Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Jogador de ataque, de defesa e melhor técnico do ano

 A NFL decidiu novamente inovar em seu formato. Dessa vez foi algo até bem simples e que é bem difícil você dizer se foi um erro, um acerto ou qualquer coisa do tipo, afinal é uma coisa bem simples. Agora os premiados da temporada são anunciados na semana entre o Pro Bowl e o Super Bowl. São sete prêmios, e eu falei um pouco de cada um deles junto com meu voto pra cada um deles nesse post aqui, mas vale relembrar quais são os prêmios: Técnico do ano, jogador ofensivo do ano, jogador defensivo do ano, comeback player of the year (Que é meio intraduzível, mas algo como 'jogador que deu a volta por cima do ano', que fica feio pra caramba e eu prefiro deixar no original), calouro ofensivo do ano, calouro defensivo do ano e MVP, o jogador mais valioso. Até agora já foram anunciados cinco, e amanhã devem ser anunciados o MVP e o Comeback Player pra fechar os sete prêmios. Como eu já falei bastante dos dois times que tão no Super Bowl e a gente ta esperando ansiosamente que chegue logo o grande dia, vou falar hoje e amanhã dos prêmios que forem saindo. Ah, como de costume, eu errei a maioria com esse meu pé frio.

Todos se rendem ao charme das madeixas de Troy Polamalu

Defensive Player of the Year (Jogador defensivo do ano)

Dos 50 votos disponíveis pra decidir o jogador de defesa do ano, 40 foram para jogadores que estarão em campo domingo disputando o Super Bowl. E melhor, foram 40 para apenas três jogadores. Mas no final, quem ganhou o prêmio foi o Troy Polamalu, com 17 votos, terminando logo à frente do Clay Matthews com 15. James Harrison fecha o trio com oito votos. Coincidência ou não, o fato é que os jogadores considerados os melhores defensores da pós temporada são os destaques defensivos dos dois times que chegaram ao Super Bowl, sendo que o quarto e o quinto colocados (Julius Peppers e Brian Urlatchers) são do Bears, que quase eliminou o Packers na final de conferência. Pros que acham que é só coincidência, eu estou preparando um post sobre o assunto, mas fica a dica que os quatro finalistas da NFL essa temporada (Jets, Bears, Packs, Steelers) eram os donos de quatro das seis melhores defesas da NFL.

Mas o Polamalu foi, indiscutivelmente, uma peça importantíssima do Steelers em toda sua temporada. O mais impressionante é que a gente vê o que ele faz, as interceptações, os sacks, tackles e tudo mais, são estatísticas mensuráveis e impressionantes, mas o mais assustador dele é o impacto que não pode ser medido. Quem viu os jogos do Steelers ano passado viu que a defesa de Pittsburgh era extremamente diferente com ele dentro e fora de campo. Quando ele está em campo, a defesa do Steelers é excelente, pressiona o QB, da sacks, força turnovers e não da espaço pra ninguém conseguir jogar. Quando ele foi forçado ano passado a perder vários jogos por causa de lesão, a defesa foi totalmente destruída por times como Raiders e Chiefs (Uma desgraça ano passado), sofreu demais em todos os aspectos, pass rush, defesa terrestre, secundária, e perdeu jogos contra esses times que no final fizeram muita falta e deixou o time, recém campeão do Super Bowl, fora da pós temporada. Pra quem gosta de números, dos 39 jogos que o Polamalu jogou nas últimas três temporadas, o Steelers ganhou 31. Dos 13 que ele não jogou, o Steelers ganhou seis. O cara é um jogador extremamente completo, é um dos melhores da Liga reconhecendo as jogadas na linha de scrimmage, é muito atlético e super inteligente, sabe exatamente onde estar em cada jogada e até por causa disso ele é um jogador que influencia tanto a defesa como um todo, a defesa sabe que a função que ele vai executar está em boas mãos e por isso pode se concentrar em outras áreas. Mas mais que outra coisa, o Polamalu é muito bom fazendo grandes jogadas nas horas certas, forçando turnovers, dando sacks e tudo mais. Nesse mix que eu achei dele de 2010 da pra ver bem isso. Um prêmio muito merecido, como da pra ver no mix ele foi responsável por várias vitórias da equipe, inclusive contra o rival de divisão Ravens.




 
"O que, eu ganhei mais um prêmio??"

Offensive Player of the Year (Jogador ofensivo do ano)

Como o prêmio de MVP é praticamente uma certeza, eu confesso que não gostei desse prêmio. Na verdade, eu tenho uma certa raiva desse prêmio. O prêmio de MVP é dado, geralmente, pra um jogador de ataque. Em toda a história do prêmio, apenas duas vezes o vencedor foi um jogador de defesa, e uma um kicker (sim, um kicker!), e nas outras vezes o vencedor foi um jogador de ataque. Ta bom que o prêmio de MVP é um prêmio que não tem muito critério e teoricamente premiaria o jogador mais 'valioso' e não o 'melhor', mas de certa forma o MVP acaba sendo o jogador de ataque que jogou melhor e traduziu isso em vitórias. Como muitas vezes o vencedor é um QB, e um grande QB eventualmente vai traduzir grandes jogos em vitórias, o MVP acabaria sendo também o jogador ofensivo do ano. Existem exceções, claro, ano passado o MVP foi o Peyton Manning e o jogador ofensivo foi o RB que correu pra mais de duas mil jardas e triturou o recorde da Liga pra jardas totais de scrimmage (correndo e recebendo), Chris Johnson. Mas em geral, o melhor jogador ofensivo e o MVP são a mesma pessoa, na prática. Por isso, as vezes, os que votam nesse prêmio escolhem jogadores de outras posições que não o QB, ou então outro QB que não o MVP. Ninguém nega que o melhor jogador ofensivo da temporada foi o Tom Brady, ele destruiu tudo e todos, mas mesmo assim ele só teve 21 dos 50 votos possíveis, e embora eu não tenha gostado dele ter ganho (se ganhar mesmo o MVP, claro) pelo menos mais da metade dos votantes achou que esse prêmio não devia ir para quem ia ganhar o outro. Eu pessoalmente acho que esse prêmio não poderia ser dado pro mesmo cara que o MVP, como por exemplo em 2008, quando o MVP foi o Manning e o Offensive Player o Drew Brees. Se o Brees foi o melhor jogador ofensivo, porque não foi o MVP? Porque o Manning teve uma campanha melhor? Não faz sentido. Se é pra dar esse e o MVP pra mesma pessoa, porque não elimina logo um dos dois prêmios?

Mas, de toda forma, o Offensive Player of the Year foi o Tom Brady, que realmente foi o melhor jogador ofensivo da temporada. 14 vitórias e duas derrotas com um time recheado de calouros e novatos, ele liderou um ataque cheio de jogadores novos, velhos, voltando de lesão e tudo mais pra ser o ataque mais assustador da NFL e massacrou times que comprovaram sua força nos playoffs, como Steelers e Jets. Não vou esgotar tudo que tenho pra falar dele aqui, até porque já falei bastante naquele link ali em cima e vou falar mais quando ele for MVP. Por isso deixo ai um vídeo com vários lances da temporada do Patriots. E, só para deixar claro, eu nunca achei que não foi merecido o Tom Brady ser eleito o melhor jogador ofensivo da temporada, porque ele foi. Só acho que, já que ele vai ganhar o MVP, esse prêmio poderia ser dado pra outra pessoa.




Rex Ryan está revoltado que o Belichick ganhou mais um prêmio e ele não

Coach of the Year (Técnico do ano)
Antes de falar mais sobre isso, eu quero deixar duas coisas claras. Primeiro, se eu tivesse um voto nesse prêmio, eu não teria votado no vencedor, que foi o Bill Belichick. Segundo, isso não quer dizer que eu ache que o prêmio não foi merecido. Pronto, agora posso falar com calma.

O Bill Belichick, eu disse aqui o ano todo, fez um trabalho incrível no Patriots, foi o grande responsável pela arrancada inicial do Patriots, reformulou um time de forma brilhante, é um gênio, dos maiores técnicos da história da NFL e coloquei nesse link lá de cima sobre meus palpites que se ele ganhasse ia ser muito merecido (Embora, com meu costumeiro pé frio, tenha dito que ele não ia ganhar). Eu apenas votaria no Raheem Morris porque, como eu sempre insisto, esse prêmio é muito subjetivo e não tem um critério definido, cada um pode usar o seu, e usando o meu eu acho que o que o Morris fez é mais impressionante e mais digno de prêmio do que o Belichick fez. Os dois foram incríveis de formas diferentes, um remontando muito bem um time em torno do MVP e levando esse time aos playoffs com a melhor campanha, e o outro elevou o nível de um time em plena reconstrução ao ponto de eles quase chegarem aos playoffs. Cada um pode valorizar um deles, e ai cada um escolhe o seu. Por isso, a eleição do Belichick não foi nem remotamente injusta.

Aparentemente mais gente achou que o feito do Belichick, montar um time cheio de moleques e de jogadores mais experientes em baixa em torno de um pilar central, Brady, de forma a fazer o time seguir ganhando de forma dominante depois de perder a grande maioria de um time que foi dominante ao longo de toda a década, mais difícil, que revelou mais habilidade e por ai vai. Eu pessoalmente fiquei impressionado com o fato de um time que está no meio de um processo de claríssima reconstrução, um time que já foi campeão essa década (2002), que ficou velho demais, que provou que o time velho não iria a lugar nenhum em 2008 quando perdeu os últimos quatro jogos e ficou fora dos playoffs, jogou tudo fora e começou de novo em 2009 e de repente começa a jogar bem demais, se acertar como uma luva, desenvolver os jogadores numa velocidade impressionante e de repente só não ir para os playoffs - tirando a vaga do Packers - porque perdeu em casa pro Lions. Verdade que perder em casa pro Lions é uma prova de imaturidade, o time claramente ficou nervoso, mas esse time não era pra brigar por playoffs por mais uns dois ou três anos. E isso foi sensacional, se esse time seguir nesse ritmo, vai ser um time muito forte na década que estamos entrando. Por isso, o técnico do Tampa Bay Buccaneerss teria meu voto. Mas, repito, foi um prêmio justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário