Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Preview: New York Jets at Indianapolis Colts

"Tu vais ter teu fim, Peyton Manning" - Rex Ryan, o filho do capeta

O segundo jogo do dia não só é bem melhor como tambem tem um interesse especial. Por dois motivos, aliás. O Colts é um eterno favorito dos playoffs enquanto tiver Peyton Manning, o cara é um monstro, transforma qualquer time em algo perigoso. Mas esse ano o Colts está sofrendo com diversas lesões, tanto no ataque como na defesa, e mais do que nunca o time está dependendo do talento de Manning pra pontuar pra cacete. E como sabemos, ele faz isso como poucos. Do outro lado, um time que tem um QB inconsistente e uma defesa que desde o ano passado está entre as melhroes da Liga e que acaba vencendo os jogos pelos placares baixos e pelos turnovers forçados. Duelos entre grandes ataques e grandes defesas sempre são divertidos, e nesse caso nao vai ser diferente. Mas alem disso, tem o fato desses dois times terem se enfrentado ano passado na final de Conferência da AFC num jogão, onde o  Peyton Manning dissecou completamente o complexo e eficiente sistema defensivo do Rex Ryan num duelo tático extremamente divertido e interessante, ou pelo menos pros nerds que adoram tática que nem eu. O Colts começou perdendo, Manning tendo problemas, e no segundo tempo cada blitz, cada mudança defensiva era lida pelo QB do Colts, que massacrou o Jets no segundo tempo. E podem ter certeza, o Rex Ryan quer vingança. Apesar disso, ambos os times estão bem abaixo do ano passado, tanto em momento como em qualidade, e vai ser um jogo bem mais dificil do que ano passado. E possivelmente de assistir tambem.

As chaves da partida pro Colts:
Peyton Manning. Simples, sempre. Eu poderia citar varias coisas importantes pro Colts, como estabelecer o jogo terrestre e tudo mais, mas no final, o que vai fazer a diferença pro Colts vai ser como o Manning vai se comportar no ataque. Parece idiota, parece pouco, mas não é. A linha ofensiva do Colts, a melhor da NFL por anos a fio quando se trata de proteger o QB, está muito mais fraca do que ano passado e o Ryan é conhecido por usar e abusar de bllitzes complicadas e eventualmente elas vão chegar perto do Manning, que faz varios anos que nao sai do pocket pra ganahr tempo, ele vence as blitzes com leituras e lançamentos rápidos, e isso vai ser muito importante, principalmente porque as blitzes do Ryan sempre vem com esquemas de cobertura dificeis de serem lidos, e é ai que mora outro problema do Colts. A ausência de Dallas Clark. O Jacob Tamme ta tendo uma ótima temporada, tendo os numeros que o Clark vinha tendo, mas como eu ja disse quando comentei a série ruim do Manning, tem uma diferença fundamental. O Tamme é um bom alvo, mas nem de longe passa a confiança que o Clark passava. O Clark não era só um alvo, ele era a opção do Manning quando a coisa apertava, o alvo que o Manning sabia que podia passar quando preciasva de um arremesso rápido. Lembro que quando o Marvin Harrison tava no auge, la por 2004, eles tinham um entrosamento tão ridiculo que o Manning era capaz de completar o passe pra ele na rota 'slant' com os olhos fechados desde o snap. Esse entrosamento com Clark é um dos motivos que ele era capaz de se livrar da bola tão facilmente. Tamme é bom, quando Manning tem tempo de lançar ele é um ótimo alvo, mas no aperto ele não vai olhar na direção do Tamme como olhava na do Clark. E o que é pior, nao tem mais ninguem pra ele confiar. Talvez o Reggie Wayne, que nao tem jogado tao bem quanto se esperava, e o melhor WR do time na temporada, Austin Collie, ta fora. Pro Colts ganhar, o Manning vai ter que pontuar. E o jogo terrestre do Colts deu alguns sinais de vida, mas contra a defesa do Jets, acho dificil contar com isso.

Outra coisa importante é, pra mim, que o Colts tem que sair na frente no placar. Eu falei aqui, quando disse que nao acreditava no Jets, que o time não sabe jogar atrás no placar, e anotar um touchdown rapido pode colocar mais pressão na cabeça do Mark Sanchez e caso o time não consiga anotar um TD pra revidar (E aqui a defesa do Colts, principalmente o grupo de LBs, vai ter que aparecer), eles vão ser forçados cada vez mais a deixar o jogo terrestre em segundo plano e ir com o ataque aéreo, e o Sanchez não é tão confiavel nessas horas. Mas o Colts tem que ficar esperto pra uma improbabilidade: que o Rex Ryan não use blitzes. Nao duvido que ele coloque sete homens na secundária e conte apenas com a linha defensiva pra botar pressão no Manning. Eu duvido que ele comece fazendo isso, mas se a linha do Cotls ficar vulneravel demais, ele pode recorrer a isso. Com tempo, o Manning vai acertar o passe contra 40 caras na secundária, mas se a linha ofensiva não segurar mesmo a linha defensiva e o Manning tiver que soltar a bola rápido, a ausencia de alvos confiaveis, o Darrelle Revis colado no Reggie Wayne eo fato de ter mais gente na secundária do que morta na novela das oito pode acabar complicando a vida do Colts. Por isso é importante que, alem da linha ofensiva conseguir segurar pelo menos a linha defensiva e um OLB do Jets (Que usa uma defesa 3-4), o Manning trabalhe cedo em screen passes pros RBs pra deixar a secundária do Jets esperta e abra o campo. Mas, no fim, tudo se resume ao mesmo: Peyton Manning.


As chaves da partida pro Jets:
Parar Peyton Manning. Caramba, essa é uma ideia original. Não sei porque ninguem tentou antes. Bom, ter a ideia é uma coisa bem facil, ja executar é uma coisa dificil. Pro Jets ganhar, é igualmente simples, o time tem que mexer com a cabeça do Peyton Manning e não deixar ele confortavel. E, pra isso, o time vai ter que executar bem tanto no ataque como na defesa. Na defesa é lógico: blitzes, coberturas complexas, isolações. O Rex Ryan não vai ter só que ser criativo, ele vai ter que variar muito de estrategia de forma a não deixar o Manning perceber um padrão. Não é facil, mas o Ryan é bom e nao vai ser um duelo facil. Eu falei ali em cima do que o Manning vai ter que fazer pra fazer o ataque funcionar, e pro Jets a situação é o contrário. O Ryan vai ter que levar a melhor sobre o Manning. E pra isso ele vai ter que fazer tudo isso: mesclar blitzes, isolações, marcações homem a homem, marcações por zona, e tudo que ele tiver, de forma a confundir o maximo possivel o Manning. Outra coisa que vai ser fundamental vai ser o Darrelle Revis. Ele é ótimo, mas não ta tendo uma temporada tão absurda que nem ano passado. Claro que isso nao é necessariamente ruim, o nivel dele ano passado foi uma coisa ridiculamente absurda, e eu apenas estou pensando se ele vai ser capaz de colar o jogo todo no Reggie Wayne no mano a mano. A dupla Manning - Wayne acabou com Revis nos playoffs do ano passado, e eu acho que o Ryan está preparado pra uma zona em cima do Wayne, mas se o Revis conseguir anular ele no 1 contra 1, isso vai liberar o safety pra cobrir a zona no meio do campo, o que é importante porque o Colts tá sem o Collie.

Mas eu acho que a maior chance do Jets esfriar o Manning é no ataque. O Jets tem que colocar o jogo terrestre pra funcionar e fazer o relógio rolar o máximo possivel. Se o Shonne Greene e o Ladainian Tomlinson conseguirem arrancar jardas na marra - como o Thomas Jones tanto fez ano passado e matou o Chargers - o Sanchez pode trabalhar em lançamentos curtos, de preferencia com oTight End, e alem de manter o relógio rolando evita que ele cometa grandes erros. A defesa do Colts é vulneravel, tanto na linha de frente como na secundária, e o Jets tem que começar a forçar o jogo terrestre antes de mais nada. Nos playoffs do ano passado o Sanchez jogou muito bem, com as defesas focadas na linha de scrimage e trabalhando com passes laterais com o Dustin Keller. E o Jets não tem que fazer isso agora só pra avançar, mas tambem pra gastar o relógio e deixar o Manning sentadinho no banco, evitando que ele entre em campo e principalmente evitando que ele pegue ritmo e comece a reconhecer os esquemas do Ryan. Ta bom que ja vi o Manning ter a bola por 15 minutos contra 45 do Dolphins e ganhar, mas nao vai ser assim sempre, e quando menos ritmo o Manning tiver, mais chances o Jets terá. Até porque o Sanchez joga melhor quando não tem que soltar o braço, quando ele usa o tamanho e a velocidade do Dustin Keller numa rota lateral, como eu ja disse varias vezes. Ou eles podem simplesmente rezar pro Manning estar num dia ruim. Qual a chance?

Palpite: O Colts ganha, mas por pouco. O jogo vai chegar empatado no final da partida, o Sanchez nao vai cosneguir conduzir uma campanha no final do jogo e o Manning vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário