mesmo etendo tido outros jogadores que jogaram melhor. Como sempre, subjetivo. O interesse desse ano é que tivemos muitos jogadores que ja eram dados como mortos depois da temporada passada tendo reviravoltas. Ladainian Tomlinson, depois de sair do Chargers com marcas ridiculas na temporada passada, voltou a ser um RB a ser temido no Jets, levando muito bem o ataque terrestre do time. Claro que não é o LT do seu auge, o corpo dele não permite, mas teve uma temporada muito melhor do que todo mundo que via ele  no Chargers recentemente previa. Outro vovô que apareceu bem essa temporada foi o Terrell Owens, que apesar de ser um dos maiores WRs da história teve um 2009 totalmente apagado no Bills e pelo menos no começo de temporada foi o unico ponto positivo da campanha pessima do Bengals. Saindo dos vovôs tambem tivemos Darren McFadden, ´ótimo RB no College, entrou na NFL e pouco fez até esse ano, quando explodiu. Teve uma temporada espetacular, recuperou a titularidade de forma absoluta e foi um dos melhores RBs do ano.

Mas nenhuma história chamou mais a atenção do que a do Michael Vick. Era um bom QB da Liga quando jogava até 2007, dinamico e divertido, mas não estava na Elite. Foi preso por promover brigas de cachorros em sua residencia, condenado a dois anos de cadeia, ficou um ano e meio preso, saiu, foi contratado pra ser o TERCEIRO QB de uma Franquia em decadência e começou o ano na reserva de um QB que só começou dois jogos na sua carreira. Mas Kevin Kolb machucou e ele assumiu a titularidade, levou o Eagles aos playoffs, foi um dos melhores jogadores da NFL e vai receber muitos votos pra MVP. Acho que entre todos os jogadores que 'deram a volta por cima' ele não só foi o que jogou melhor essa temporada como tambem foi o que saiu do buraco mais baixo pro ponto mais alto. Por qualquer critério, meu voto é dele.

Offensive Player of the Year (Jogador ofensivo do ano)
O jogador ofensivo do ano é geralmente uma versão light do MVP. Com apenas tres excessões (Alan Page em 71, Mark Moseley em 82, o ano da greve, e Lawrence Taylor em 86) o MVP sempre foi um jogador ofensivo. Mas o MVP tem todas aquelas coisas de jogador mais VALIOSO, o jogador que mais levou seu time pra frente, etc, que de certa forma acaba fazendo com que o escolhido seja alguem de um time com record muito alto e geralmente um Quarterback, porque é a posição de maior destaque no ataque. O Offensive Player não tem essas frescuras, é simplesmente o cara que jogou pro ataque, arrancou jardas, levou o time pra frente, independentemente de ter conseguido traduzir isso em vitorias ou não. Eu sempre falei que nao queria o Phillip Rivers pra MVP porque apesar dele tar jogando uma barbaridade ele não tava conseguidno traduzir isso em vitórias. Tudo beem, os especialistas do time entregaram varios jogos, mas o Rivers teve dificuldades de converter no final das partidas e isso custou umas duas vitórias fundamentais pro time. Rivers certamente seria um candidato ao Offensive Player, até porque eu nao gosto de dar o MVP e o Offensive Player pro mesmo cara. A briga pra mim é entre o Rivers, que até certo ponto esteve num ritmo pra destruir o recorde de mais jardas aéreas de uma temporada, que é do Dan Marino (5084), e o Arian Foster, que não foi nem draftado mas revolucionou o jogo terrestre do Texans essa temporada, correu pra 1616 jardas e recebeu pra mais 604, ambas as marcas liderando os RBs da NFL. Eu acho que vou ficar com o Arian Foster, que foi apenas o segundo RB não draftado a passar das 1500 jardas terrestres em uma temporada (Priest Holmes o outro). Desconsiderando as campanhas e a importancia de cada um pro time em geral, que fica pros MVPs, eu acho que o que o Foster fez foi mais impressionante. Passou das 2200 jardas de scrimmage na temporada (O recorde são 2500 do Chris Johnson ano passado) e praticamente levou o ataque do Texans nas costas.

Defensive Player of the Year (Jogador defensivo do ano)
Como apenas duas vezes na história um jogador de defesa foi eleito o MVP, esse é um prêmio pro melhor jogador de defesa da temporada, ponto. São posições diferentes e é dificil comparar, claro, sempre é, mas voce escolhe o jogador que, sozinho, teve maior impacto na defesa pro seu time. E novamente é uma disputa dura, dessa vez entre os cabeludos Troy Polamalu e Clay Matthews. Matthews é um monstro, apenas no seu segundo ano da Liga ja é um dos tres melhores OLBs da NFL, alguns podem ate´dizer que ele ja é O melhor, vai ser um jogador pra história se conseguir manter o ritmo e a evolução que vem tendo, e sua performance na defesa não pode ser medida só no numero de Sacks (Terceiro da Liga), porque a pressão que ele coloca no QB e a forma como ele força as defesas a se modificarem apenas para pará-lo vindo pela lateral da linha é possivelmente a de maior influencia na Liga hoje. Ja o Polamalu mostrou ano passado o quanto ele é o jogador chave dessa defesa fora de série do Steelers. Foi só ele se machucar ano passado que a defesa do time caiu de melhor da NFL pra uma defesa absolutamente mediocre, perderam de RAiders e Browns, e não tiveram chance de pós temporada com ele no banco. Por mais que eu seja fã do Matthews e esteja louco pra comprar uma camisa dele, fico com o Polamalu nessa. Teve a segunda melhor marca de interceptações da Liga com sete, só perdendo pro Ed Reed com oito (Que alias perdeu metade de temporada) e empatado com outros dois jogadores (Devin McCourty, Assante Samuel), e um jogador que transforma totalmente sua defesa: Colocando pressão no Quarterback (O fumble decisivo na segunda partida contra o RAvens foi ele que forçou), fazendo tackles na linha de scrimmage e cobrindo o fundo do campo com sua incrivel habilidade pra achar a bola na secundária. Ele teve que lidar com algumas lesões ao longo da temporada, mas foi um jogador extremamente regular e que ganhou sozinho algumas partidas pro time. Merece o prêmio novamente.

Offensive Rookie of the Year (Calouro ofensivo do ano)
Ao contrário da NBA, onde voce tem um calouro do ano e pronto, na NFL esse prêmio é dividido: um para o ataque e um para a defesa. Eu gosto mais assim, voce não precisa ficar separando um de outro como no prêmio para MVP. Apesar disso, a diferença entre as posições pesa um pouco, embora muito menos que no caso do MVP - ano passado por exemplo Percy Harvin ganhou na frente de Mark Sanchez ou Josh Freeman. Essa temporada o Mike Williams do Bucs até merecia mençao honrosa, mas não da pra negar tudo que o Sam Bradford, primeira escolha do draft, fez. Ele estabeleceu um novo recorde de calouros numa temporada pra passes completos e tentados (Não teve o de melhor porcentagem, mas ja ta bom) e teve marcas impressionantes pra um calouro: 3500 jardas, 18 touchdowns e 15 interceptações, um saldo positivo. Quando Peyton Manning entrou na Liga como calouro, estabeleceu novos recordes de QBs calouros pra TDs (26) e interceptações (28), saldo negativo. Tmabem vale a pena lembrar que o Bradford joga num time ridiculo, não conta com WRs confiaveis e o melhor jogador do time é o seu RB, que pelo menos ajuda a aproximar a defesa da linha de scrimmage. Ele fez muito com um elenco muito limitado e quase levou o time, que tinha sido o pior da temporada em 2009, pros playoffs, perdeu dos Seahawks na ultima rodada com uma atuação mediana, mas isso é normal pra um calouro. Se o Rams fizer sua offseason bem feita e conseguir montar um time melhorzinho, o Bradford tem futuro pra ser um dos grandes QBs da Liga.

Defensive Rookie of the Year (Calouro defensivo do ano)
A outra metade do prêmio pra calouros, dessa vez pro defensivo. Eu confesso que adorei ver o Devin McCourty do Patriots jogar, é o time que melhor drafta nessa desgraça disparado (McCourty, Aaron Hernandez, Rob Gronkowsky...) e achou um tremendo jogador nessa brincadeira, tambem teve sete interceptações na Liga e jogou muito bem o ano todo. Mas é dificil fugir do Ndamukong Suh nesse ano. Ele liderou TODOS os DTs da Liga essa temporada em sacks com 10, liderou tambem todos os calouros nesse quesito, foi o lider de calouros DTs em tackles tambem, teve um fumble retornado pra TD, uma interceptação e foi uma força dominante no interior da linha defensiva do Lions e o principal responsavel pela melhora da defesa do time de DEtroit. Sua velocidade e força motora é incrivel, tem muita força e um grande controle do corpo e nao é incomum vermos ele passando por dois marcadores juntos pra continuar em cima do QB. Ele é um monstro absurdo, a seleção pro Pro Bowl mesmo como calouro foi merecidissima (não vai jogar porque vai operar a perna) e ele ja é, se não o melhor defensive tackle da NFL, pelo menos um dos tres melhores. McCourty é muito bom, o safety Eric Berry teve uma boa temporada, mas não da pra deixar um monstro como o Suh de lado, ele é um gênio.

Coach of the Year (Técnico do ano)
O melhor técnico. Por mais que pareça simples, não é. Esse prêmio (assim como na NBA) costuma ser dado pra um técnico que conseguiu uma evolução num elenco jovem ou limitado, ou então que conduziu um time tão forte que não da pra virar de lado (No caso, o Patriots de 2007). Pra variar ele tem um fator muito subjetivo e dependendo do que voce considerar mais importante pode ser um ou outro. Para alguns, um grande jogador, um MVP, que jogue no time de um técnico diminui o mérito dele na formação da equipe (Talvez por isso só o Bill Belichick em 2007 tenha ganho o prêmio nessa década na mesma temporada que um jogador seu ganhou o MVP). Pra outros, o importante é quem monta o melhor time com menos. E pra outros, quem segue um projeto pre estabelecido da melhor forma. Pra variar não existe uma diretriz, cada um segue a que achar melhor, e eu sigo a minha pra declarar o Raheem Morris o técnico do ano. Se o Belichick ganhasse (ele não vai ganhar) eu acharia tmbem muito justo, ja disse aqui varias vezes como foi o Belichick que segurou as pontas do Patriots quando as coisas não iam bem e montou um elenco vencedor e divertido de acompanhar. Mas eu ainda acho que o trabalho do Morris foi mais impressionante, se é que isso é possivel. Ja falei varias vezes aqui tambem de como o Bucs tinha no começo da temporada um time extremamente jovem e inexperiente, e que eles deveriam amargar derrotas mais algum tempo antes que a molecada amadurecesse e começasse a se impor na Liga. Mas o Morris pegou esse grupo, selecionou os jogadores a dedo e  montou o elenco sem medo da juventude que ele tinha, pelo contrário, fez o possivel pra cada vez mais deixar o time jovem. Deixou o velho Cadillac Williams, que ja teve seus dias de glória, no banco pra colocar o ótimo achado LeGarrette Blount, calour, talvez o melhor RB desse ano e que não foi draftado. Deu o controle total do time ao Freeman, contou com os ótimos calouros Mike Williams e Arreliouus Benn recebendo as bolas, com o não tão novo mas tambem não velho Kellen Winslow de TE, e entregou a defesa nas mãos de jogadores jovens e capazes como Aqib Talib, Cody Grimm, Gerald McCoy e Brian Price. Ainda um grupo um tanto fragil, mas se voce pensar que a media de idade deve dar uns 15 anos, é muito normal que o time ainad sinta as deficiencias de quem ta conhecendo o jogo da NFL agora, de quem não tem experiencia e de quem vai aprender a jogar junto apanhando na cabeça. O time não só começou bem como teve uma evolução incrivel ao longo da temporada, esteve o tempo todo unido e focado e tenho certeza que em nenhum momento a não classificação do time aos playoffs foi sentida com tristeza, pelo contrário, ninguem esperava o Bucs la em cima! O trabalho psicologico do técnico foi incrivel, ele construiu um elenco extremamente jovem e talentoso que tem tudo pra crescer junto nos próximos anos, e merece o prêmio que deve ganhar.


Desculpem o atraso galera, hoje a noite voltamos com os previews. E ai, qual a opinião de voces sobre os prêmios??

Nenhum comentário:

Postar um comentário