Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Preview NFL 2013 - Jacksonville Jaguars

Ainda não decidi se o Blaine Gabbert é o Jaime Lannister ou o Encantado de Shrek


Para saber do que estamos falando aqui e dessas estatísticas, recomendo a leitura desse post antes
Se quiser opinioes e analises sobre o Draft, voces podem ler o Running Diary da primeira rodada ou o manual de como avaliar um Draft na NFL


Depois de terminar a série de previews da AFC East, os previews da NFC East, os previews da AFC North e os previews da NFC North, começamos a falar da AFC South pelo seu atual campeão, Houston Texans, pelo divertido Indianapolis Colts e pelo fraco Tennessee Titans. Hoje terminamos a divisão com o chato Jacksonville Jaguars. Se você não tem ideia do que estou falando, recomendo que leia esse post introdutório. Btw, a falta de crases nesse texto é porque esse teclado não tem crase, então não reparem, ok?

Jacksonville Jaguars

2012 Record: 2-14
Ataque ajustado: 29th
Defesa ajustada: 25th


Um dos temas comuns dessa série de previews é usar algumas estatísticas inteligentes para procurar influências ocultas além do controle dos times que influenciam o resultado final da temporada, e ver se essas estatísticas indicam uma melhora ou regressão para o ano seguinte. Temos usado algumas e o Jaguars vai apresentar um bom número delas, mas tem uma muito mais simples que pode indicar que a equipe deva evoluir: como diabos você piora de 2-14? Tem como descer mais no fundo do poço sem dar um tremendo azar? Mesmo o Lions de 2008 que terminou 0-16 teve o Pythagorean Expectations de 3-13 e terminou 0-5 em jogos decididos por uma posse de bola. O Jaguars de 2012 era muito ruim, não se engane, mas do fundo do poço só da para ir para cima. E essa provavelmente vai ser a direção do Jaguars.

É realmente achar algo bom para falar de uma equipe que terminou 2-14 e foi a segunda pior da Liga em eficiência ajustada (per Football Outsiders), mas o fato é que muitas coisas foram contra Jacksonville essa temporada - tirando as que eles mesmos provocaram, é claro. Mas antes de chegar nisso, queria deixar claro porque o Jaguars é tão ruim e não tem um time relevante desde aquele bom grupo de 2007: nenhum time é pior manipulando valores e maximizando seus ativos. Por exemplo, tomemos o Draft de 2010. Em uma primeira rodada que já gerou 14 Pro Bowlers desde então, Jacksonville se apaixonou por um DT chamado Tyson Alualu, que deveria cair para a segunda rodada. Mas como eles avaliaram positivamente o jogador de Cal, acharam ele um jogador que valia ser draftado, e pularam nele na primeira chance que tiveram, com a 10th pick. Já expliquei várias vezes como isso é uma burrice comum: mesmo que Alualu fosse um jogador digno da 10th pick, seu valor como prospect estava muito abaixo disso, então o time gastou uma pick com valor de Top10 para pegar um jogador que poderia ter pego, por exemplo, com a 30th pick. Tem uma diferença grande de valor ai, é muito mais importante maximizar seus ativos na noite do draft do que ir em cima dos jogadores que vocês gostam. Se gostavam tanto de Alualu, porque não trocar para descer na primeira rodada e conseguir escolhas extras mais para o meio? Depois de três anos Alualu é um jogador apenas ok que soma 9.5 sacks em três anos. As escolhas defensivas seguintes de 2010 incluem Earl Thomas, Sean Weatherspoon, Kareem Jackson e claro, o DE mais bem cotado disponível... Jason Pierre-Paul. Se apaixonar por um jogador e ignorar que suas escolhas são ativos que precisam ser maximizados para dar um retorno maior ao time é um engano comum, e saber como manipular isso é o que faz times como Ravens, Patriots e 49ers tão bons no Draft.

Mas espera, tem mais: depois de pegar Alualu, o Jaguars teve que esperar até a terceira rodada para escolher novamente pois não tinha uma 2nd round pick. Isso aconteceu porque, um ano antes, o time tinha trocado essa escolha por uma do final da terceira rodada com o New England Patriots para pegar um DT chamado Terrence Knighton, um jogador decente mas que custou ao time uma escolha muito mais valiosa. Claro que uma escolha de Draft hoje vale mais que uma equivalente ano que vem, mas uma escolha de segunda rodada de um time ruim sempre vai ter mais valor que uma de terceira rodada de um time bom - outro exemplo de erro comum no dia do Draft, supervalorizar o ativo imediato em relação a picks muito mais altas no ano seguinte. Mas espera, tem mais: no ano seguinte, a equipe escolheu Blaine Gabbert com a 10th pick. Não da para criticar essa escolha baseado nos resultados de Gabbert como QB titular porque ele era cotado como o segundo melhor quarterback depois de Cam Newton em 2011, então foi uma decisão inteligente. O que eu POSSO criticar é o que a equipe trocou para subir e pegar Gabbert naquele ano (eu falei ontem sobre a bizarrice que foi aquele Draft em termos de quarterback no post sobre o Titans): a 16th pick e sua escolha de segunda rodada (49th). Usando a calculadora de valor de escolhas de draft do Fotoball Perspective, o valor das escolhas que Jacksonville enviou pela 10th pick foi 35% maior do que o que recebeu em troca. TRINTA E CINCO POR CENTO!! Bela forma de maximizar o valor de seus ativos, Jaguars.

Mas a cereja no topo do bolo aconteceu no último Draft. O começo para o Jaguars foi bom, pagaram um pouco caro (uma escolha de quarta rodada) para subir da 7th pick para a 5th e pegar Justin Blackmon, uma troca inteligente quando consideramos que Jacksonville precisava urgente de um WR e Blackmon era considerado o melhor da posição a entrar no draft em anos. O problema foi quando chegamos na terceira rodada, e o time usou sua escolha - sétima da terceira rodada - em um jogador chamado Bryan Anger. Nunca ouviu falar? Normal: ele é um punter. Pause um segundo para digerir isso: o Jaguars gastou uma escolha de terceira rodada do Draft - da parte de cima da terceira rodada - em um PUNTER?! Quão imbecil é isso?? O ex-GM da equipe defendeu a escolha falando que "prefere pegar um titular a um reserva", o que só escancara o problema do Gene Smith: ele não faz ideia de como funciona a NFL. Ninguém pega punters ou kickers até a sexta rodada pelo menos (Greg Zurlein e Blair Walsh, dois Pro Bowlers em suas temporadas de calouros, saíram só na sexta rodada e isso porque a liga avalia melhor kickers do que punters), porque você - em um time ruim que precisa de mais talentos, ainda por cima - vai gastar uma escolha de terceira em um? Não faz o menor sentido, especialmente o argumento de Smith. Por exemplo, suponhamos que Smith tenha um cérebro e pensasse "Hmm, esse cara provavelmente vai cair até a sexta rodada, posso pegar ele lá e usar essa pick agora para um jogador melhor" (a escolha do Jaguars era a 176th), sabe qual a diferença de valor entre a pick que eles gastaram no Anger e a qual eles deveriam usar? 344%. 344%!!!!! Três escolhas depois, o Seattle usou sua escolha de terceira rodada para pegar um "reserva, não um titular" chamado Russell Wilson. So there.

Então esse é só usando o Draft dos últimos três anos para ilustrar porque o Jaguars é uma piada constante: o seu GM é muito ruim e não faz idéia de como manipular os valores do mundo profissional do futebol americano e tomar boas decisões. (Quer um exemplo em outra área? Smith deu um contrato de quatro anos que tem GARANTIDOS 5,5M por esse ano e mais 5.5 em cada um dos dois próximos para um guard chamado Uche Nwaneri que ninguém na Liga conhecia e ainda não conhece... e que acabou de fazer uma cirurgia no joelho com células tronco que a Food and Drugs Administration chamou de "risco a saúde pública". E esse cara vai ocupar 17M do espaço salarial do Jaguars pelos próximos três anos sendo que ele é um jogador mediano no máximo. Se tivesse ido para o mercado, não teria custado mais que 8M totais, mas Jax quis manter ele antes, então...) Smith nunca entendeu o Draft, free agency, planejar a médio prazo, teto salarial ou tudo mais que faz de um GM um bom GM, e se bons times continuam bons por sua inteligência manipulando o mercado e maximizando seus ativos, o que o Jaguars fez nos últimos quatro anos foi exatamente ignorar tudo isso (meu amigo Snow - sim, tem a ver com Game of Thrones - chamava o Gene Smith de Bizarro Ozzie Newsome). Então se vamos começar a falar das boas notícias para o Jaguars, temos que começar por essa: Gene Smith não é mais o GM da equipe, sendo substituído por David Caldwell. Eu não faço idéia se Caldwell vai ser um bom GM, mas de novo, do fundo do poço só da para ir em uma direção, e os primeiros sinais (ou seu primeiro Draft) foram positivos.

Mas na verdade, existe mais motivos para otimismo na Flórida que não envolvem o Corolário de Tiririca (o famoso "pior do que tá não fica"). A questão é se "otimismo" envolve uma melhora em relação ao patamar ridículo de 2012, ou se envolve uma vaga nos playoffs. Se for o primeiro caso, então ótimo, porque temos fatores positivos para a equipe: sua Pythagorean Expectation foi de 3.5 vitórias, o que ainda é muito ruim mas pelo menos indica uma evolução em relação ao ano anterior. Eles também terminaram 2-5 em jogos decididos por uma posse de bola, outro sinal de evolução em 2013. Mas talvez mais importante, o Jaguars foi o segundo time que mais viu titulares perderem jogos por lesão em 2012 em relação ao "normal" (calculado pelo meu querido Football Outsiders com base em lesões anteriores), um sinal que normalmente indica mais saúde e mais peças importantes jogando em 2013, e se você viu o roster do Jaguars, sabe que profundidade não é o forte alí e então essas lesões são bastante significantes. E embora o calendário do Jaguars não seja exatamente fácil, a divisão tem tudo para ser a pior do futebol americano com Texans e Colts regredindo e o Titans sendo ruim (como já explicamos detalhadamente nos respectivos previews).

No segundo caso, se você está esperando uma vaga nos playoffs, é impossível. É absolutamente impossível que um time 2-14, com um PE de 3.5 e 2-5 em jogos decididos por uma posse de bola consiga em apenas uma temporada mudar seu record tanto de forma a chegar ao número de vitórias suficientes para ir aos playoffs e... Ops, espera, tem um time na divisão do Jaguars que fez exatamente isso ano passado! 2011' Colts terminou o ano exatamente 2-14, com 3.5 de PE e 1-5 em jogos decididos em uma posse de bola, ganhando 9 jogos a mais em 2012 e chegando aos playoffs. Então existe um precedente recente.

Mas é óbvio que isso não quer dizer que o Jaguars consiga fazer o mesmo. Essa reviravolta do Colts envolveu duas coisas que não devem acontecer com Jacksonville: primeiro, um dos anos com mais sorte do que talvez qualquer outro na história da NFL, como falamos extensamente no preview da equipe. É extremamente improvável que o Jaguars consiga terminar o ano 4 jogos acima de sua Pythagorean Expectations ou que termine o ano 9-1 em jogos decididos por uma posse de bola E ainda enfrentar o calendário mais fácil da NFL, um raio tem que cair no mesmo lugar vezes demais, e a prova é que nenhum time fez o que o Colts fez na história da NFL (chegar a 11 vitórias com saldo de pontos negativo).  Mas o segundo motivo é ainda mais importante para que o Jaguars não consiga reproduzir o que Indianapolis fez. Entre 2011 e 2012, o Colts fez a melhor mudança que um time pode fazer na NFL: um upgrade significante de quarterback, passando de Curtis Painter e Dan Orlovsky para Andrew Luck. Não tem nenhum Luck entrando pela porta da frente do EverBank Field tão cedo, então os dois principais fatores da reviravolta do Colts não estão em jogo para o Jaguars.

Ainda assim, a possibilidade de um upgrade na posição de QB está em jogo para o Jaguars, que parece que vai colocar Blaine Gabbert no banco e deixar Chad Henne assumir a posição de titular. Claro que o upgrade não é o mesmo do Colts (Painter e Kerry Collins combinaram para 11 jogos e um QBR abaixo de 20 - com o Colts perdendo os 11 - e entrou um QB com QBR quase nos 65), mas a equipe ainda espera que seja uma melhora significante. Para ver exatamente quão grande essa melhora vai ser, vamos  olhar os números de Henne em 2009 e 2010 (quando foi titular do Dolphins) e compará-los com os números de Gabbert em 2012:


E agora os mesmos números projetados para uma temporada de 16 jogos:



Hmm... a mudança de Gabbert para Henne é tão significativa assim? Henne é mais produtivo, mas Gabbert é melhor evitando interceptações e correndo com a bola. A temporada de 2009 de Henne seria claramente uma grande evolução em relação ao que os QBs do Jaguars apresentaram ano passado, mas se for 2010 Henne (ou mesmo 2012 Henne, que jogou seis jogos pelo Jaguars e terminou com QBR de 29.9 basicamente na mesma situação que Gabbert conseguiu seus 40.9), eu não tenho tanta certeza. E por mais criticado que Gabbert seja (btw, 40.9 QBR é bem ruim), ele evoluiu muito da temporada de calouro para sua segunda, cortando interceptações, aumentando seu aproveitamento e números de jardas por passe e seu índice de touchdowns, e seu QBR dobrou de um ano a outro. Em parte isso aconteceu porque os números dele em 2011 eram tão ruins que não tinha como piorar, mas a evolução foi real. 2010 Henne foi melhor que 2012 Gabbert, mas se a opção for entre 2010 Henne e um Gabbert com mais um ano de evolução... eu não vejo uma mudança tão grande assim. Claro, a temporada 2009 do camisa 7 da mais esperanças para a equipe de Jacksonville, então considerando que uma eventual temporada de 2013 de Henne seria um misto entre as duas (46 QBR, digamos), a evolução na principal posição ofensiva do esporte existe, mas não é nem de longe tão grande.

Mas o fato é que a evolução na posição de QB provavelmente aconteceria não importa qual dos dois fosse o titular. Gabbert deve evoluir com mais um ano, Henne provavelmente é um pouco melhor nesse momento, mas também vale destacar que o time deve ter uma linha ofensiva muito mais sólida com a chegada de Luke Joeckel, segunda escolha do Draft, e principalmente deve contar com a volta do excelente Maurice Jones-Drew, que jogou apenas cinco jogos (com 4.8 jardas por corrida) antes de se machucar e perder o resto do ano, deixando o Jaguars com as 2.8 jardas por corrida de Rashard Jennings. Então as condições ao redor do QB melhoraram, não apenas o homem ocupando a posição: o corpo de recebedores deve ficar melhor com a chegada de Mohamed Massaquoi e um ano a mais de entrosamento com Justin Blackmon (que deve perder quatro jogos por suspensão, mas enfim), Jones-Drew está de volta depois da equipe ter somente o 27th melhor ataque terrestre da Liga, e basicamente o time está melhor do que ano passado desse lado da bola.

Defensivamente, o curioso foi o 28th lugar um ano depois de ter o quinto melhor grupo. Considerando que foi a pior defesa em 2010, os bons números de 2011 provavelmente foram um ano totalmente fora da curva, mas alguma evolução deve ser esperada considerando a chegada de Jason Babin (algo que o time precisava urgente, outro pass rusher) e de Marcus Trufant (um bom CB em Seattle que perdeu espaço com a Geração Aderall por lá) e o bom draft que trouxe dois jogadores que eu gosto para a secundária (Jonathan Cypren e Dwayne Gratz). Então 5th não vão ser com certeza defensivamente, mas vão melhorar consideravelmente em relação ao ano passado especialmente se o ataque fizer sua parte e parar de dar boas posições de campo para todos os ataques adversários (o que deve acontecer com MJD saudável).

Então temos motivos para acreditar que o Jaguars vai ser um time melhor em 2013: o ataque deve evoluir na linha e no QB, o time deve ficar mais saudável, e a defesa trouxe alguns veteranos de impacto para juntar com jovens talentos e desenvolver uma nova base. Eles devem evoluir também por questões naturais quanto ao seu saldo de pontos e jogos decididos por uma posse de bola, sem falar em mais saúde para jogadores chave. Tudo indica que o Jaguars vai ser melhor... o que não quer dizer que o time vai ser bom. Eles ainda provavelmente irão para a temporada com um QB abaixo da média e sua defesa ainda não deve ser boa. Sua tabela não é o inferno considerando que jogam em uma divisão muito ruim, mas ainda colocam a equipe contra quatro times da NFC West. Mas com um dono novo e um GM novo, a direção da franquia é evoluir e parar de ser essa piada a todo custo e apagar a má impressão causada pelos últimos cinco anos. Nesse contexto, qualquer evolução é lucro, especialmente para um time cuja torcida mal vai nos jogos e que é uma ameaça para se mudar para Los Angeles. Essa offseason não vai colocar a equipe nos playoffs ou mesmo acima de 50%, mas subir para 5-11 ou 6-10 é possível e já seria uma vitória para a franquia. Embora sim, a maior vitória tenha sido expulsar Gene Smith.

2 comentários:

  1. O post me lembrou do Al Davis, quando ele draftou o Ray Guy e o Janikowski nas primeiras rodadas de 74 e 2000! Esse sim era rato de draft haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que essa não era nem a tara mais bizarra do Al Davis em termos de Draft!! Hahaha

      Excluir