Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Prêmios de meio de temporada


"Eu ganhei O QUE?!"


Para participar do nosso mailbag, ou seja, enviar uma pergunta/comentário/dúvida/tópico de debate para ser respondida aqui no blog e no Esporte Interativo, é só mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" que ele pode aparecer por ai. Forma de tornar isso mais interativo e próximo dos leitores. Então participem!

---------------------------------------------------------------------------------

Aproveitando que chegamos na "metade" da temporada (ou tão metade quanto uma temporada com número ímpar de rodadas pode ter, considerando que todos os times já jogaram pelo menos 8 de seus 16 jogos), achei que era uma boa hora para fazer uma pausa e ver em que pontos estamos da temporada, e quais são os times que se destacam ou não até aqui. Por isso fizemos dois posts quilométricos comentando sobre todos os times da AFC e outro com todos os times da NFC. Então para terminar essa sequência de meio de temporada, vamos ver até aqui quais jogadores receberiam meu voto hipotético para os principais prêmios da temporada: MVP, Offensive Player of the Year, Defensive Player of the Year, Offensive Rookie of the Year, Defensive Rookie of the Year e Comeback Player of the Year. Deixarei Coach of the Year de fora só porque é o prêmio mais subjetivo e inútil do mundo.

Depois disso, vamos aos palpites da rodada na forma condensada das últimas semanas, coluna que vai sair um pouco mais tarde ou amanhã cedo, excepcionalmente. Mas primeiro os prêmios!



Most Valuable Player - Peyton Manning

Para mim essa disputa é menos apertada do que parece a primeira vista, com um bom número de jogadores merecendo entrar na conversa para vencer esse prêmio. Andrew Luck, em particular, é um jogador que tem feito milagres com muito menos talento ao seu redor do que Manning. Mas no final do dia, é difícil não dar esse prêmio ao QB do Broncos quando consideramos que ele está tendo uma das melhores temporadas da sua carreira: 71.2%, 2919 jardas, 29 TDs contra apenas 6 interceptações, 8.8 jardas por passe e um QBR de 84.17. Jardas, TDs, jardas por passe e QBR, todas essas são as melhores marcas na NFL, e seu aproveitamento é o segundo atrás apenas de Phillip Rivers (72.2%). Ele é o melhor QB de 2013, e é o melhor jogador naquele que é talvez o melhor time da NFL e um dos melhores ataques da história da liga depois de 8 jogos (desde 1970, nenhum time anotou mais pontos nos primeiros 8 jogos do que o Broncos desse ano). E ele é um dos melhores QBs da história da NFL que está tendo, aos 37 anos, uma das melhores temporadas da sua carreira: lembrando que as regras tem mudado em anos recentes para favorecer o QB, mas Manning está com a melhor marca da carreira em aproveitamento (71.2%) e taxa de interceptações (1.8%), e a segunda melhor marca em jardas por passe (8.8) e TD% (8.7%). Então esse prêmio é dele para perder.

Mas esse prêmio não está garantido ainda, por melhor que Manning esteja jogando. Ainda tem muitos jogadores por ai que estão na disputa, e podem dar trabalho principalmente porque são jogadores que estão fazendo muito com um time e companheiros muito inferiores. Andrew Luck, o QB do único time a derrotar o Broncos até aqui, é o melhor jogador de um time muito inferior ao Broncos que ainda se encontra 6-2; Phillip Rivers, 2nd da NFL em QBR, ainda tem duas chances para derrotar Manning e está fazendo milagres com um time uma defesa que tem sido muito fraca (embora com algum azar em fumbles) e perdendo seus dois melhores WRs no começo da temporada; e Jamaal Charles, de quem vamos falar mais daqui a pouco mas é o melhor jogador ofensivo do único time invicto da NFL (e que pode tirar o título de divisão do Broncos) - três jogadores que tem sido cruciais em bons times fazendo isso com muito menos do que o camisa 18 tem em Denver (o melhor conjunto de recebedores da NFL). Nenhum deles consegue estar na frente de Peyton Manning nesse momento, mas todos estão perto o suficiente para assumir o comando com um deslize do QB do Broncos. E considerando que Manning tem parecido mais mortal nos últimos três jogos - 5 interceptações, menos de 8 jardas por passe - e a dificuldade que jogadores com as características finesse de Manning enfrentam em climas cada vez mais frios, um pouco de deslize nessa reta final do calendário (quando ele fica bem mais difícil, btw) pode ser suficiente para colocar outro jogador na frente por essa corrida. Mas por enquanto, Manning ainda reina supremo.

Menções honrosas: Andrew Luck seria meu candidato 1B nesse momento, está fazendo milagres com um time muito inferior e é sem dúvida o jogador mais valioso (do ponto de vista de valor total, presente e futuro) na NFL; Philip Rivers seria um forte candidato se sua defesa não estivesse tão mal; Jamaal Charles... wait for it...


Offensive Player of the Year - Jamaal Charles

Eu não gosto desse prêmio por causa da sua óbvia redundância com o prêmio de MVP. O MVP é um QB 90% das vezes, e se ele foi o melhor QB, então ele foi o melhor jogador ofensivo porque ele tem uma importância maior do que qualquer outro jogador em campo. Simples assim. Desde 2004 (quando começaram a mudar as regras em favor do jogo aéreo), 7 dos 9 vencedores do prêmio de MVP também levaram para casa o OPOY (Drew Brees em 2008 e Chris Johnson em 2009 as exceções), e sempre me pareceu um pouco idiota isso de dar dois prêmios para o mesmo jogador que premiam exatamente a mesma coisa. Então eu tenho minhas próprias soluções: ou acabamos de vez com o OPOY (e ficamos com um Offensive e um Defensive MVP), ou então mudamos as regras do OPOY. Minha sugestão é simples: você não pode votar para OPOY em um jogador da mesma posição que você votou para MVP. Assim esse prêmio passa a ser relevante, deixa de ser o "Poor man MVP"que ninguém liga, e ainda é uma forma de valorizar os não-QBs que tiveram uma temporada espetacular. Todos vencem. Me dêem um motivo para essa mudança de regra não acontecer.

Portanto, se eu votei em Manning para MVP, eu preciso escolher um não QB para o prêmio... Jamaal Charles. A primeira vista, as credenciais de Charles como RB são boas mas não espetaculares: 725 jardas e 6 TDs, 4.3 jardas por corrida. Mas adicionando seu papel como recebedor, fica um pouco melhor: 389 jardas recebidas, 8.3 jardas por recepção e 2 TDs, totalizando 1114 jardas de scrimage (melhor marca da NFL) e 8 TDs. Então os números de Charles são na verdade muito bons, mas não é isso que faz dele o melhor e mais importante jogador ofensivo da NFL, é seu papel no ataque do Chiefs. Ele é a alma e o ponto focal de todo o ataque da equipe, um time que confia na sua defesa e protege seu QB de lançamentos difíceis, e para isso ele precisa que Charles faça absolutamente de tudo: corra com a bola para encurtar descidas e controlar o relógio, funcionar como a principal válvula de escape no jogo aéreo, e basicamente carregue o time nas costas. O Chiefs se baseia na sua excelente defesa para vencer jogos e não no seu ataque, mas quando o ataque precisa aparecer, é sempre nas costas de Charles, enfrentando defesas que SABEM que ele tem esse papel... e ele continua carregando o único time invicto da NFL nas costas.

Se não acredita, vejam isso: o Chiefs na temporada tem 2856 jardas totais de ataque... e Charles é responsável por 39% delas, de longe o maior número da NFL nessa temporada. 39% do ataque! Como não achar que Charles é o melhor jogador ofensivo da temporada? Ele carrega um fardo maior do que talvez qualquer outro jogador, enfrentando defesas que sabem disso, e ainda lidera a NFL em jardas totais e carregou o ataque do Chiefs vezes suficientes para o time ainda estar invicto. Sob minha regra de não-QBs, Charles é o OPOY dessa primeira metade da temporada.

Mençoes honrosas: Calvin Johnson, que ainda é o melhor WR da NFL e teve um dos mais espetaculares jogos de um WR dos últimos anos; Jimmy Graham mesmo machucado ainda é um monstro; Adrian Peterson, que é #2 da NFL em jardas mesmo já tendo sua bye week e enfrentando 8 jogadores na linha para pará-lo todo jogo; e LeSean McCoy, #2 da NFL em jardas totais e peça central de um ataque que já teve três QBs titulares.


Defensive Player of the Year - JJ Watt

O grande problema de Watt é, na verdade, que ano passado ele teve uma das melhores temporadas de um defensor na história da NFL, e que portanto qualquer coisa menor do que isso iria qualificar sua temporada como "abaixo do esperado". E é o que está acontecendo: JJ Watt tem mais "disruptions" (ou seja, jogadas de passe que ele atrapalhou com pressão, atingindo o QB ou sacks) do que qualquer outro jogador na NFL mesmo com "apenas" 5.5 sacks, então a narrativa de que ele não está mais pressionando o QB simplesmente não é verdade. Ele também é a mais dominante força contra o jogo terrestre hoje na NFL, com mais hits e mais tackles for loss (13) do que qualquer outro jogador na liga. Então considerando que nenhum jogador afetou tantas jogadas de passe (pelo menos entre pass rushers) e nenhum outro foi tão dominante contra o jogo terrestre, eu sinceramente não sei o que falta para você ser o melhor defensor da NFL (btw, ele já desviou 4 passes na linha de scrimage também). JJ Watt não está sendo Lawrence Taylor 2.0 esse ano como foi ano passado, mas ele ainda está sendo o melhor jogador defensivo da liga. E isso é bom o suficiente para mim.

Eu acho que Watt não vai vencer porque as pessoas não olham tanto para esses detalhes, vão olhar seus sacks e passes desviados abaixo da marca de 2012 e concluir que ele está tendo um ano ruim. Mas ele tem meu voto por enquanto.

Menções honrosas: Robert Mathis lidera a NFL em sacks com 11.5 e tem sido uma força destrutiva em uma defesa sem outros grandes nomes; Justin Houston tem 11 sacks e seu companheiro de time Tamba Hali tem 9 e 4 fumbles forçados (isso é quase injusto); Sean Lee tem sido espetacular em uma defesa sem grandes talentos de Dallas depois que seu melhor companheiro machucou; Robert Quinn é um monstro que está em segundo em tackles for loss, empatado em primeiro em fumbles forçados e ainda tem 10 sacks, mas ninguém presta atenção por jogar em um time ruim; Richard Sherman e Patrick Peterson tem sido os dois melhores jogadores de secundária da temporada junto com um outro CB de Tampa; e mais uns 10 que merecem estar aqui mas que vou omitir para não ficar longo demais. Acho que esses são os principais.


Offensive Rookie of the Year - Eddie Lacy

Normalmente, em qualquer prêmio ofensivo na NFL que mistura as posições, o QB tem uma grande vantagem em ser OROY. Desde 2004 (o mesmo período que usamos antes), 6 dos 9 Offensive Rookies of the Year foram QBs, e os que não foram (Percy Harvin, Adrian Peterson e Cadillac Williams) tiveram temporadas realmente espetaculares (900 jardas ofensivas e 8 TDs para Harvin, Peterson liderou a NFL com 96 jardas por jogo, e Williams teve mais de 1200 jardas em apenas 14 jogos). Mas esse ano, a questão é que nenhum QB realmente está se destacando para levar o prêmio para casa: Geno Smith tem um QBR de 30.8, 5 INTs a mais que TDs e comanda o segundo pior ataque aéreo da NFL; EJ Manuel tinha um QBR de 42 antes de se machucar e perder parte da temporada; e Mike Glennon, que apesar das 5.7 jardas por passe tem sido estranhamente razoável para o Bucs, não tem a menor chance considerando que seu time parece um poço radioativo. Quando Harvin, Peterson e Williams venceram, na verdade, a falta de um bom QB também foi um tema recorrente: Williams venceu com Alex Smith, Kyle Orton e Jason Campbell como seus concorrentes (e Aaron Rodgers no banco de Brett Favre); Peterson disputou com JaMarcus Russell, Brady Quinn e John Beck; e Percy Harvin por pouco venceu Matt Stafford (que perdeu 6 jogos machucado), Josh Freeman (jogou apenas a segunda metade e teve 8 INTs a mais que TDs) e Mark Sanchez (liderou a NFL em turnovers). Então o terreno parece pronto para um não-QB vencer esse prêmio dessa vez, mesmo que sem uma temporada muito dominante. 

Considerando isso, tem vários jogadores que merecem ganhar esse prêmio, e considerando o quão apertada está essa disputa, tem rodadas demais para alguém disparar com esse prêmio. Por enquanto, eu fico com Eddie Lacy: mesmo perdendo um jogo por lesão, Lacy é o oitavo jogador com mais jardas terrestres na NFL e oitavo em jardas por corrida, e 26th em jardas totais (primeiro entre calouros). Depois de um começo ruim e desde que voltou de lesão, ele tem mais jardas terrestres do que qualquer outro RB da NFL, e ao contrário de outros candidatos ao prêmio, está jogando desde o começo da temporada. Ainda que seja uma corrida em aberto, Lacy parece ter a dianteira.

Menções honrosas: Zac Stacy tem sido brilhante desde que assumiu a vaga de titular no Rams, apesar de estar jogando de titular a pouco tempo; Keenan Allen está a caminho de passar das 1000 jardas recebidas como o principal (e único bom) alvo de Philip Rivers em San Diego; Giovani Bernard e Andre Ellington teriam chances se tivessem sido mais utilizados ao longo do ano; e Geno Smith, porque sempre tem um QB na conversa, especialmente se o Jets for aos playoffs.


Defensive Rookie of The Year - Kiko Alonso

Um mês atrás, parecia que já poderiamos entregar o prêmio antecipadamente para o MLB do Buffalo Bills. Alonso liderava a NFL com facilidade em interceptações com 4, era um dos líderes da NFL em tackles e parecia fazer pelo menos uma jogada espetacular por jogo que chamava a atenção de todo mundo. Alonso simplesmente se destacava mais do que a concorrência e esse prêmio parecia garantido.

Desde então, Alonso esfriou e viu a concorrência encostar. Não que Alonso tenha sido ruim, mas não tem sido de longe aquele jogador incrível e as dúvidas começaram a aparecer sobre se aquilo não teria sido apenas uma aberração. Provavelmente foi um outlier e Alonso regrediu um pouco desde então, mas ele ainda tem jogado muito bem: ele é terceiro entre calouros em tackles solos, quinto em sacks e primeiro em interceptações (primeiro em interceptações entre toda a NFL também, não apenas calouros), sem falar que é o terceiro em toda a liga em tackles totais (89). Ainda que alguns jogadores tenham sido um pouco superiores nas últimas semanas, o conjunto da obra de Alonso ainda o coloca como o calouro defensivo de maior impacto na temporada, sendo o segundo melhor jogador de uma defesa que é rankeada como a 7th melhor em DVOA. 

Mas agora a competição apertou e Alonso perdeu sua folga. Tyrann Mathieu é o tipo de jogador que prende demais a atenção, tem uma história bacana e tem jogado bem o suficiente para ganhar alguns votos (embora suas habilidades como playmaker estejam mascarando suas dificuldades na cobertura), e outros dois safetis (Kenny Vaccaro e Eric Reid) tem sido ainda melhores que Mathieu embora chamem muito menos a atenção. Star Lotulelei e Sheldon Richardson também são dois excelentes jogadores em duas das melhores defesas da NFL que merecem destaque e certamente estão concorrendo ao prêmio. Naturalmente que, com uma corrida tão apertada e com tanto tempo sobrando, o que provavelmente vai definir o vencedor desse prêmio vai ser quem for melhor nessa reta final. Mas por enquanto, o começo de ano de Alonso foi dominante o suficiente para manter sua vantegem sobre os demais. Por ora...

Menções honrosas: Tyrann Mathieu tem vantagem pois joga com talvez os melhores companheiros de equipe entre todos esses (além de uma história de superação muito boa); Eric Reid e Kenny Vaccaro tem recebido menos destaque mas são jogadores ainda melhores que Mathieu; Sheldon Richardson e Star Lotulelei recebem menos atenção por suas posições (DT) mas tem sido absolutamemte dominantes contra o jogo terrestre até aqui.


Comeback Player of the Year - Sean Lee

Eu particularmente não gosto muito desse prêmio porque ele não tem nenhum critério ou diretriz clara: não sei se é para eleger, entre os jogadores que tiveram algum tipo de problema, o melhor deles em 2013 ou se é para ser dado aquele que atingiu o pior momento e conseguiu voltar. Não sei se é para considerar o "comeback" em relação a uma situação difícil, a um certo tempo parado, ou a um ou mais anos jogando em baixo nível. O prêmio não explica nada, e cabe a cada um criar seu critério.

Para mim, Sean Lee é quem satisfaz mais desses critérios. Depois de estourar o joelho na sexta rodada de 2012, Lee voltou esse ano e tem sido uma das forças mais dominantes da NFL: ele é provavelmente o MLB mais completo da liga, com 4 interceptações e liderando a NFL em tackles, sendo a força que solidifica o miolo da defesa do Dallas tanto contra passe como contra corridas - se a temporada acabasse hoje, ele teria meu voto para All-Pro entre os MLB. Então ele passa em praticamente todos os critérios com louvor: ele está jogando em altíssimo nível e passou por uma lesão extremamente difícil, perdeu boa parte da temporada passada, e voltou a jogar. Ele é um vencedor digno desse prêmio através de um determinado critério.

Usando outros, é possível chegar em outros resultados. Minha segunda opção para esse prêmio era Philip Rivers, que não perdeu nenhum jogo ou sofreu nenhuma lesão, mas que caiu de ser um dos melhores QBs da NFL para um jogador abaixo da média nos dois últimos anos e parecia acabado, só para esse ano voltar a ser um jogador de elite e um dos cinco melhores QBs de 2013 mesmo com um time destruído por lesões. É outro tipo de comeback - um jogador que caiu muito de nível e de repente voltou melhor do que nunca - mas igualmente válido. Tem outros possíveis candidatos, e depende da opção usada, mas por enquanto fico com Lee.

Menções honrosas: Philip Rivers pelos motivos já citados; Terrell Suggs, que rompeu o tendão de Aquiles em 2011, jogou 2012 no sacrifício muito abaixo do que pode, e voltou a ser um grande jogador agora; Alex Smith, que de reserva agora lidera o time invicto da NFL; Jason Peters, outro que rompeu o tendão e voltou a jogar em alto nível; e Terrell Thomas, que perdeu DUAS temporadas por conta de lesões no joelho e de alguma forma conseguiu voltar e jogar em alto nível pelo Giants essa temporada e poderia facilmente ganhar pelo critério "Teve que superar mais coisas para voltar".


MAIS TARDE HOJE OU AMANHÃ CEDO OS PALPITES DA RODADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário