Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 23 de novembro de 2013

Palpites para a semana 12 da NFL

"Hey Matt, High-Five!"


Para participar do nosso mailbag, ou seja, enviar uma pergunta/comentário/dúvida/tópico de debate para ser respondida aqui no blog e no Esporte Interativo, é só mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" que ele pode aparecer por ai. Forma de tornar isso mais interativo e próximo dos leitores. Então participem!


No próximo bimestre, começaremos uma série chamada Sports Mythbusters. A idéia é bem simples, pegar clichês, mitos ou lugares comuns dos esportes americanos e colocá-los a prova. Então estamos aceitando sugestões, e qualquer mito, frase comum, chavão ou coisa assim dos esportes que vocês querem ver testada e comprovada (ou ao contrário, que quer ver desmentida) podem mandar que vamos analisar os melhores. Mais uma chance de vocês sugerirem nossas pautas. Podem mandar emails com as sugestões para tmwarning@hotmail.com, para o twitter @tmwarning, ou simplesmente colocar nos comentários quando der na telha.
---------------------------------------------------------------------------------

Como ontem foi o dia de esvaziar a caixa de entrada em mais um mailbag, os palpites da semana ficaram para hoje. Como de costume quando ficam para sábado, vão ser mais sucintos e diretos do que de costume pelos motivos óbvios. Leiam lá o mailbag, depois voltem para reclamar que eu não escolhi seu time favorito para vencer por 35 pontos essa semana. Faz parte do jogo e faz parte da coluna. 

Só pra lembrar, time da casa em caixa alta. E uma curta explicação sobre o tal "Spread": é um tipo de aposta no qual os times possuem uma margem pela qual ele tem que ganhar (ou, no caso do time adversário, uma margem que ele pode perder). Então se ontem a noite a linha era Pats (-11.5), significa que eu posso apostar em Pats a -11.5 ou Jets a +11.5 - ou seja, adicione 11.5 ao total de pontos do Jets (ou subtraia do total de pontos do Pats) e ve quem ganharia esse jogo. Basicamente, o -11.5 indica que se eu escolher o Pats, ele precisa ganhar por mais de 11 pontos, e se eu escolher o Jets (+11.5), ele pode perder por até 11.


Palpites para a semana 12 da NFL


Week 11 Record: 11-4

Week 11 contra o spread: 5-7-3



Saints over FALCONS
Contra o spread: FALCONS (+9) over Saints
"Jogos de quinta feira já são mais feios e parelhos do que o normal, então considerando a diferença de nível de New Orleans quando joga dentro e fora de casa, e o fato de que o time ainda deve jogar sem Darren Sproles, eu acho que não vai ser o massacre que o spread está esperando, e que o Falcons consegue deixar o jogo mais parelho, jogando em casa e tentando estragar a temporada do maior rival. Mas ganhar do Saints... quer dizer, vocês viram o Falcons jogar recentemente? Sem chances..."
Bingo!


LIONS over Bucs
Contra o spread: Bucs (+8.5) over LIONS
Eu odeio o Lions. Realmente odeio. Falei bem deles na pré-temporada, banquei eles o ano todo, convenci todo mundo como pude que eles eram um bom time. E eles são. Eles possuem um dos melhores WRs da história da NFL em Calvin Johnson, um bom QB tendo um excelente ano em Matt Stafford, e uma defesa que apesar dos buracos é cheia de jogadores dinâmicos e talentos especiais. O problema é que eles continuam atirando no próprio pé! Sempre que tem a chance de distanciar ou consolidar suas chances, parece que eles cometem algum tipo de erro - semana passada, perdendo para um inferior time do Steelers, foi um bom exemplo. Ainda assim, eles são bons, jogam em casa e sabem a urgência dessa partida. Mas o spread não me anima, então...


TEXANS over Jaguars
Contra o spread: Jaguars (+10) over TEXANS
Com Oakland ensanduichado entre eles, esse é o duelo entre dois dos três piores times da NFL. Considerando que o Texans ainda vem de uma derrota em casa para o Raiders e Gary Kubiak voltou a mudar seu QB titular... hmm... porque essa linha está tão alta, mesmo? Eu entendo que o Texans tenha uma boa defesa e o Jaguars ainda seja o pior time da NFL, mas o Texans não deveria receber -10 de spread contra o time do meu bairro nesse momento.


Vikings over PACKERS
Contra o spread: Vikings (+4) over PACKERS
Eu não gosto essa versão do Packers sem Aaron Rodgers. Eles já não conseguiam defender ninguém antes, imagina agora que enfrentam piores posições de campo, e agora o ataque também está totalmente estagnado. Eu sei que o Vikings é simplesmente um time ruim, mas sem Rodgers o Packers também é. E o Vikings vai ter a motivação especial de atrapalhar os planos de playoffs do seu grande rival. E vai ter Adrian Peterson também.


CHIEFS over Chargers
Contra o spread: CHIEFS (-4.5) over Chargers
Eu sei que esse é um jogo decisivo para o Chargers e uma derrota aqui praticamente tira a equipe da briga pelos playoffs com a tabela que ainda está por vir, mas eu cansei de apostar no Chargers. No começo do ano, eles eram um bom time com um excelente ataque que estava dando muito azar e sofrendo por conta de uma defesa ruim. Agora o ataque desacelerou e a defesa continua sendo ruim. E mais importante, eu cansei de apostar no Chargers e quebrar a cara, então ainda mais com o jogo sendo no Arrowhead Stadium, eu vou confiar mais uma vez no Chiefs. A defesa não fez feio contra Peyton Manning semana passada, só falta o ataque engrenar. Em uma nota relacionada, eu já falei que o  Chargers tem a pior defesa da NFL em DVOA?


Panthers over DOLPHINS
Contra o spread: Panthers (-4.5) over DOLPHINS
Charles Johnson não joga, então o Panthers perde um pouco na linha defensiva. Mas a essa altura do campeonato... faz tanta diferença? Eles são um dos melhores times da NFL, tem uma das melhores defesas, e o ataque tem aparecido bem esporadicamente. Agora o Panthers e sua dominante linha defensiva enfrentam uma das piores linhas ofensivas da NFL... que ainda estão sem dois titulares e em meio a duas investigações separadas por parte da NFL e NFLPA? Hmm... Fico com Panthers, ainda que a ausência de Johnson possa ter um peso considerável.


Steelers over BROWNS
Contra o spread: Steelers (+1.5) over BROWNS
Estou dividido nesse. Por um lado, a defesa do Browns jogou muito bem semana passada, segurando Andy Dalton a menos de 100 jardas, forçando três turnovers, anotando um TD e com Joe Haden se consolidando como o melhor CB da NFL (se não o melhor, um dos melhores) ao segurar AJ Green a 2 recepções e 7 jardas enquanto conseguia duas interceptações e retornava uma delas para a end zone. Então o matchup Haden-Antonio Brown vai ser um dos mais interessantes a se monitorar essa semana, e se Haden conseguir shut down Brown como fez com Green semana passada (além do fato de que só vai ficar faltando o Roddy White para completar as cores da NFL) isso vai ser determinante na partida. Então a defesa de Cleveland me fez balançar.

O problema é que o Browns deu uma aula sobre como repetidamente entregar a partida, mostrando uma ineptidão realmente assustadora para controlar coisas simples. Foram punts bloqueados, kickoffs saindo pela lateral, e muuuitos turnovers contra uma defesa do Bengals que, apesar de boa, está sem três titulares (incluindo os dois melhores). Eu simplesmente não confio que o ataque do Browns consiga controlar o jogo sem entregar as coisas contra um time do Steelers que tem estado bem quente nessas últimas semanas. Então, a não ser que Joe Haden volte para me assombrar, acredito na vitória de Pittsburgh mesmo fora de casa. Quem diria que voltariam a brigar por vaga nos offs?


Bears over RAMS
Contra o spread: Bears (+1) over RAMS
Essa linha de -1 para o Rams indica que a memória que está na cabeça de todo mundo ainda é a do Rams metendo 38 pontos na cabeça do Colts antes de sua semana de bye, não o time que perdeu os três jogos anteriores (embora dois deles para Seattle e Carolina, vale citar). Mas eu ainda não confio em Saint Louis a não ser que Michael Wacha esteja envolvido, e não é o caso. Kellen Clemens ainda tem um QBR de 38 na temporada, e acho improvável que Tavon Austin anote mais 135 jardas e 3 TDs depois de TOTALIZAR 200 nos nove jogos anteriores. Então fico com o Bears, que já mostrou que é tão bom (ou talvez até melhor) com Josh McCown comandando o time do que o machucado Jay Cutler. 


RAVENS over Jets
Contra o spread: RAVENS (-3.5) over Jets
A partida que pode colocar fogo na disputa pelo wild card. Eu já disse isso antes, mas o Jets tem um Pythagorean Expectations de 3-7, é o nono pior time da NFL em DVOA, e seu QB é o pior da NFL em produção total ajustada e quarto pior (entre 43 qualificados) em QBR. So... yeah. A defesa é o que salva, e o Ravens não é nenhuma potência. Mas em Baltimore, acho que Geno Smith vai ser interceptado, sackado e sofrer fumbles suficientes para o Ravens vencer o jogo nem que Joe Flacco e Ray Rice não consigam fazer nada.


Titans over RAIDERS
Contra o spread: Titans (-1) over RAIDERS
Três semanas atrás, a defesa do Raiders em casa cedeu 7 TDs e 430 jardas para Nick Foles, e semana passada venceram o Texans em Houston. So... hm... yeah. Não que o Texans seja exatamente um time bom, mas... Não me deixa confiante. Mas vou de Titans porque Tennessee tem o melhor time e a melhor defesa, e porque é pedir demais que o raio Matt McGloin caia duas vezes no mesmo lugar. Quanto mais eu penso nesse jogo mais triste eu fico. Vamos em frente.


CARDINALS over Colts
Contra o spread: CARDINALS (-3) over Colts
Você pode entender isso como um voto de confiança no Cardinals. Jogando em casa, eles me parecem ter a vantagem nesse matchup. O Colts não tem a grande defesa para tirar vantagem de Carson Palmer (a grande fraqueza do Cardinals), e a excelente defesa do Cardinals vai saber explorar a falta de Reggie Wayne para fazer da vida do Andrew Luck um inferno. Luck é um excelente QB, mas tirando os dois QBs da equação, o Cardinals é um melhor e joga em casa.


GIANTS over Cowboys
Contra o spread: GIANTS (-2.5) over Cowboys
Um jogo extremamente interessante entre dois rivais ferozes que se odeiam e que brigam diretamente por uma chance de tirar o Eagles do topo da divisão. Eu confesso que odeio essa pick porque acho o Cowboys o melhor time, mas o time está tão baleado, sem seu melhor defensor em Sean Lee, e as palavras "40 first downs" estão gritando na minha cabeça toda vez que tento escolher o Cowboys. Apesar das vitórias recentes, o Giants não é um grande time de futebol americano (quinto pior em PW, sexto em DVOA) e se beneficou de um calendário bastante favorável (Eagles com Matt Barkley, Packers sem Aaron Rodgers, Raiders e Vikings) para emplacar, mas o Cowboys também não vem bem e a defesa é uma peneira. Me parece um jogo de muitos pontos, mas vou de Giants porque a defesa é superior. Odeio essa pick, adoro esse jogo.



PATRIOTS over Broncos
Contra o spread: PATRIOTS (+2.5) over Broncos
Acho que todos podemos concordar a essa altura que o Broncos é melhor que o Patriots e o melhor time da AFC, pelo menos no papel. Mas esse jogo... não sei, estou recebendo uma vibe estranha vindo dele. O Patriots parece calmo demais essa semana... mais do que seria normal enfrentando o melhor time da AFC e o maior rival de Tom Brady. Sabe o que isso provavelmente significa? O maior jogo EFF-YOU da temporada por parte de New England, aquele jogo que eles jogam melhor do que nunca na temporada e mandam um recado para todo mundo que conta eles como mortos. Esse jogo ainda não aconteceu no ano, e essa é a partida perfeita para isso com o favoritismo do Broncos e em Foxborough.

Se quer uma explicação melhor do que "seu instinto te diz isso mas você é um idiota", tem alguns fatores que contribuem. A defesa do Broncos é fraca, então vai ser mais fácil para Tom Brady passar a bola do que contra a do Panthers. O jogo vai ser em Foxborough, com uma torcida ensandecida pedindo por sangue contra o time que eles sabem que é atualmente o maior rival, e talvez mais importante, em um frio abaixo de zero. Historicamente Peyton Manning não tem se dado bem no frio, em parte porque seu estilo extremamente finesse depende muito do toque que ele coloca na bola com os dedos, e no frio congelante você tem muito menos controle sobre suas extremidades, então isso pode agir contra ele especialmente agora que sua força no braço está diminuída. Então acho que quem vai vencer esse jogo é quem estiver preparado para jogar feio, e para mim o Patriots tem mais a ganhar do que Denver. Jogo da rodada.


Niners over REDSKINS
Contra o spread: Niners (-5) over REDSKINS
Tudo que escrevi quinta sobre o Niners continua válido: ainda que doloridas, as duas derrotas da equipe vieram por 4 pontos contra dois dos cinco melhores times da NFL. Isso mostra alguns defeitos e talvez até indique que o Niners está um patamar abaixo da elite da temporada, mas definitivamente não mostra que é um time ruim. O Redskins, por sua vez, é um time genuinamente ruim, 4th pior da NFL em DVOA e com um RG3 que ainda não recuperou sua boa forma. Além disso, esse jogo é de vida ou morte para o 49ers, que está em uma briga muito apertada pela divisão e ainda enfrenta o Seahawks mais uma vez, não pode se dar ao luxo de perder contra times inferiores. Mesmo com Michael Crabtree ainda de fora, acho que o Niners consegue vencer.




2013' Record: 88-58
2013' contra o spread: 61-81-4

Um comentário:

  1. Rapidamente, vou deixar aqui porque não vou poder comentar amanhã:

    Saints over Falcons - o ataque terrestre do Falcons quase nos surpreendeu, mas a arbitragem estava lá pra garantir a vitória do Saints - nada contra o New Orleans, mas eles foram beneficiados duas vezes por interpretações diametralmente opostas de um mesmo tipo de jogada em dois jogos seguidos.

    Panthers over Dolphins - Panthers jogando como Panteras (chegaram em silêncio mas estão sendo são mortais e quem diz que não tem medo tá mentindo), Dolphins como Golfinhos (sobe tanto que chega a sair da água e logo em seguida afunda de novo). Metáforas ridículas à parte, Panthers com pouco esforço.

    Bears over Rams - vou jogar em quem tem mais gana de chegar aos playoffs.

    Texans over Jaguars - Eu ia dizer que era o jogo perfeito pro Keenum ganhar pela primeira vez, mas o Mr. Não-Faz-Sentido atacou novamente e o Kubiak botou ele no banco.

    Chiefs over Chargers - Sabe quando um time que vinha embalado perde uma e acaba desandando? Pois é, depois do fortíssimo Broncos o Chiefs joga contra o bom Chargers e corre o risco de perder o segundo logo depois do primeiro. O problema é que o San Diego é o pior time bom dessa temporada na minha opinião. Apostei muitas vezes que o San Diego poderia vencer outros times fortes, e quase sempre perdi. eles sempre jogam bem, dão trabalho e acabam perdendo, tipo seleção do México.

    Packers over Vikings - Sei que o Green Bay sem Rodgers fica uma draga, mas o Vikings é uma draga maior enfrentando Rodgers ou não. O Packers devia começar a pensar em defesa.

    Jets over Ravens - Se o Chargers é o pior time bom na minha opinião, or outro lado o Jets é o melhor time ruim (mas prestes a ser superado pelo Steelers). Só jogo neles porque continuo apostando que o Ravens não vê pós-temporada esse ano.

    Browns over Steelers - essa minha pick não faz sentido. Eu tinha que ser justo com um e injusto com outro. Sempre que joguei contra essas equipes esse ano, dando elas como acabadas, elas responderam e me derrubaram do cavalo. Como não posso jogar nos dois, vou no Browns e depois me entendo com o Steelers. A propósito, se o Steelers ganhar esse jogo ele se tornará meu favorito a melhor time ruim da temporada.

    Lions over Buccs - Apesar de eu achar que o Tampa resolveu esquecer o coach que tem, começar a ganhar jogos por puro amor próprio e se tornando um time minimamente decente, o Lions é líder de divisão e não vai querer dar bobeira.

    Raiders over Titans - Toda semana eu tenho que jogar uma pick contra a lógica e/ou contra meus instintos. Ei-la.

    Colts over Cardinals - Acho o Colts melhor, só isso que eu tenho pra dizer.

    Cowboys over Giants - Acho que o Dallas não é tão bom quanto o pintavam no comecinho da temporada, nem tão ruim quanto o pintam agora. Acho que o Giants não é tão ruim quanto o pintavam no começo da temporada, nem tão bom quanto o pintam agora.

    Patriots over Broncos - Tá, semana passada eu jurei que era a última vez que eu jogava contra o Broncos. Mas esqueci de comentar que isso valia apenas pra jogos que não estivessem incluídos os outros três QBs do quarteto fantástico. Como esse jogo é contra um Tom Brady revoltado por uma jogada duvidosa no último segundo de um jogo...

    49ers over Redskins - O Niners simplesmente é bom demais pra perder 3 seguidas, principalmente se esse terceiro jogo é contra o atual Redskins.

    ResponderExcluir