Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Preview - Boston Celtics vs New York Knicks


A grande (enorme!) esperança do Celtics de esquecer o Perkins

Agora que a gente cobriu as séries dos quatro jogos de sábado, vamos começar com os de domingo, e vamos começar com o Leste pra acabar logo com isso, ainda que essa série deva ser bem interessante. O Boston Celtics tenta fazer uma (talvez) última tentativa desesperada para o título com seu asilo e o adversário é o mais novo time com várias estrelas (?) da Liga, o New York Knicks.

O fato é que Boston é mais time. O Boston tem mais entrosamento, tem mais história, sabe jogar os playoffs e tem uma defesa muito perigosa. Mas talvez o principal problema dessa série seja como o Bill Simmons (eu sei que falo demais dele, mas o cara manda demais, fazer o que?) resumiu: Nunca é bom jogar uma série de playoffs quando o melhor jogador em quadra joga no outro time. E o Carmelo Anthony realmente tem jogado muito bem desde que chegou a New York, é um dos melhores pontuadores da Liga e pode muito bem se o melhor jogador em quadra nessa série. Isso é... Se o Rajon Rondo não conseguir retomar seu basquete do começo da temporada.

E se o problema da série para o Boston é essa possibilidade de não ter o melhor jogador, o problema com o time do Boston é exatamente o quanto ele está cheio de "se". SE o Rondo conseguir jogar o basquete que jogava no começo da temporada, ele pode ser o melhor jogador da série. Se o Big Three conseguir ficar saudável até o final da pós temporada, o Boston tem um dos melhores grupos da NBA. Se o Shaquille O'Neal e o Jermaine O'Neal conseguirem ficar saudáveis até o fim, o Boston é um favorito ao título muito sério. Se o Boston conseguir repetir o que fez ano passado, isso é, engatar a quinta marca nos playoffs depois de um final pífio de temporada, talvez seja o melhor time da Liga. Mas tudo isso no final se resume a isso: "Se" isso, "se" aquilo, "se" tudo!

O Boston é, de certa forma, uma incógnita. Apesar do grande nível de talento que tem lá e do fato de ter sido um dos times mais dominantes da NBA na primeira metade da temporada, o Boston Celtics teve um final de temporada muito ruim, viu seu garrafão sucumbir a lesões (Boatos de que o Boston trocou uma escolha de segunda rodada pela maldição do Blazers, aquela que afetava os pivôs) e sentiu muito a falta do Kendrick Perkins, que foi pro Thunder tornar aquele time de pirralhos num dos grandes favoritos ao título. De certa forma, isso não é novo, ano passado foi exatamente a mesma coisa, e de repente o Boston massacrou o Heat, o Cavs, o Orlando e só foi parar no jogo sete das Finais contra o Lakers. Mas não da pra saber se o Boston vai ter o pique essa temporada pra fazer o mesmo. Eu acho que sim, que o Boston ta só esperando os playoffs, o Celtics sabe que o que importa é o que acontece em Abril e Maio, não é a toa que eles não joguem com tanta vontade no final da enorme e chatíssima temporada regular. Mas ainda é uma incógnita, o Boston precisa mostrar que ainda tem perna pra conseguir fazer isso, e até mostrar a dúvida vai continuar.

E se isso envolve todo mundo jogando melhor, pra mim isso passa principalmente por dois jogadores, e o primeiro é o Rajon Rondo. O Rondo, que no título de 2008 era só um armador pirralho que tinha como função não atrapalhar ninguém, já faz mais de um ano que é o líder do time, quem comanda as ações, chama as jogadas e decide quem acionar - o que faz bem demais. Ele começou o ano arrasando, motivado, dando 20 assistências por jogo e comendo todas as defesas da Liga - em especial a do Miami Heat - com farinha. O Rondo deu uma desacelerada preocupante, parou de atacar a cesta, tava jogando de forma meio passiva e até sua defesa parecia pior. E o Rondo é responsável direto pela produção da equipe, quando ele está bem a equipe funciona à perfeição porque ele é o maestro, mas quando ele está num dia ruim o Boston tem muitas dificuldades pra entrar em ritmo. Ele, mais do que qualquer outro, vai ter que recuperar sua melhor forma do começo da temporada. Ele é aqueles armadores que torna todos ao seu redor melhores, e num time com quatro futuros Hall of Famers, isso é dizer alguma coisa.

A outra pessoa é o Shaq. O Boston, quando trocou o Perkins, estava declarando que achava que precisava mais de um jogador de perímetro pra dar versatilidade e pra poder aliviar o Paul Pierce na posição três, defender bem e acertar eventuais bolas de três, do que do tamanho, defesa e rebotes que o Perkins trazia pro time. A mensagem é clara: Eles estavam contando com a saúde dos seus pivôs, os irmãos O'Neal (Mentira, eles não são irmãos). O problema óbvio é que eles não conseguiram ficar saudáveis a maior parte da temporada, então porque o Danny Ainge de repente achou que magicamente eles iam ficar bem agora? Enquanto o Perkins se recuperava de lesão e o Shaq foi o titular do Boston, o time foi excelente. O Shaq era uma presença ofensiva importante, dava seus tocos, pegava rebotes e trazia um tamanho pro garrafão do Boston que pouquíssimos times na Liga podiam rivalizar (Na verdade, só o Lakers podia). Assim, o Boston massacrou todo mundo, o Shaq parecia de volta aos bons dias (dadas as devidas proporções!) e ninguém duvidava que esse time era sensacional. Sem o Shaq e sem o Perkins, o time sofreu demais no garrafão e na defesa, e todo mundo deve lembrar que o Celtics só não foi campeão em 2010 porque não conseguia pegar rebotes no jogo sete das Finais.

Ou seja, o Boston precisa do seu garrafão pra ser o grande diferencial em relação aos outros times, e pra isso eles precisam do Shaq. O Shaq é esperado no jogo de domingo, não treinou hoje mas deve treinar amanhã, e aparentemente está bem. Mas tem que ver se ele consegue continuar assim e também se ele está com o ritmo necessário para ser o diferencial nos playoffs. E contra um time como o Knicks, que não tem garrafão, essa altura é o mais importante aliado do time.

Já o Knicks sabe que não tem a menor chance nos playoffs, que o time está mais fraco e vulnerável do que antes da troca e que eles precisam de tempo pra arrumar muitas coisas. Sim, o Knicks emplacou uma boa seqüência de vitórias, ta jogando melhor, etc e tal, mas o Knicks não tem praticamente ninguém alé do Amare Stoudamire, Melo e Chauncey Billups e também não tem garrafão. Quando trocou até a mãe pelo Melo, o Knicks tava pensando no que iria conseguir daqui a dois ou três anos, em quem poderia atrair com as suas estrelas, e então seria a hora do time brigar de verdade. A hora não é essa, essa é a verdade.

Por outro lado, isso também quer dizer que o Knicks tem menos responsabilidades que o Celtics. O Knicks tem o Melo, tem suas duas estrelas em plena forma, mas seria uma zebra se eles vencessem de verdade. O Knicks não precisa ter medo de perder, ao contrário do Boston, e por isso o Knicks pode ser mais perigoso. E pra ganhar, o Knicks tem que aproveitar o embalo e correr como se sua vida dependesse disso. Um jogo mais lento favorece o garrafão maior do Celtics (Supondo que o Shaq jogue) e o Celtics costuma apresentar algumas dificuldades contra times mais rápidos, o Celtics não é exatamente um time jovem. Correr, arremessar, explorar ao máximo suas duas estrelas e se precisar deixar o Carmelo se virar. Não acho que o Knicks aguenta a série toda assim, vai cometer muitos turnovers e isso vai fazer o Celtics um time feliz se o Rondo estiver inspirado, mas é a melhor chance deles e também pode ser uma forma de cansar o Celtics e fazer eles recorrerem ao banco que tem um entrosamento bem fraco. Ah é, o banco do Knicks é ainda pior, falha minha.

Palpite: O Celtics vai ganhar, o Knicks vai ganhar um ou dois jogos mas não vai realmente assustar. Isso é, se o Celtics for pra valer nesses playoffs e vir com aquela vontade e basquete do começo da temporada. Celtics em cinco jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário