Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 3 de abril de 2011

Conhecendo os candidatos

Fiquem de olho nesse cara, ele pode ser o Steal desse Draft na posição


Eu falei algumas vezes, quando estava falando do Draft, que esse ano existe um problema com a primeira escolha. Não que nunca exista, mas geralmente se sabe a primeira escolha muito antes do Draft em si. Seja por um talento fora de série, seja por uma necessidade óbvia do time com a primeira escolha, mas geralmente a primeira escolha já é antecipada a essa altura. E, em geral, quando falamos de primeiras escolhas consensuais, falamos de Quarterbacks.

A primeira regra não escrita do Draft na NFL é: Nunca deixe passar um Franchise Quarterback. Nenhuma regra no mundo do Draft é absoluta, e essa não é excessão, mas ela reflete uma verdade, que é que na grande maioria das vezes, um grande time começa com um bom Quarterback. Tudo bem, o Trent Dilfer tem um anel de Super Bowl, mas se você pegar todos os 43 ganhadores de Super Bowls até hoje, pelo menos 35 vão ter um grande Quarterback, se não 38 ou 40. E todo time sabe que quando se quer ganhar, o importante é ter um grande Quarterback do seu lado. Por isso essa 'regra'. Geralmente os times que possuem as escolhas mais altas são os piores, e quando isso acontece, você está buscando reconstruir e começar novamente. E isso geralmente implica que você não tem um Quarterback capaz de fazer a diferença.

Essa 'regra' foi o que ditou o tom dos últimos Drafts, cujas primeiras escolhas foram Matthew Stafford e Sam Bradford. Em 2010, por exemplo, Bradford não era o melhor jogador do Draft, era sabidamente o Ndamukong Suh, que eu já falei que espero ver no Pro Bowl pelos próximos 14 anos, mas o Rams sabia que tinha a chance de pegar um Franchise QB no Bradford, e aproveitou a chance. Acontece que não é todo ano que o Draft oferece um jogador desses, mais um motivo para não deixar passar um desses quando aparece. E esse é o principal motivo do Draft desse ano não ter uma primeira escolha de Draft clara: Ele não tem nenhum Franchise QB disponível desde que o Andrew Luck declarou que ia voltar para o seu ano de Senior em Stanford. O Draft apresenta QBs interessantes, com potencial, mas nenhum que é claramente um QB desse nível. Alguns deles podem até chegar a ser, afinal o processo de avaliação é muito dificil a incerto, mas a primeira vista, nenhum deles parece uma escolha segura.

Por isso, vim falar mais dos QBs desse Draft, a pedidos. Eu não ia falar tanto individualmente dos jogadores, eu estava esperando o Mock Draft para isso, mas acho que é um assunto que tem seus méritos e que tem muito interesse também. Os QBs desse ano estão divididos em algumas categorias, dependendo do Status que eles carregam até aqui. E nos próximos dias posso fazer alguns profiles de mais jogadores interessantes antes do nosso Mock Draft, que aliás deve sair em breve, já que eu estava esperando apenas o Pro Day do Da'Quan Bowers para começar. Mas então, vamos falar dos Quarterbacks. Lembrado que as classificações não são somente pelo talento, e sim pelo que e´esperado deles. Podemos ter QBs pegos na sexta rodada que são Franchise QBs na prática (Oi, Mr Bunchen!), mas eu chamo aqui pelo que é esperado deles antes do Draft. Pra ler essa lista, sempre tenham em mente que o potencial real desses jogadores é uma incógnita.


Franchise Quarterback
O Franchise Quarterback, que a gente tanto fala, não está disponível nesse Draft. Mas apenas para efeitos de exemplo, temos jogadores como Peyton Manning, Sam Bradford e Matthew Stafford.

Os principais Quarterbacks
Essa é a categoria dos QBs que estão cotados entre as primeiras escolhas e até são citados como a potêncial primeira escolha, mas que não são QBs tão seguros e prontos para serem estrelas. São os considerados os melhores e mais prontos Quarterbacks, e os mais próximos de um Franchise QB que vamos ter, e a maiora carrega a esperança de que possam vir a evoluir num Franchise QB. Esse ano, infelizmente, não temos nenhum com esse rótulo, então se o Panthers quiser um Quarterback ao invés de esperar pelo Luck, vai ter que se contentar com um deles. Exemplos de QBs que pertenciam a esse escalão, bons e ruins: Jamarcus Russell, Matt Ryan, Vince Young.

Blaine Gabbert, Missouri
Para muitos, Gabbert é o melhor QB disponível nesse Draft. Mas para muitos, inclusive para mim, isso não quer dizer que ele vá ser um grande QB na Liga. Gabbert possui boa precisão, sabe sair do pocket muito bem, é muito atlético, tem uma boa ética de trabalho e é bem inteligente, todas ferramentas importantes pra se dar bem na NFL, especialmente no West Coast Offense, com sua habilidade de fazer jogadas de fora do pocket e acertar passes rápidos e curtos. Muita gente questionava sua precisão de dentro do pocket, mas ele fez bons treinos e um bom Pro Day e parece que essa dúvida está eliminada da cabeça de muita gente.

Mas por outro lado, se Gabbert parece ter todas as ferramentas para um QB na NFL, ele não parece ser excepcional em nenhuma. Parece que vai ser um bom QB, mas que nunca vai cruzar a linha que separa os bons dos grandes. Talvez seja o QB mais pronto para a NFL no momento e mais capaz de contribuir, mas não parece ser o jogador que possa levar uma franquia longe sozinho. Além disso, existe uma questão que atinge 90% dos QBs que saem da NCAA e que pode ser justificada ou não de caso a caso. Gabbert, como a maioria dos QBs da NCAA, trabalharam no College com uma spread offense como a formação shogtun, o que significa que eles jogavam com um esquema com os muitos recebedores bem espalhados pelo campo e com o QB recebendo a bola alguns passos atrás da linha de scrimmage para fazer o passe tendo em vista a movimentação dos seus muitos WRs. Mas na NFL, formações como essa são usadas em alguns momentos apenas, e a capacidade de trabalhar recebendo a bola direto do center na linha de scrimmage (O chamado "Under center") é mais importante para o seu sucesso. As questões sobre a capacidade de Gabbert de render num esquema que o faça jogar under center e seu fraco trabalho de pés dentro do pocket são as principais questões sobre seu valor na NFL a médio prazo.

Gabbert é um QB que pode ser usado em praticamente qualquer time, e é capaz de se adaptar a qualquer esquema se conseguir jogar under center, embora eu ache que ele renderia melhor num esquema West Coast. Times como Bengals, Cardinals e 49ers possuem um esquema que pode favorecer o garoto, mas não vejo ele sendo limitado por isso. Deve ser draftado por um time que quer um QB imediatamente.

Cam Newton, Auburn
Quem acompanhou a NCAA na última temporada com certeza ouviu falar de Cam Newton. Vencedor do Heissman Trophy de melhor jogador universitário, liderou o time de Auburn ao título do BCS e foi o MVP do jogo do título. Sua habilidade no nível universitário era inquestionável e a questão é se esse tipo de habilidade pode ser transferida pra NFL. O que a gente sabe que ele tem e que não vai mudar são seu braço forte que lhe da a capacidade de lançar bolas longas e precisas, e sua habilidade atlética, a capacidade de sair do pocket e lançar em movimento.

O problema com Newton é que ele é muito mais um projeto do que uma realidade. Ele tem bons instrumentos mas não está pronto pra colocar todos eles em prática no nível NFL. Ao contrário de Gabbert, que é um QB mais pronto pro nível da NFL e que é um jogador mais seguro, porém com um potencial mais limitado, Newton é um QB que não está pronto pra entrar e jogar mas que tem muito mais valor devido ao seu potencial. No entanto, apesar do seu enorme potencial, existe também uma questão acerca do seu caráter. Ele lembra bastante o Vince Young, muito atlético, bom jogador, com potencial, mas com uma cabeça ruim que impede que ele extraia o melhor de si mesmo. Essa questão está deixando muita gente com um pé atrás em relação ao garoto, e pode afetar não só seu valor como seu futuro na NFL. Isso de lado, o potencial do garoto é grande, mas é uma incógnita muito maior do que Gabbert, que é uma escolha mais segura.

Newton é um QB que precisa de tempo pra evoluir e que trabalha bem saindo do pocket, o que pode compensar uma linha ofensiva mais fraca. Deve ser draftado por um time com paciência e sem pressa pra vencer agora, o que se encaixa no Panthers, e talvez por isso ele seja colocado tantas vezes no topo dos mock drafts. Mas ele é uma aposta muito grande pra ser escolhido com a primeira escolha do Draft, a meu ver. Ele tem talento pra ser um grande QB, mas esse tipo de jogador é sempre perigoso, e 'potencial' é uma palavra muito complicada no Draft. Nem sempre esse potencial se realiza, e isso fica ainda pior quando você tem um jogador com questões sobre a personalidade. Consigo ver vários times pegando Newton, mas não o Panthers.


Quarterbacks para evoluir
Como eu já falei, 'potencial' é uma palavra muito boa, mas perigosa, quando falamos de Draft. Mas os QBs desse grupo geralmente tem muito, mas num nível que os classifica mais como 'incógnita' do que outra coisa, ao contrário de QBs como Newton, que claramente possuem no potencial sua maior aposta mas que são vistos mais como um jogador realizado devido a vários fatores. Geralmente, esse grupo de QBs é aquele que tem talento, demonstram boas habilidades, mas que possuem várias falhas no jogo que precisam ser trabalhadas e portanto se espera que eles possam ser trabalhados nos bastidores antes de estarem prontos para jogar, e ao fim de algum tempo pode-se dizer se vão ou não serem bons jogadores. Exemplos: Aaron Rodgers, Jay Cutler, Tim Tebow, Joe Montana.

Ryan Mallet, Arkansas
Mallet tem boas ferramentas, boa mecanica e bons intangíveis, como são chamados por lá fatores como liderança, vontade e etc. Em outras palavras, é um jogador relativamente completo, que sabe fazer de tudo um pouco, mas que também tem algumas falhas em tudo, ou seja, não é bom em nada. É um jogador que pode ficar no banco de um bom jogador uns dois anos e então tentar assumir a posição.

Precisa se aperfeiçoar em quase tudo, precisa de experiência pra melhorar sua tomada de decisões, mas possui a habilidade e a vontade necessária pra evoluir. Eu acho que o Ryan Mallet, se estiver disponível na metade da segunda rodada, vale muito a pena se o seu time puder prover pra ele o tempo, a paciência e o ambiente necessário pra que ele desenvolva seu jogo. Lembra um pouco o Aaron Rodgers, que é um ótimo exemplo de como jogadores assim podem dar certo.

Jake Locker, Washington
Se eu fosse o GM de um time, eu não pensaria duas vezes antes de Draftar esse cara no final da primeira rodada. Eu já falei antes e repito que o Locker é o QB mais interessante desse Draft na questão custo/benefício. Tudo bem, eu sou suspeito pra falar sobre esse tipo de jogador, eu acho os QBs dessa 'classe' os mais interessantes, e ano passado meu grande palpite na questão custo/benefício era o Colt McCoy, que se mostrou um pouco cru mas que também jogou muito bem e deu pro Browns um jogador em torno do qual reconstruir, aposto a orelha direita do Celo como o Browns vai draftar um WR na primeira rodada desse Draft pra dar um bom alvo pro garoto continuar evoluindo. Mas voltando ao assunto, o Locker era cotado como a primeira escolha desse Draft antes da temporada da NCAA começar. Locker sofreu com lesões o ano todo, teve muitos altos e baixos e não conseguiu jogar com a consistencia que se esperava dele. Por isso, Locker caiu absurdamente de valor no Draft, e acaba nessa classe.

Eu acho a classe certa pra ele, mas também acho que o Locker tem talento pra ser o melhor QB desse Draft. Ele é muito atlético (4.5 segundos nas 40 jardas), sai do pocket muito bem e lança em movimento melhor ainda. Mas ele tem uma falha no jogo, e grande, que é a capacidade de jogar dentro do pocket. A precisão dele dentro do pocket é ruim, seu trabalho de pernas é fraco e ele toma decisões ruins de dentro do pocket. Ou seja, ele é uma droga dentro do pocket, mas é excelente quando sai. Mas ele tem o talento e tem a habilidade necessária, e uma falha muito clara, o que é bom de certa forma porque avisa por onde você tem que começar a treiná-lo.

Acho que em um ou dois anos de treino o Locker vai corrigir os seus problemas de dentro do pocket e vai estar pronto pra jogar. Se ele conseguir, vai ser um QB muito bom, lembra um pouco o Steve Young no estilo de jogo. Como é um QB que precisa de tempo, paciência e um bom técnico, eu vejo ele indo para Titans, 49ers ou principalmente Seahawks. Mas se for draftado para um time que tenha o ambiente certo, a paciência pra esperar o garoto evoluir e não forçar nada, eu acho que ele pode ser um bom QB onde quer que ele vá.


Incógnitas
Esse grupo é o 'resto' dos QBs que tendem a ser draftados. Sempre existe um grande número de QBs que não é draftado, mas esse grupo envolve aqueles que devem ser draftados em algum ponto e podem ou não render alguma coisa. Geralmente sao pegos sem pretenção, ficam treinando algum tempo nos times e quando os times decidem se eles podem ou não dar alguma coisa eles procedem pra um papel mais importante dentro dos times e dos treinos ou então são mandados embora. Alguns exemplos de QBs desse tipo que deram certo são Tom Brady, Marc Bulger, Matt Hasselback.

Esse grupo é bem numeroso e heterogêneo, então não vou postar cada um aqui com suas características e tudo mais. Mas os nomes mais importantes desse grupo incluem Christian Ponder (Florida State), Andy Dalton (TCU) e Colin Kaepernick, QB, Nevada. Vale a pena lembrar do nome desses jogadores no dia do Draft.


Por hoje é só, e ufa, ficou gigante o post. Espero que vocês saibam melhor o que esperar de cada um dos prospects desse Draft na posição. E esperem, para breve, o nosso Mock Draft!

Nenhum comentário:

Postar um comentário