Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Palpites para a semana 13 da NFL - Parte II

O momento mais bizarro do Thanksgiving 2013


Para participar do nosso mailbag, ou seja, enviar uma pergunta/comentário/dúvida/tópico de debate para ser respondida aqui no blog e no Esporte Interativo, é só mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" que ele pode aparecer por ai. Forma de tornar isso mais interativo e próximo dos leitores. Então participem!


No próximo bimestre, começaremos uma série chamada Sports Mythbusters. A idéia é bem simples, pegar clichês, mitos ou lugares comuns dos esportes americanos e colocá-los a prova. Então estamos aceitando sugestões, e qualquer mito, frase comum, chavão ou coisa assim dos esportes que vocês querem ver testada e comprovada (ou ao contrário, que quer ver desmentida) podem mandar que vamos analisar os melhores. Mais uma chance de vocês sugerirem nossas pautas. Podem mandar emails com as sugestões para tmwarning@hotmail.com, para o twitter @tmwarning, ou simplesmente colocar nos comentários quando der na telha.
---------------------------------------------------------------------------------

Rodada especial de Thanksgiving começou na quinta feira, então os meus palpites também começaram lá - aproveitei e escrevi junto sobre os confusos critérios de desempate da NFL que podem decidir a vaga da AFC que ainda está em aberto e com um empate de SEIS times. Também tínhamos os primeiros três palpites da semana. Hoje é a vez dos outros 13.

Só pra lembrar, time da casa em caixa alta. E uma curta explicação sobre o tal "Spread": é um tipo de aposta no qual os times possuem uma margem pela qual ele tem que ganhar (ou, no caso do time adversário, uma margem que ele pode perder). Então se ontem a noite a linha era Pats (-11.5), significa que eu posso apostar em Pats a -11.5 ou Jets a +11.5 - ou seja, adicione 11.5 ao total de pontos do Jets (ou subtraia do total de pontos do Pats) e ve quem ganharia esse jogo. Basicamente, o -11.5 indica que se eu escolher o Pats, ele precisa ganhar por mais de 11 pontos, e se eu escolher o Jets (+11.5), ele pode perder por até 11.



Palpites para a semana 13 da NFL


Week 12 Record: 8-5-1
Week 12 contra o spread: 10-4 (Não é uma alucinação)


LIONS over Packers
Contra o spread: Packers (+6.5) over LIONS
Esse jogo ainda é um mistério para mim. Detroit cometeu quatro turnovers, cedeu um TD para a defesa de Green Bay, teve dois kickoffs chutados para a fora - basicamente tudo que eu esperava deles quando escolhi o Packers para cobrir o spread... e eles AINDA venceram por 30 pontos? Huh?! Como isso é possível??

Da pra pensar de outra forma também. Foram 561 jardas para Detroit contra apenas 126 de Green Bay, uma disparidade enorme - ainda mais considerando as 240 jardas terrestres do Lions contra as 24 do Packers. 30 first downs a 7. 40 minutos de posse contra 20. Como é possível que tenham sido apenas 30 pontos de diferença? Era para ser pelo menos 40!! Então no final das contas, dividimos a diferença e acabamos com 40 a 10 Lions e eu errando meu primeiro spread da semana. Mas pelo menos...


COWBOYS over Raiders
Contra o spread: Raiders (+8.5) over COWBOYS
Vitória!! Um FG nos secundos finais de um jogo praticamente perdido cobriu esse spread (a diferença estava em 10 faltando 40 segundos) porque o Raiders decidiu (talvez de forma inteligente) chutar um FG em uma 2nd and 10 ao invés de tentar o TD. A idéia me parece simples: sem tempos para pedir e com 40 segundos, precisaria de uns 20 desses com sorte para anotar um TD, e depois precisaria ter sucesso em um onside kick, avançar mais um pouco para posicionar um FG... parece meio impossível em 40 segundos. No caso de um FG, o relógio corria muito menos, ainda precisaria do onside kick... mas ai é mais fácil tentar um hail mary nos 35 segundos restantes. Eu geralmente acho que ir atrás do TD é sempre a opção ótima, mas nesse caso achei que o Raiders fez certo.


Steelers over RAVENS
Contra o spread: Steelers (+2.5) over RAVENS
Holy crap, que jogo espetacular!! E que jogo assustador, com LeVeon Bell caindo desacordado no final da partida em uma das jogadas mais ridículas e polêmicas dos últimos anos. 2nd and goal da linha de 2 jardas, corrida pela lateral. Tentando mergulhar na end zone, LeVEon Bell toma uma pancada assustadora no capacete de um defensor, que arranca seu capacete e faz Bell apagar. Sem capacete, Bell completa sua queda e anota o TD, mas que foi anulado porque a jogada teria, por regra, parado quando Bell perdeu o capacete.

Acho que não preciso falar porque isso é ridículo. Sim, eu sei que essa é a regra: a jogada para quando perde o capacete. A questão é que é uma regra estúpida. As regras também não são absolutas, e precisam de contexto e bom senso para serem aplicadas: Bell já estava caindo quando o capacete saiu (Então a queda e o TD nada mais seria do que completar seu movimento anterior), não foi exatamente intencional perder o capacete, e afinal de contas, o cara quase morreu para anotar esse TD! É de péssimo gosto anular o TD, e o Steelers acabou entrando na end zone duas jogadas depois. Essa regra foi criada para os jogadores não continuarem jogando sem capacete e se machucarem, mas nesse caso, porque não se pode esperar o jogador cair para parar a jogada? Muito absurdo. Pelo menos não teve influência no resultado.


COLTS over Titans
Contra o spread: Titans (+4) over COLTS
Apesar de estar 2-2, o Colts tem secretamente fedido um pouco nas últimas quatro semanas - só ver que o saldo de pontos da equipe nesse 2-2 foi -53, e que suas duas vitórias vieram por três pontos. Provavelmente isso é uma combinação de vários fatores: a ausência de Reggie Wayne tirou muita vida do ataque aéreo e complicou demais a vida de Andrew Luck; Trent Richardson continua sendo o RB #1 do time apesar de somar 59 jardas em 28 corridas nessas quatro semanas; e alguma regressão para a média por parte da defesa (que agora é uma das piores da NFL, em DVOA) e do special teams, para ser sincero. Então o Colts está (in)voluindo em um time não muito confiável nessas últimas semanas, e eu tinha o Titans vencendo aqui até a hora da edição final. Acabei mudando de idéia umas 10 vezes depois disso e acabei concordando comigo mesmo que o Colts vence com um FG no final que nem da última vez depois do Titans tentar e conseguir entregar o jogo. Não tem nada de bom saindo da AFC South nesse final de temporada. Nada.


BRONCOS over Chiefs
Contra o spread: BRONCOS (-5.5) over Chiefs
Basicamente porque Justin Houston não joga e Tamba Hali não tem treinado com o time (ou seja, Hali deve jogar machucado e Houston não joga). Por tudo que falaram sobre como o pass rush do Chiefs não sendo eficiente contra o Broncos no primeiro jogo entre ambos porque não conseguiu nenhum sack, eu vi o jogo, e achei muito mais questão de um Peyton Manning preparado para isso se livrando rápido da bola do que falha dos defensores de Kansas City. Mas sem Houston e com um Hali a menos de 100%, isso não só ajuda Manning nos passes curtos como também da a ele um maior repertório com os passes longos. Eu sei que Manning não pareceu muito bem contra um time que não tem pass rush no domingo, mas a temperatura dessa vez não deve ser um fator (previsão de 43 graus Fahrenheit  no começo do jogo) e é possível que domingo passado tenha sido um outlier. E por falar em domingo passado, a defesa do Chiefs tomou 41 pontos do Philip Rivers em uma derrota, em parte porque Rivers teve um dos melhores jogos de um QB em 2013, em parte porque seu pass rush não conseguiu tirar o tempo do camisa 17. Então ainda fico com o Broncos. Por pouco.


BROWNS over Jaguars
Contra o spread: Jaguars (+7) over BROWNS
Eu estou ficando preocupado com essa minha mania de pegar spreads muito grandes que contrariam minha pick (btw, estou 2-1 na semana já), o que deu errado com Lions e deu certo com Raiders. Mas além de não confiar no Browns, o Jaguars tem sido um tanto quanto interessante desde que voltou do bye: foram duas vitórias, dois covers, e um quase-cover contra o Cardinals. Com o Browns provavelmente mudando para "ok, não funcionou, de volta ao plano T, de tank", acho que o Jaguars consegue cobrir o spread.


PANTHERS over Bucs
Contra o spread: Bucs (+7.5) over PANTHERS
Ok, isso está ficando ridículo. De 7 palpites, em 5 eu escolhi um vencedor que não vai cobrir o spread, inclusive os três de quatro jogos que eu escrevi até agora de domingo. What the hell?!

Dito isso, eu sei que o Panthers é um excelente time, mas vocês viram o Bucs nas últimas três semanas? São três vitórias seguidas, e ainda que por 19 pontos totais (duas por três pontos), o time realmente está jogando bem (a última delas inclusive foi contra o bom Lions). Além disso, o Panthers venceu seus três últimos jogos por 1, 4 e 4 pontos, e eu ainda acredito neles como um time de elite, mas em um jogo entre duas ótimas defesas (que deve ser de placar relativamente baixo), contra um time scorching-hot como o Bucs, e com dois times que estão mantendo muitos jogos apertados, eu acho mais de um touchdown uma diferença muito grande. Tenho certeza que isso vai voltar para me assombrar.


Bears over VIKINGS
Contra o spread: Bears (+1) over VIKINGS
Hmm... Bom, eu não confio muito no Bears, não depois que eles foram amassados por um time do Rams que, apesar de ser decente, ainda tinha Kellen Clemens de QB. Mas ainda assim, eles vinham bem com Josh McCown e se a defesa é fraca, também o é o ataque do Vikings. Então lembrando que esse jogo é importantíssimo para o Bears manter a vantagem sobre o Packers antes que Aaron Rodgers volte em 1.5 jogos, acho que vai ser suficiente para vencer o jogo. Feio, mas enfim.


Cardinals over EAGLES
Contra o spread: Cardinals (+3) over EAGLES
Tirando Seattle-Saints, esse jogo é (no papel) o mais equilibrado da rodada. Philadephia tem um ataque forte e uma defesa suspeita mas que tem evoluído, e Arizona tem uma defesa forte e um ataque suspeito que tem tido seus flashes, e é bem difícil escolher um time melhor nisso. Arizona vem bem, mas isso pode ser enganoso: das suas quatro vitórias seguidas, três vieram contra os três piores times da NFL (Jaguars, Falcons, Texans) e a outra veio contra o surpreendentemente decadente Colts. Então eu não sei se essas vitórias indicam que o Cardinals é um time bem forte ou se foi só o caso de aproveitar uma tabela favorável (sua Pyt Expectation é de 6-4, btw). Enquanto isso, o Eagles tem jogado muito bem nas últimas semanas (ainda que seus dois últimos jogos tenham sido contra as defesas #29 e #21 da NFL) mas me parece um candidato imenso a regressão: o ataque é bom, mas Nick Foles tem um TD% de 9.9 e um INT% de exatamente zero, duas figuras insustentáveis. E a defesa do CArdinals parece um bom teste para forçar essa regressão. Jogo muito difícil de escolher, é mais feeling que outra coisa, mas acho que Cardinals passa apertado pelo Eagles.


Dolphins over JETS
Contra o spread: Dolphins (+2) over JETS
Quer dizer... vocês leram o que eu escrevi sobre o Jets na coluna de terça feira? Se não, por favor, clique no link e leia. É tudo que eu te peço, é uma parte curtinha, não vai demorar. Eu espero.

*brincando com o fio do mouse*

*cantarolando Sweet Caroline*

De volta? Ótimo. Como diabos eu posso apostar no Jets depois do que você acabou de ler?! Geno Smith está tendo uma temporada que é tão ruim quanto a temporada 2012 do Mark Sanchez, e pior, ele acabou de ter a pior sequência de quatro jogos de qualquer QB da temporada, E agora tem o recorde de pior QBR para um jogo de 2013. Como eu deveria confiar no Jets, mesmo com uma excelente defesa, mesmo em casa, contra um time razoável do Dolphins? Ou contra qualquer time a essa altura do campeonato?? Não consigo apostar em Geno Smith mais. Simplesmente não consigo.


BILLS over Falcons
Contra o spread: BILLS (-3) over Falcons
O Bills é um time ruim, mas o Falcons consegue ser pior. O Bills pelo menos tem uma defesa consistente, o Falcons não tem nem isso. O Bills ainda sonha com os playoffs (apenas 1 jogo atrás) enquanto o Falcons está matematicamente eliminado . E o jogo vai ser em Toronto, uma possível futura casa do Bills (eu apoio) cuja torcida possivelmente vai fazer um barulho dos infernos para mostrar seu valor para os donos. Em um jogo totalmente esquecível, isso pode fazer a diferença, e eu fico com Buffalo.


NINERS over Rams
Contra o spread: NINERS (-8) over Rams
Eu não gosto desse spread, eu não confio no ataque do 49ers, o Rams é um time sneaky-good que anotou 80 pontos nos últimos dois jogos que teve (e que não foram contra times horríveis), não gosto de apostar no Niners quando ele é muito favorito, e por ai vai. Então porque escolher os oito pontos? Principalmente pelo duelo Kellen Clemens (fora de casa) contra a defesa do 49ers, que tem sido absurda nas últimas semanas. Eu sei que a unidade só está em 6th em DVOA, mas isso porque jogou maior parte do ano com Patrick Willis machucado e sem Aldon Smith. Agora que os dois estão de volta, ela é simplesmente ridícula. Não consigo deixar de esperar alguns turnovers decisivos para cobrir o spread. Além disso, Michael Crabtree está de volta, então quem sabe se o ataque do 49ers não engrena um pouco. Meus dedos estão cruzados.


Patriots over TEXANS
Contra o spread: Patriots (-7.5) over TEXANS
Para mim é um mistério como o Niners tem um spread maior contra o Rams do que o Patriots contra o pior time da NFL na atualidade (perdeu para o Raiders e Jaguars em casa em semanas consecutivas), mesmo com o jogo sendo em Houston. Btw, já falei que esse é o terceiro jogo seguido do Texans em Houston e que os outros dois foram derrotas para Jaguars e Raiders? Não? Sabia que o Texans perdeu para Raiders e Jaguars em casa em semanas consecutivas?


CHARGERS over Bengals
Contra o spread: CHARGERS (-1) over Bengals
O Chargers era um time muito decente, com um excelente ataque e uma defesa muito frágil, em quem eu apostava bastante. Achava (ainda acho) o melhor time desses que brigam pelo wild card. Ai eles começaram uma sequência triste de três derrotas seguidas que incluiu derrotas para Redskins e Dolphins. Parecia que o time estava acabado e nem eu estava mais acreditando neles. Ai claro que na semana seguinte eles engrenam uma das vitórias mais impressionantes da temporada contra um time 9-1 , com Philip Rivers jogando feito um monstro, e agora eu voltei a acreditar. Eu sei, eu sei, eu sou volúvel demais... quando eu vou aprender?? Mas o Bengals tem sido surpreendentemente frágil ofensivamente desde que surrou o Jets por 40 pontos, e Andy Dalton tem QBRs de 13, 17 e 3.7 desde aquela partida. Então vou dar meu último voto de confiança para San Diego (e um voto de não-confiança para Cincy), e torcer para AJ Green não voltar para me assombrar.


Giants over REDSKINS
Contra o spread: Giants (-1) over REDSKINS
Nenhum é um time particularmente bom de futebol americano, mas os dois tem alguma coisa de bom: o Redskins corre bem com a bola, e o Giants uma defesa cuja melhora coincidiu com a evolução do Giants e que é a nona melhor em DVOA. Mas considerando a temporada que RG3 vem tendo (QBR caiu mais de 30 pontos em relação a 2013), nem a temporada horrível particular do Eli Manning (38 QBR, inferior até a RG3) vai me fazer apostar no Redskins contra uma boa defesa. Briga de foice e um Sunday Night beeeem dispensável (que até parecia bom em Agosto) entre dois times que não brigam por muita coisa.


SEAHAWKS over Saints
Contra o spread: SEAHAWKS (-4.5) over Saints
Essa pick é por um motivo, e um motivo apenas: o jogo é em Seattle, e o Hawks tem o melhor home-field advantage da NFL. Só por isso, na verdade. Para mim esses dois times são muito parelhos: Saints tem o melhor ataque, o melhor QB e o melhor técnico, Hawks tem a melhor defesa e special teams. Em campo neutro, eu daria uma mínima vantagem a Seattle, por isso o spread de 4.5 faz algum sentido considerando que o jogo é no Century Link Field. Entendam esse voto menos como "Eu acho que o Hawks é o melhor time" e mais como "eu votaria no time que jogasse em casa pois ambos possuem incríveis mandos de campo". De todo modo, grande jogo que tem boas chances de definir o 1st seed da NFC.



2013' Record: 96-63-1
2013' contra o spread: 71-85-4

Um comentário:

  1. Continuando a cumprir tabela, depis de uma péssima semana 12 (comentários curtos onde eu tenha chance de não falar besteira):

    Dolphins over Jets
    Cardinals over Eagles
    Pats over Texans (eita, New England tá treinando viradas pros playoffs???)
    Bears over Vikings - Chicago perdeu minha confiança. Duas chances de deixar Green Bay definitivamente pra trás e botar pressão no Lions direto no ralo. Se Rodgers voltar bem eles terminam em terceiro esse ano.
    Browns over Jaguars - droga, o Jaguars cada vez mais longe de ser um dos piores times da história.
    Colts over Titans
    Buccs over Panthers - tá eu disse que respeitava muito o Panthers e não era blefe, mas eu realmente acreditava no Tampa.
    Niners over Rams - é difícil falar isso com tanta propriedade agora que o Seahawks tá comendo tudo com farinha, mas eu ainda acredito (agora mais por fé do que por lógica) no Niners no SB.
    Bills over Falcons
    Chiefs over Broncos - tentei colocar emoção...
    Chargers over Bengals - o San Diego perdeu tantos jogos ganháveis que fiquei desapontado com eles.
    Giants over Redskins
    Seahawks over Saints - deu medo.

    ResponderExcluir